quinta-feira, 30 de junho de 2011

O inverno e as atividades físicas

Neste ano, a chegada do inverno já apresentou um queda rígida na temperatura média da nossa região. Muitos especialistas dizem que pode ser um dos invernos mais rigorosos dos últimos anos, e com todo esse frio que estamos encarando, fica uma enorme dúvida para os apaixonados pelos exercícios físicos: existe algum problema em realizar atividades físicas neste clima?

Costumo usar o termo ‘apaixonados pelo exercício’, já que para treinar com este friozinho, só mesmo aqueles mais dedicados praticantes dão continuidade nesta época do ano. Mas respondendo a pergunta acima, as atividades físicas no frio realmente não são a mesma coisa. Mas não se preocupe! Conheceremos alguns ajustes que irão facilitar a adaptação do corpo à baixa temperatura e, com isso, melhorar a prática nesta friorenta época do ano.

Com a queda da temperatura, o corpo também passa por mudanças. Por exemplo, nesta época é mais comum adquirirmos uma gripe ou um resfriado e, além disso, a vontade de dormir aumenta junto com aquela preguiça básica. A boa notícia é que o corpo sempre mantém a mesma temperatura, por isso o gasto calórico aumenta muito no inverno, o que é importante pra quem tem como objetivo o emagrecimento. Continuar treinando no inverno pode potencializar esse gasto calórico ainda mais.

Algumas outras alterações fisiológicas acontecem nesta estação do ano, como o aumento das contrações musculares, muitas vezes involuntárias, e o aumento da vasoconstrição, que é o processo de contração dos vasos sanguíneos em consequência da contração do músculo presente na parede desses mesmos vasos. Esses fatores podem promover o aumento de câimbras, contraturas, dores musculares e, no pior dos casos, aumento da pressão arterial.

Para uma melhora adequada na qualidade de seus exercícios, siga atentamente os próximos passos, prevenindo ao máximo as alterações citadas:

• Não acredite em ideias mirabolantes, que focam na utilização do excesso de roupas e trajes impermeáveis, para plastificar ou isolar o corpo. Isso pode abafar o corpo e ser muito prejudicial.

• Utilize roupas leves que possam evitar que você sinta frio, mas não atrapalhem sua mobilidade nem sua transpiração.

• No frio, o aquecimento e o alongamento são essenciais para prevenção de lesões no inicio do treinamento.

• O corpo deve demorar um pouco mais para a adaptação inicial, por isso planeje um aquecimento mais prolongado e tranquilo, respeitando ainda mais as adaptações.

• No inverno, a umidade relativa do ar é menor. Com isso, cresce a probabilidade de uma maior dificuldade para respirar e aumento de irritações nas vias nasais. Portanto, é fundamental a hidratação antes, durante e após os exercícios.

• O alongamento no final da sessão de treinos também é importante e fará com que a musculatura fique relaxada para o descanso. Não deixe de realizar.

Assim, entendemos que a importância das atividades físicas no inverno são também fundamentais. Podemos chegar ao verão com uma forma física melhor do no ano passado, para isso basta se dedicar durante toda esta estação. As alterações que ocorrem nesta época são absolutamente adaptáveis e fáceis de contornar.

Lembre-se que exercícios físicos sem orientação podem fazer mal à saúde. Existem profissionais capacitados e preparados para orientá-lo. Consulte seu médico, procure uma modalidade que você sinta prazer em realizar, contate um professor de educação física atualizado e comece o quanto antes! Não deixe mais um inverno passar para tomar as decisões.

Atividades físicas são necessárias para uma vida mais saudável, portanto não deixe para verão nenhum o que se pode realizar neste inverno. Espante logo esse friozinho com muita malhação! Saúde em primeiro lugar.



Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.
Blog: http://juniorbrazpersonal.blogspot.com

domingo, 26 de junho de 2011

Atividades físicas no tratamento da Fibromialgia

Atualmente a fibromialgia atinge cerca de 5% da população mundial, no Brasil esse numero cai para 2,5%, estando atrás apenas da osteoartrite no índice das doenças renais. Isso por que ela é considerada uma doença reumática, não inflamatória e pertence a um grupo de patologias musculoesqueléticas dolorosas. É vista como uma síndrome já que seu diagnostico depende de observações e não há evidencias laboratoriais que a confirmem. Ela acontece mais freqüentemente nas mulheres chegando a um numero de 8 por 1 entre mulheres e homens que são avaliados com fibromialgia.
A síndrome da fibromialgia é caracterizada por uma dor crônica, difusa e intensa. Tendo envolvimento de músculos, tendões e ligamentos. Existem pontos pelo corpo que são dolorosos chamamos de tender points, para caracterizar a síndrome da fibromialgia o individuo deve apresentar dos 18 pontos pré estabelecidos cerca 11 pontos dolorosos a palpação.
Na figura abaixo estão os pontos estabelecidos conhecidos como tender points.



Para o tratamento da fibromialgia devemos trabalhar com um fator novo, ele se chama abordagem multidisciplinar, seria a participação de varias disciplinas da área da saúde no tratamento da doença. Afinal de contas o paciente deve receber um tratamento completo que envolve medicação, alimentação, terapia, atendimentos psicológicos e emocionais alem de outros. Diferentes fatores podem desencadear esta síndrome como, por exemplo:


• Infecção ou uma inflamação
• Mudanças hormonais
• Fadiga generalizada
• Situações estressantes

Esses fatores podem ser precursores da fibromialgia porem nenhum estudo comprova isso, assim como nenhum exame detalha esse diagnostico, são apenas fatores que podem auxiliar na avaliação e no tratamento da síndrome.

As atividades físicas entram no auxilio ao combate da fibromialgia como um complemento para o processo do tratamento, as metas são a diminuição da sensação de tensão muscular, reduzindo o numero de tender points que apresentam dor. É preciso levar em conta as dificuldades que portadores dessa síndrome terão para realizar atividades físicas, devido a isso as cargas de treino devem ser quase nulas no começo para que o processo de adaptação seja ainda mais fácil, exercícios aeróbicos de baixa intensidade devem ser priorizados já nas primeiras seções pela facilidade de adaptação e execução, eles não irão incomodar não aumentando as dores neuromusculares que no inicio das atividades físicas tendem a aumentar, porem vão diminuindo assim que o individuo da continuidade ao trabalho físico. As atividades realizadas devem conter atividades prazerosas ao praticante, exercícios que trabalhem a parte cardiovascular e neuromuscular, alem de exercícios que proporcionem relaxamento, os indivíduos com essa síndrome devem se sentir absolutamente relaxados para que as tensões diminuam com isso atividades como alongamento, tai-chi-chuan, hidroginástica, ioga entre outras são muito bem indicadas.
Algumas regrinhas devem ser seguidas para elaboração do planejamento de treino sendo elas:

• Receber autorização do médico responsável
• Realizar uma anamnese completa
• Realizar uma avaliação física completa
• Respeitar um tempo maior de adaptação aos exercícios
• Incluir exercícios de flexibilidade e relaxamento nas seções de treino

A meta de toda atividade física e proporcionar melhora na qualidade de vida, no caso da fibromialgia os objetivos pessoais como ganhos de massa magra, emagrecimento, aumento do condicionamento físico entre outras metas devem ser deixadas um pouco de lado no inicio, já que a adaptação é mais lenta, porem a partir do momento que se inicia um plano de treino, você inicia uma melhora significativa no seu estilo de vida prenda-se a isso para superar toda e qualquer dificuldade.

Saúde em Primeiro Lugar.

Laert Braz Junior
Formado em Educação Física na Universidade de Araraquara-Uniara
Pós graduado na Universidade Gama Filho em Atividade física adaptada e saúde
Professor na academia Saúde Activa

sábado, 11 de junho de 2011

Atividades Físicas e a Osteoporose

A Osteoporose é um distúrbio esquelético, caracterizando-se pela redução na massa óssea e com isso comprometendo a resistência óssea aumentando o risco de fraturas. Essa diminuição na massa óssea é natural do envelhecimento sendo mais comum nas mulheres do que nos homens é uma doença que normalmente avança lentamente não apresentando sintomas, até que ocorra uma fratura. O aparecimento da osteoporose ocorre quando os níveis de estrógeno do corpo diminuem, o estrógeno é um hormônio feminino também é presente nos homens porem em menor quantidade, ele tem a função de manter o equilíbrio entre perda e ganho de massa óssea, o que chamaremos de densidade mineral óssea.


É mais comum nas mulheres por que na menopausa, os níveis de estrógeno diminuem bruscamente e com isso em conseqüência a densidade mineral também tem baixa no seu nível. Os fatores de risco para a osteoporose são:


*baixo peso corporal
*baixa estatura
*idade avançada
*fratura previa
*menopausa precoce
*fumantes
*dieta pobre em cálcio
*pouca exposição diária ao sol


Lembrando que mulheres têm probabilidade maior que os homens, assim como indivíduos de raça Branca têm maior probabilidade sobre negros de terem osteoporose. O maior risco da osteoporose são as lesões, um estudo aponta que 50% de indivíduos acima de 50 anos que tem alguma fratura óssea apresentam algum grau de osteoporose. Sendo as lesões no fêmur aquelas que apresentam o maior risco, pela dificuldade de recuperação ou o individuo apresenta dependência total para seus afazeres diários ou pode em muitos casos chegar a falecer.


O tratamento para a osteoporose na realidade deve ser uma conscientização para a população atual, a prevenção deve se iniciar ainda na infância e juventude na elaboração de uma dieta rica em cálcio e vitaminas, o cálcio é um mineral necessário para o crescimento ósseo, recuperação óssea e manutenção da força ele é encontrado nas porções de leites e laticínios, estudos mostram que uma ingestão em pequenas doses varias vezes ao dia é mais eficiente.


Já a vitamina D que conseguimos junto ingestão de alimentos como gema de ovo, fígado manteiga e alguns tipos de peixe. A vitamina D ajuda a absorver o cálcio ela atua após exposição do corpo ao sol (alguns estudos mostram que devemos tomar sol em 40% do corpo ao menos 15 minutos ao dia) para uma melhor metabolização da vitamina D.


A prática regular de atividades físicas durante toda a vida proporciona uma maior facilidade na manutenção da densidade mineral óssea essa pratica constante facilita a absorção de cálcio e com isso os níveis de massa óssea ficam mais elevados.


Para indivíduos que já apresentam caso clinico de osteoporose exercícios como a ginástica aeróbica, musculação e exercícios de resistência podem manter ou elevar a densidade mineral óssea, estudos mostram ainda que indivíduos que realizam exercícios diariamente combinados com tratamentos farmacológicos obtêm um resultado ainda mais expressivo. Estes exercícios estimulam os osteoblastos, células responsáveis pela reconstrução óssea, devido ao estresse que promove ao esqueleto pelas forças de tração e compressão, estes tipos de atividades facilitam o ganho de força, resistência e equilíbrio.


As atividades físicas realizadas devem desenvolver o aumento da força, equilíbrio e resistência, estas três valências físicas irão auxiliar a diminuir o índice de quedas e lesões proporcionando maiores facilidades para a realização das atividades diárias. A manutenção da saúde corporal por completa possibilitando às pessoas a realização de suas atividades individualmente, pode ser o maior remédio contra o avanço da idade, a independência é primordial a qualquer ser humano.


Consulte seu médico realize um exame de Densitometria Óssea e conheça sua densidade mineral óssea, consulte um nutricionista e um professor de educação física, realize um planejamento completo para que a saúde dos seus ossos e do seu corpo fique em dia, tendo assim um envelhecimento mais agradável e saudável. Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior
Formado em Educação Física na Universidade de Araraquara-Uniara
Pós graduado na Universidade Gama Filho em Atividade física adaptada e saúde
Professor na academia Saúde Activa

sábado, 4 de junho de 2011

Atividades Fisicas o caminho do Emagrecimento

Emagrecer é, talvez, o objetivo mais encontrado atualmente em meio à população mundial. A obesidade já é vista como problema de saúde pública e é responsável pelo balanço energético positivo, ou seja, o consumo energético ou ingestão calórica é superior ao gasto energético. Segundo o IBGE, cerca de 17 milhões de pessoas no Brasil são obesas, o que representa 9,6% da população brasileira.

A obesidade também é caracterizada como problema estético e psicológico, porém o estilo de vida é o maior causador por conta do aumento excessivo da ingestão de nutrientes, combinados ao sedentarismo.

A obesidade pode trazer graves danos à saúde, sendo o aumento de massa de gordura responsável, por exemplo, pela apnéia do sono obstrutiva e a osteoartrite. Além disso, o aumento de células adiposas podem provocar diabetes mellitus tipo 2, câncer, doenças coronarianas e hepatite.

O principal tratamento para a obesidade é o emagrecimento, que é responsável pela redução da gordura corporal. É possível emagrecer com saúde e para isso é necessário um trabalho de atividade física e reeducação alimentar muito bem elaborado e supervisionado.

Hoje em dia, existem sites e revistas que trazem fórmulas revolucionárias, são as chamadas dietas da moda, que se referem à promessas de milagres em valores absurdos. As pessoas que compram essas ideias, na grande maioria das vezes, não obtêm sucesso pelo fato desse modismo não respeitar a individualidade de cada um, concedendo um planejamento nutricional idêntico para todo mundo, sem compromisso com a saúde.

O processo de emagrecimento depende de uma elaborada dieta, que exige a consulta de um nutricionista. Ele irá direcionar um processo metodológico que será completo por um programa de exercícios elaborado para o auxílio de gasto calórico.

Quando falamos em emagrecimento, rapidamente as pessoas pensam em exercícios, porém há uma grande confusão. Devemos entender que exercício não emagrece e sim proporciona aumento do condicionamento, da força, da resistência muscular e de vários outros fatores, porém ele não emagrece.

E por que o exercício é tão fundamental no processo de emagrecimento se ele realmente não emagrece? O exercício físico promove algo fundamental nesse processo que chamamos de gasto energético. Este gasto é toda a energia que nosso corpo utiliza para cumprir com suas necessidades. Toda caloria gasta pelo corpo como fonte energética do exercício acaba auxiliando no emagrecimento, já que quanto mais energia nosso corpo gastar, mais calorias irá utilizar para isso. É exatamente nesse ponto em que o exercício é fundamental. O emagrecimento é uma conta bem simples que podemos realizar: devemos sempre consumir menos calorias do que gastamos durante o dia. Com isso a ingestão calórica, sendo menor que o gasto calórico, resulta no processo de emagrecimento facilitado.

Com certeza, uma dieta regrada com uma diversidade de alimentos que inclua carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais necessários para nossa saúde, enfim, uma alimentação mais rica e completa, é parte desse processo de emagrecimento.

Para maiores informações, consulte um nutricionista, com o objetivo de conhecer suas necessidades e entender que o processo de emagrecimento depende fundamentalmente de um ciclo de consumo e gasto energético. Sair do sedentarismo é um passo fundamental para equilibrar a saúde, melhorar os níveis de aptidões físicas e ainda combater a obesidade.

Talvez as atividades físicas poderiam ser vistas, a partir de agora, não como uma obrigação para a manutenção da saúde e sim como uma forma prática e fácil de ajudar na manutenção dela. Toda obrigação acaba pesando e assim promovendo desânimo. Encarar a atividade física de uma maneira mais lúdica é facilitar sua disposição para realizá-la.

Procure uma atividade física que você gosta e sinta prazer em realizar, crie uma importância vital para sua realização e dedique-se ao máximo. Toda atividade física bem realizada faz bem à saúde. Lembre-se que não existem piores nem melhores exercícios, piores nem melhores modalidades. Pior é não realizar nenhuma atividade física e o melhor é entender que exercício faz bem a saúde.

Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara)

pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde.

É professor na academia Saúde Activa.