sábado, 28 de janeiro de 2012

Dançar, no ritmo da saúde

O carnaval vem se aproximando e com ele os foliões já vão se preparando para os dias tão badalados por todo o Brasil. No nosso país, carnaval significa verão, portanto desde o início do calor, passando pelas festas de fim de ano, o ritmo do verão é o mesmo do carnaval. No Brasil, a grande maioria das pessoas são adeptos da folia. Já que o clima é de festa e o ritmo é dançante, vamos verificar quais os pontos positivos que o ato de dançar proporciona à nossa saúde.

São muitos os benefícios que a dança traz ao nosso corpo. O fato de ser um exercício aeróbico auxilia no processo de gasto calórico. O desenvolvimento da musculatura das pernas, do abdômen e do bumbum é muito específico, já que o trabalho motor dessas regiões é muito elevado. A dança também auxilia em muitos outros benefícios, tanto para o corpo como para a mente.

O nosso corpo necessita de incentivos para adquirir melhoras progressivas. O fato de ter um ritmo ajuda para que normalmente as pessoas criem uma coreografia. Mesmo que ela seja particular, o importante é que em todos os casos processamos uma forma de dançar. O ritmo e a necessidade de seguir esse padrão coreográfico criado por nós ou copiado ajudam nosso trabalho físico e metabólico. Eles melhoram a capacidade cardiorrespiratória, diminuem a pressão arterial, melhoram a circulação periférica, perda calórica, fortalecimento muscular, proteção das articulações, atenuam as dores e podem prevenir problemas futuros posturais e de artrose.

A dança promove o bem estar social, combate o estresse, diminui a ansiedade, facilita a comunicação, e com isso melhora também a auto-estima. Com esses fatores elevados, a facilidade em criar novos amigos e conviver com um numero mais amplo de pessoas é simplificado. Estes benefícios deixam a mente mais leve e mais preparada para buscar novos objetivos e desafios.

A dança é uma atividade física com grande gasto de energia e utilização da musculatura e articulações. É uma atividade aeróbica focada em pontos específicos do corpo, que variam de acordo com o tipo da atividade. Uma hora de dança pode gastar em média de 300 a 400 calorias, dependendo do tipo e intensidade do movimento. A dança, como atividade física, libera endorfina, que é uma substância relacionada ao prazer, por isso está relacionada à alegria. A dança pode ser englobada tanto na área da arte, da educação, da atividade física e saúde. É considerada por muitos autores como a mais antiga das artes. Cada aluno é estimulado a compreender o movimento e a música.

As atividades são desenvolvidas de acordo com a idade, nível técnico e a modalidade escolhida, sempre focando no trabalho da postura, ritmo, equilíbrio, concentração e disciplina. É um exercício que interliga mente e corpo. A dança é considerada uma atividade terapêutica e por isso não tem restrições e nem idade indicada para ser praticada, ou seja, tanto para crianças, idosos ou adultos, a atividade sempre será benéfica para a saúde. Ela reúne vários atributos, pois além de ser uma atividade recreativa, trabalha a força, a flexibilidade, a resistência e a coordenação muscular. É uma boa opção para aqueles que gostam de dançar e fugir dos exercícios com pesos na academia.

Fica a dica: Dançar explora tanto sua individualidade quanto a coletividade. São inúmeros os benefícios físicos, mentais e sociais que a dança promove. Portanto, neste verão e neste carnaval, aproveite o que a dança tem de melhor, que é a promoção da saúde. Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Ganhando músculos com responsabilidade

Na rotina das academias e clubes por todo o mundo, os professores de educação física trabalham em suas prescrições de exercícios diversos objetivos e um dos mais cobiçados pelos praticantes de atividades físicas é o ganho de massa magra. Seja por vaidade, seja pela saúde, a cada dia centenas de pessoas dão início a dietas e programas de exercícios. Normalmente, essa decisão é tomada quando o indivíduo confere seu índice de massa corpórea (IMC) obtido quando se divide o peso pelo quadrado da altura. O IMC não é um grande ponto de referência quando falamos de valores corporais, por ser uma análise muito superficial que fica em débito com outros elementos fundamentais para uma boa avaliação corporal como, por exemplo, percentual de gordura, quilos em massa magra, quilos em massa óssea e quilos em gordura. Com alguns protocolos muito simples, é possível avaliar esses fatores em números aproximados e obter uma qualidade e quantidade de dados mais eficientes para a prescrição de exercício e dietas.

As respostas aos exercícios físicos entre homens e mulheres são diferentes, principalmente por questões hormonais. Enquanto a testosterona permite aos homens uma formação muscular mais acentuada, o estrógeno dá ao corpo das mulheres um arredondamento da camada de gordura. Embora muitas atividades físicas colaborem para o aumento muscular, o treinamento resistido - exercícios com peso onde há uma resistência, como na musculação - é o estímulo mais eficiente para essa finalidade. Com o aumento da massa muscular, você pode aprimorar o seu desempenho esportivo e aumentar a proteção dos ossos e articulações. Melhorar a estética corporal e favorecer o conforto na vida diária e no trabalho físico.

Um treinamento adequado, aliado à alimentação equilibrada prescrita por um nutricionista, dará excelente resultado. Se ele não for o esperado, dificilmente poderá ser melhor com suplementos e anabolizantes. Na realidade, as drogas não criam campeões. Muitas pessoas aumentam a massa muscular sem o uso desses elementos. Algumas têm tanta dificuldade que os resultados são muito pequenos, mesmo utilizando essas substâncias, além dos riscos que elas oferecem à saúde. Essa dificuldade tem como principal fator o genético, que é impossível de ser modificado.

É evidente que a busca pela beleza e estética é crescente e, nessa busca, muitos indivíduos procuram cada dia mais obter informações e idéias que contribuam para que os resultados de um corpo bem definido cheguem rápido. É preciso saber que nem tudo é válido para obter um ganho elevado de massa magra, pois o organismo do indivíduo deve ter os seus limites respeitados para que a saúde não venha ser prejudicada.

A alimentação deve ser balanceada de acordo com a orientação do nutricionista. Não se esqueça dos alongamentos antes e depois dos treinos. Leve a sério a musculação, pois ela sem dúvida pode trazer muitos benefícios e, se você desejar realmente aumentar a massa muscular, tenha disciplina e siga as dicas acima, respeitando os seus limites. A chave para uma dieta saudável é uma alimentação sem excessos, composta por refeições balanceadas, formadas por diversos tipos de nutrientes – proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Esta alimentação deve fornecer a energia necessária para o organismo desempenhar todas as suas funções além de fornecer uma quantidade adequada de fibras e água.

Veja abaixo alguns benefícios no ganho de massa magra:

• Melhora a postura, previne as dores na coluna e aumenta a proteção das articulações e dos ossos;
• Aumenta a força para as atividades cotidianas.
• Ajuda no processo de queima de gordura, modificando o metabolismo basal (reserva de energia), acelerando-o.
• Evita várias doenças e torna o coração mais saudável, principalmente para esforços intensos.

Fica a dica: Para melhores resultados em seu treinamento é necessário realizar uma avaliação física, com treinos de musculação sempre bem orientados e de acordo com as suas necessidades. O tempo de descanso e o sono noturno devem ser suficientes para recuperar as energias. Tenha disciplina, siga as dicas e supere os seus próprios limites.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Excessos de exercícios fazem mal à saúde

"Ano novo, vida nova!” Quantas e quantas vezes já ouvimos essa frase? O ano novo sempre nos motiva às mudanças e após os rotineiros abusos nas festanças de fim de ano, o início de janeiro normalmente ajuda muito gente a tomar algumas decisões para mudanças de hábitos alimentares e estilo de vida. O principal objetivo de todos é sair do sedentarismo, porém grande parte das pessoas que buscam essas mudanças tem como meta estar mais em forma para o carnaval. É exatamente neste ponto que aparecem algumas complicações.

O sedentarismo deixa nosso corpo mais fraco e, proporcionalmente a isso, a probabilidade de doenças aparecerem aumenta, porém o que muita gente não sabe é que excessos de atividades físicas também fazem mal ao organismo, que acaba ficando com baixa resistência, exatamente por causa do desgaste exagerado de uma prática elevada de exercícios.

Quando abordamos o exagero nas atividades físicas, não estamos falando apenas de quem utiliza-se dos exercícios como profissão, no caso atletas ou profissionais de educação física, que acabam realizando junto a suas alunos. Na realidade, estamos falando principalmente daqueles que acabaram de trocar o sofá por uma prática diária de exercícios e que, muitas vezes, querem resolver os problemas de toda uma vida em um ou dois meses.

Os limites de cada pessoa são absolutamente pessoais, ou seja, podemos citar que um dos princípios mais importantes da prática de atividades físicas é o princípio da individualidade. Isto nos faz entender que cada pessoa contém o seu histórico de força, resistência e todas as outras capacidades físicas. Respeitar esse princípio é entender que cada indivíduo deve ter o seu próprio programa e que ele esteja com as suas especificações necessárias. As academias, clubes ou profissionais de educação física que não respeitam essa individualidade acabam pecando em um ponto crucial do treinamento, que é limitar a cada praticante de exercícios os princípios necessários para o seu desenvolvimento.

Avançar com o treinamento sem correr riscos é o que acontece em um bom planejamento, onde o limite entre moderação e exaustão precisa ser respeitado. Por outro lado, ele deve ser aos poucos e com orientação, empurrado para frente. Se a intensidade ou a duração do exercício não são modificadas ao longo dos meses, ocorre uma adaptação do organismo. O que antes era adequado pode se tornar leve demais e assim menos benéfico ao corpo. O ideal é realizar um check-up completo anualmente e assim estar ciente de todos os seus respectivos limites.

O excesso de exercícios pode causar sérios danos à saúde. Veja alguns exemplos de efeitos negativos da atividade física exagerada sobre alguns problemas de saúde:

• Obesidade: A união entre gordura de sobra e passadas vigorosas demais pesa nas articulações e ainda gera processos inflamatórios.
• Diabete: Os medicamentos usados para controlar os níveis de açúcar no sangue, associados ao alto consumo de glicose de uma prática extenuante, podem culminar em hipoglicemia.
• Asma: Se o pulmão trabalha em excesso para garantir oxigênio, o risco de uma crise sobe. O asmático sempre deve carregar sua bombinha durante o exercício.
• Problemas cardíacos: Um coração fragilizado, quando exigido além da conta, pode falhar.
Quando realizada em excesso, a atividade física perde seu potencial benéfico e vira risco a inúmeros transtornos.

 O corpo, quando debilitado por excesso de exercícios, fica mais vulnerável e menos resistente. Essa alteração no equilíbrio de suas energias pode causar malefícios irreversíveis à sua saúde. Portanto, se você começou ou já faz atividades físicas por conta própria ou busca métodos de treinamento em revistas ou na internet, pare já com isso e procure um profissional de educação física, que deve ser qualificado e deve, em primeiro lugar, respeitar suas limitações, para que sua atividade física seja prazerosa e benéfica.

Fica a dica: Respeitar a individualidade do corpo é foco principal de saúde e bem estar. A atividade física deve ser sem exageros e sempre prazerosa. Apenas deste modo você terá uma qualidade de vida melhor. Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.