sábado, 24 de setembro de 2011

Os benefícios do Pilates para nossa saúde

Sempre que abordamos um método de atividades físicas diferentes, de certa forma criamos uma defesa e entramos em um debate sem fim, pois sempre fica aquela impressão de que a atividade abordada é a melhor e mais completa metodologia de treino para a prática de exercícios. Desde já quero deixar esclarecido que irei sim abordar os benefícios e toda a metodologia, porém a prática regular de qualquer atividade física, quando bem orientada, é importante e fundamental para uma vida mais plena e saudável.

O Pilates surgiu há muito tempo atrás, por volta de 1920, e sua metodologia foi desenvolvida por Joseph Pilates. Seu princípio é utilizar todas as forças aplicadas ao corpo, bem como seus movimentos, aliando o que cada ação da gravidade e do equilíbrio influencia sobre as cargas impostas aos músculos e ao esqueleto. Seria uma espécie de resgate a movimentos naturais, aumentando a resistência quanto à flexibilidade e força dos músculos. Tem sua força de treinamento baseada no controle físico e mental, já que a respiração controlada e a consciência corporal elevada promovem facilidades em entender o desenvolvimento das atividades.

No Pilates, a ligação de um exercício com outro é eficaz. Essas alterações posturais desnecessárias não são utilizadas e o que se observa é uma transação de sequência de movimentos que facilita a interação com o método rapidamente.

Alguns fatores caracterizam o Pilates como uma atividade física necessária:

• Aumenta a resistência física e mental;
• Alongamento e maior controle corporal;
• Correção postural e intenso trabalho de respiração;
• Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
• Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
• Melhora da coordenação motora e traz maior mobilidade das articulações;
• Estimula o sistema circulatório e oxigenação do sangue;
• Aumento da concentração.

Muito utilizado em alguns grupos especiais, o Pilates se destaca também nos exercícios indicados para gestantes, tudo por que durante a gravidez, devido ao cansaço característico no início e ao excesso de sono, as mulheres deixam de praticar atividades físicas. Realmente, algumas atividades não são indicadas, mas os movimentos do Pilates podem ser muito úteis, especialmente por fortalecerem o chamado assoalho pélvico, trabalhado com a ativação do “core”, o conjunto de músculos abdominais e dorsais, e facilitando o trabalho de parto normal, com diminuição do esforço realizado para a hora do nascimento.

A partir do terceiro mês, as grávidas podem se dedicar aos exercícios adaptados de Pilates com orientação específica. A adaptação dos exercícios é feita para todas as fases da gestação, sendo que alguns movimentos devem ser evitados devido aos cuidados que se deve ter com a barriga. A atenção do instrutor deve estar focada nas fases da gestação e na alteração do centro de força e de equilíbrio da futura mamãe, que vai mudando de acordo com o crescimento da barriga.

Além de evitar o ganho de peso durante a gestação, o Pilates faz com que a mãe fique mais relaxada, por combater o estresse e os pontos de tensão e ainda fortalecer a musculatura para um parto tranquilo.
Mais um grupo que pode utilizar o Pilates como método de atividade física são os idosos. Com o avanço da idade e o aumento das limitações, a promoção para o ganho de vitalidade proporcionada pelo Pilates auxilia os exercícios para as finalidades mais específicas. Pode ser utilizado para o fortalecimento e alongamento da musculatura geral ou específica de alguma atividade, aumentando a autonomia, melhorando a postura e auxiliando no aumento de ganho de força e massa magra. Com uma grande margem de segurança na execução dos movimentos, o Pilates acaba se tornando uma técnica muito interessante para esse grupo de alunos.

Como entendemos, a prática do Pilates pode ter vários objetivos e variados grupos de praticantes e mesmo assim atendê-los da melhor maneira possível. Essa metodologia diferente deve ser muito bem abordada e sempre que possível prescrevida. Conheça mais um estilo de exercícios e aproveite para cuidar ainda mais da sua saúde.

Fica a dica: Um método tão antigo que reapareceu muito bem estudado e muito bem difundido nos últimos anos: esse é o Pilates, que a cada dia ganha novos e novos adeptos e aparece como mais uma modalidade para cuidar de sua saúde. Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

domingo, 18 de setembro de 2011

Intervalo ou descanso: mais uma das ferramentas do seu programa de atividades físicas

É muito importante para todo praticante de atividades físicas entender a importância do descanso e do intervalo entre as séries ou seções de treinamento. É fundamental que o descanso faça parte da rotina de todos os adeptos aos exercícios físicos, uma vez que as seções muito próximas de esforços acentuados acabam diminuindo a capacidade de realizar seções de treinamento mais proveitosas.

O intervalo entre as séries de repetições é o período em que se deve dar entre o fim de uma série e o início de outra. Este fator é extremamente importante para o sucesso do exercício, pois é por meio dele que podemos regular os estímulos fisiológicos que desejamos obter.

Descanso entre as seções de treino é o tempo de intervalo entre as seções, ou seja, o período de descanso de determinado grupo ou região muscular. O descanso também pode ser total, como o dia em que o praticante não realiza nenhuma atividade física característica de um treinamento.

Muitos praticantes de atividades físicas acabam, de certa forma, exagerando em suas séries de treinamento. Isso acontece por que muitos acreditam que quanto mais tempo e maior for à seqüência de treinos, melhores serão os resultados. Esse é um erro inaceitável nos dias atuais, pois assim como o volume e a intensidade, o intervalo é um dos fatores que caracterizam o treinamento, sendo este tão fundamental quanto os outros.

Varias alterações fisiológicas acontecem no corpo após a seção de treinamento. As micro lesões e o aumento dos níveis de ácido lático no músculo são algumas alterações que nos impedem de manter os mesmos níveis de rendimento. Durante o intervalo ou descanso, o corpo pode se reestruturar criando uma compensação para suportar uma nova carga de treino, deixando o praticante mais preparado.

É um erro imenso acreditar que os fatores mais importantes na sua série são a quantidade de séries e o número de repetições, como por exemplo, o famoso 3x10. A relação do descanso com a carga de treino é fundamental para resultados mais expressivos. As variações do intervalo entre séries ou seções de treinamento determinam as concentrações dos níveis de fadiga, determinando uma recuperação mais eficaz e evitando possíveis lesões.

Para aqueles que começaram com a prática de exercícios físicos a pouco tempo é ainda mais essencial respeitar alguns dias na semana para que o corpo recupere suas energias. Esses praticantes recentes devem entender que os resultados aconteceram com o tempo, e que esse descanso padronizado nada mais é que uma ferramenta auxiliadora do organismo em sua preparação pré-exercício. Nos primeiros meses, as dores pós-exercícios são muito constantes e por isso a recuperação deve ser mais calma e sempre obrigatória.

Todos os praticantes de atividades físicas, após certo tempo de treinamento, se adaptam às técnicas, métodos e tipos de exercícios, sempre em relação ao nível de capacidade física e sua própria fisiologia. Uma programação adequada de treinamento é essencial tanto para os iniciantes como para os praticantes mais avançados. As pessoas reagem de forma diferente a estímulos iguais, por isso, a individualidade deve ser observada ao iniciar um tipo de treinamento.

Se você anda batendo muito papo durante o seu descanso, está perdendo tempo. Um bom treino tem em média 40/60 minutos, cada um de acordo com seu objetivo, seja com o intervalo de 3 minutos, 1 minuto, 30 segundos e assim por diante. Fazendo o intervalo corretamente, os resultados serão bem melhores.

Muitos estudos mostram resultados diferentes para diferentes tipos de intervalos, o que fortalece a idéia de seguir corretamente sua programação e executar com cautela e eficiência tudo que foi programado pelo seu professor.

O programa de treinamento é uma responsabilidade muito grande de todo professor de educação física. Assim como no momento em que ele cria seu planejamento individual ele respeita toda a formação acadêmica dele, você, como adepto ao programa, deve realizar com o maior zelo possível, respeitando cada capítulo e cada estratégia para que os objetivos sejam mais facilmente alcançados.

Fica a dica: respeite seu intervalo entre as suas séries e seções de treinamento e você verá que seu programa será mais eficaz. Saúde em primeiro lugar.


Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

sábado, 10 de setembro de 2011

Atividades físicas na baixa umidade do ar

A falta de chuvas nesta época do ano é muito prejudicial à nossa saúde. Com a diminuição das chuvas, a queda na umidade relativa do ar é gigantesca. Na última segunda-feira, dia 5, Araraquara registrou uma taxa de 9% na umidade relativa no ar. Dentro desta situação, muitas pessoas ficam em dúvidas sobre a prática regular de exercícios físicos e, em alguns casos, acabam que não realizando seu treino pela falta de informação e conhecimento.

É possível sim realizar seus treinos, mesmo com uma queda agressiva na umidade do ar, porém algumas restrições devem ser tomadas e algumas exigências seguidas para que a prática seja segura e benéfica ao seu corpo. Abaixo, entenderemos os valores considerados mais perigosos e os cuidados a serem tomados.
A Organização Mundial de Saúde determina os seguintes valores para a umidade do ar:

Entre 20 e 30% - Estado de Atenção
• Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
• Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.
• Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.
• Consumir água à vontade.

Entre 12 e 20% - Estado de Alerta
• Observar as recomendações do estado de atenção;
• Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
• Evitar aglomerações em ambientes fechados;
• Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Abaixo de 12% - Estado de emergência
• Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
• Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc.;
• Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc entre 10 e 16 horas;
• Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.

A queda na umidade do ar está relacionada ao desempenho do praticante de atividades físicas, já que com essa diminuição as alterações fisiológicas acontecem e a redução na força e resistência diminui o seu ritmo para as atividades físicas.

É muito importante, nos dias com o percentual de umidade menor, realizar algumas orientações que podem ajudar e muito o corpo a suportar este clima seco. A ingestão de líquidos deve acontecer durante todo o dia. Quanto maior a temperatura e menor a umidade do ar, maior deve ser a ingestão de água. É muito importante que todos sigam essas exigências para que, cada vez mais, as atividades físicas tragam melhoras para a qualidade de vida.

Quando a atividade for praticada em locais fechados, como em academias, o ideal é que o ambiente esteja umidificado. Passar sua toalhinha úmida nos bancos dos aparelhos pode ajudar neste processo. Ingestão de água constantemente é a dica ideal. Outra dica é sempre preferir as sombras ao correr nas ruas e optar por lugares mais arejados e frescos, como os parques.

Nesses dias, as vestimentas mais leves e apropriadas para eliminar o suor também são boas pedidas. Humanos são sensíveis à umidade do ar porque o corpo usa a evaporação do suor como o mecanismo mais importante para regular sua temperatura. Sob condições úmidas, a proporção em que a transpiração evapora na pele é menor do que seria em condições secas. Dado que o corpo humano percebe a proporção de transferência de calor para o ar ao invés da temperatura do corpo mesma, sentimo-nos mais quentes quando a umidade relativa é maior.

Fica a dica: Lembre-se de se previnir contra possíveis prejuízos à saúde. Realize seu treino até mesmo nos dias mais secos, porém tome alguns cuidados para que a prática dos exercícios seja agradável e benéfica ao seu corpo. Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

sábado, 3 de setembro de 2011

Profissional de educação física: Saúde é o seu lema

Na ultima quinta feira, dia 1º de setembro, comemoramos o dia do profissional de educação física, uma profissão que por muito tempo era marginalizada. Nas escolas, os professores de educação física eram sempre vistos como aqueles que não ensinam, apenas criam uma recreação para distrair os alunos. Como profissional da área hoje, venho falar um pouquinho desta profissão que vem ganhando um espaço gigantesco por todo o mundo e mostrar a todos o quanto é bom trabalhar com a saúde e o bem estar.

Nos dias atuais, o professor de educação física é cheio de expectativa e oportunidades. Respeitar a capacidade de cada aluno e buscar melhorar os aspectos funcionais de cada um é o grande desafio desse profissional. A oportunidade de usar a educação física para aplicar novas experiências a seus praticantes é gratificante, assim como promover a saúde através da melhoria da capacidade física de cada um.

A educação física é uma das áreas ligadas ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano. Ela trabalha, num sentido amplo, com prevenção e cura de determinadas doenças humanas em um contexto terapêutico, sendo também fundamental na formação básica do ser humano, devido sua atuação no contexto psicossocial no conhecimento corporal (conhecimento do próprio corpo) de suas possibilidades de ação e suas limitações. É um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades.

A educação física trabalha três modelos de saúde que se completam. São elas a saúde do corpo, a saúde psicológica e a saúde social. Com isso, interagem no que chamamos de saúde bio-psico-social.

Podemos citar vários fatores que melhoram com a prática regular de exercícios como, por exemplo:

• Na saúde do corpo: melhoramos em vários aspectos com exercícios físicos. Podemos citar a melhora na flexibilidade, na resistência, na força, aumento da densidade óssea e prevenção de doenças.
• No aspecto psicológico: as atividades físicas auxiliam com o aumento da auto-estima, alivia o stress, melhora a auto-imagem, aumenta o bem-estar, diminui a depressão e mantém a autonomia.
• Nos aspectos sociais: melhora a cooperação, responsabilidade, solidariedade, união e superação.

A educação física e seus profissionais têm como meta proporcionar uma melhor qualidade de vida. Para auxiliar nesse processo, todos deveriam entender a importância de um estilo de vida mais saudável, pois cuidar do nosso corpo é cuidar da nossa vida. Para isso, precisamos ter uma alimentação saudável, praticar exercícios e cuidar do meio em que vivemos. Nossa saúde só será completa se for coletiva, por isso, além de cuidar de você, cuide também do próximo. Essa coletividade irá proporcionar facilidades incomparáveis no processo de bem estar.

Toda profissão deve ser amada e respeitada por aqueles que a exercem. Somente dessa maneira a dedicação e o aprofundamento perante ela será intenso e seus resultados grandiosos. Costumo dizer que não fui eu quem escolheu a educação física como profissão e sim ela que me escolheu como defensor de seus ideais. Mas a educação física não só faz parte da minha vida como é também meu dever, a cada dia que acordo e busco por novos conhecimentos para me aprimorar mais e mais e assim proporcionar o conhecimento necessário para ajudar aqueles que buscam nas atividades físicas um estilo de vida mais saudável e mais feliz.

Obrigado a todos aqueles que praticam atividades físicas e que respeitam essa profissão com sua devida importância. E um obrigado especial a todos os profissionais de educação física, que a cada dia tornam a profissão cada vez mais valorizada. Parabéns a todos os profissionais.
Fica a dica: Saúde completa requer atividades físicas. Procure um professor de educação física e se presenteie com os benefícios da atividade física!

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.
Blog: http://juniorbraz personal.blogspot.com