sábado, 30 de junho de 2012

Suplementos alimentares da moda: Vale a pena utilizar?

A cada dia se torna mais assombroso o aumento do consumo de suplementos alimentares por praticantes de atividades físicas. A ideia de buscar um corpo perfeito vem se tornando cada vez mais a principal meta dos adeptos ao exercício. A venda do corpo perfeito realizada pela mídia influencia de uma maneira muito acentuada o objetivo dos praticantes.

Como já sabemos, alguns suplementos podem sim auxiliar em diversos processos como perder peso, aumentar a imunidade, aumentar a queima de gordura localizada, ganhar massa muscular, combater o overtraining (excesso de treino) e prevenir lesões. São muitos os questionamentos sobre a utilização de suplementos e desde que exista orientação de um profissional adequado (no caso o nutricionista) e associado a uma dieta equilibrada, os suplementos podem sim trazer benefícios. Caso contrário, o prejuízo pode ser para sua saúde, que consumiu os produtos, e para seu bolso, que pagou por eles.

Alguns suplementos que hoje em dia são febre nas academias têm sua venda proibida pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), como é o caso do M-DROL e do JACK3D. Estes suplementos, mesmo com sua comercialização proibida, são utilizados livremente e comercializados facilmente. Vamos conhecer um pouco mais sobre esses dois suplementos da moda.

Para iniciar vamos conhecer o JACK3D, que é conhecido por aumentar a força, disposição, recuperação e energia para o treino. Com a maioria dos ingredientes legalizados, o JACK3D faz sucesso por otimizar a chamada vontade de treinar. O problema acontece com a inclusão de dois ingredientes: o Schizandrol-A e 1,3-Dimethylamylamine. Apesar do nome, não são substâncias anabolizantes esteróides (os famosos hormônios). Na verdade, são poderosos estimulantes do sistema nervoso central e resultam em uma euforia e disposição acima do normal, deixando as pessoas elétricas e loucas. O Schizandrol-A parece também exerce efeito negativo sobre o cortisol (hormônio altamente catabólico). A 1,3-Dimethylamylamine, por sua vez, é bastante usada como droga recreacional e inclusive consta na lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Anti-Doping.
Com o efeito de acelerar o metabolismo, o JACK3D convence seus consumidores pelo efeito ofensivo de dois ingredientes que trazem um efeito elétrico para quem utiliza.

Já o M-DROL é muito utilizado para praticantes de exercícios com o objetivo de aumentar a massa muscular. Vamos conhecer os ingredientes do M-DROL: 2α,17α-Dimethyl-5α-Androstane-3-One-17β-O, Estra-4,9-Diene-3,17-Dione, 17α-Methyl-Etioallocholan-2-Ene-17β-Ol, Bergamottin (DHB), Liver Support Complex. Esses nomes tão complexos e desconhecidos acabam passando despercebidos, porém os três primeiros citados fazem parte do grupo de anabolizantes esteróides, ou seja, são anabolizantes orais e tem uma capacidade de fazer muito mal ao fígado (hepatotoxicidade).

A lista de malefícios que este anabolizante disfarçado de suplemento pode trazer é gigantesca. Vejamos alguns dos efeitos negativos da utilização do M-DROL:

• Queda da produção natural de testosterona;
• Infertilidade;
• Impotência;
• Ginecomastia (crescimento das mamas no homem, podendo até causar secreção de leite);
• Aumento do risco de câncer de próstata;
• Problemas na glândula tireóide;
• Irritabilidade / hostilidade / raiva;
• Feminização no homem;
• Nas mulheres: Desenvolvimento de características masculinas como virilização, acne severa, crescimento excessivo de pelos faciais e corporais, voz grave, queda de cabelo, hipertrofia do clitóris, redução das mamas, amenorreia (ausência de menstruação);
• Comprometimento do sistema cardiovascular (aumento do coração, risco de AVC e infarto);
• Se usado por adolescentes que não completaram o crescimento, pode causar o amadurecimento precoce das epífises ósseas, limitando o crescimento;

Será que vale mesmo a pena utilizarmos produtos com uma combinação de ingredientes tão nocivos ao nosso organismo? Será que o efeito desses produtos é tão surpreendente e saudável ao corpo? E você está mesmo disposto a pagar o preço necessário pela utilização desses produtos?

Devemos entender que uma dieta bem organizada e completa sempre traz ao praticante de atividades físicas o objetivo desejado. Ganhar massa, melhorar o condicionamento, emagrecer ou aumentar a disposição são objetivos que conseguimos alcançar com um treinamento bem organizado e uma dieta equilibrada. Procure um nutricionista e um professor de educação física e entre no ritmo. Viver mais tempo e com mais qualidade de vida é nosso grande objetivo. Nossa maior dúvida deve ser: Devemos pagar mais caro amanhã pelos caprichos de hoje?

Fica a dica: Suplementos é uma espécie de placebo caro. Com uma dieta equilibrada e exercícios físicos você tem resultados surpreendentes e muito mais saudáveis. Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

sábado, 23 de junho de 2012

O que são exercícios aeróbios e anaeróbios?

Muitas vezes, durante o treinamento, são utilizados alguns termos que geram dúvidas nos praticantes de atividades físicas. Dois deles muito utilizados e que geram muitas questões são os exercícios aeróbios e os exercícios anaeróbios. A partir deles, surgem as dúvidas: quais as principais diferenças e os efeitos sobre nosso organismo?

A atividade física aeróbia utiliza oxigênio na produção de energia para o músculo e trabalha uma grande quantidade de grupos musculares. Geralmente são exercícios contínuos e prolongados. É uma categoria de atividades físicas que traz muitos benefícios ao nosso corpo e diminui a chance de doenças cardiovasculares. Os exercícios aeróbios e de longa duração queimam as reservas de gorduras do nosso corpo com mais eficiência. Exercícios como andar, correr, nadar e pedalar são os principais exercícios aeróbios.

Atividades anaeróbias são aquelas em que a produção de energia para os músculos acontece por processos metabólicos e não envolve o oxigênio. Exercícios anaeróbios são geralmente usados por atletas para desenvolver com o intuito de construir massa muscular. Músculos que são treinados sob condições anaeróbias desenvolvem melhor performance em atividades de curta duração e alta intensidade. Exemplos de exercícios anaeróbicos incluem musculação, sprints, saltos e qualquer exercício que consista em movimentos rápidos de alta intensidade.

Em nosso dia-a-dia realizamos atividades aeróbias e anaeróbias e um programa completo de exercícios físicos deve ser composto destes dois tipos também. Isso por que cada um qualifica uma melhora diferente em nosso metabolismo e a melhora de um implica em um grande auxílio na melhora do outro. Na área do treinamento esportivo, esses são nomes comuns, que fazem parte do cotidiano dos atletas. Os termos ficaram conhecidos em função da famosa ‘ginástica aeróbica’, treino que consistia na variação de ritmos e movimentos, muito comum nas academias nas décadas de 80 e 90. A grafia mais correta destes termos é: ‘aeróbio’ e ‘anaeróbio’, mas o dicionário aceita suas variáveis.

Tanto nos exercícios aeróbios, quanto nos exercícios anaeróbios, vários são os benefícios e os contras, vamos conhecer alguns:

• TREINAMENTO AERÓBIO
Pode ser praticado por qualquer pessoa, começando com caminhadas, por exemplo. É ótimo para melhorar o sistema cardiorrespiratório e vascular, pois diminui a pressão arterial, aumenta o fluxo sanguíneo e ainda fortalece o músculo cardíaco. Além de trabalhar uma grande quantidade de grupos musculares, aprimora o sistema de treinos, facilitando a queima de gordura corporal. Fique atento: se o atleta não fizer um bom trabalho de fortalecimento muscular e alongamento, poderá sofrer com lesões, devido ao esforço repetitivo.

• TREINAMENTO ANAERÓBIO
Por aumentar a velocidade e explosão muscular, melhora o desenvolvimento dos músculos para atividades de curta duração. Aumenta também a capacidade de correrem pequenas distâncias e em alta velocidade. Fique atento: não é um treino recomendado para pessoas com problemas articulares e deve ser praticado por atletas bem treinados, respeitando sempre o limite de esforço. Em excesso, podem levar a distensões musculares.


Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

sábado, 16 de junho de 2012

Educação física escolar:O maior incentivo a uma vida saudável

Há muito tempo que a educação física escolar é pauta de discussões e projetos que envolvem desde o governo municipal até o governo federal. A importância e os aspectos positivos desta prática já foram estudados, registrados, discutidos, avaliados e compreendidos, porém, mesmo depois disso tudo, a cada ano que se passa o sentimento de abandono com essa disciplina se torna mais evidente.

A educação física é uma área de conhecimento que estuda o corpo e o movimento. Nesta disciplina escolar não se deve levar em consideração apenas os benefícios fisiológicos que o exercício proporciona, e sim a possibilidade dos alunos conhecerem um grande número de alternativas e opções de movimentos que os auxiliem no processo de autoconhecimento corporal. O movimento permite que expressemos sentimentos, emoções e pensamentos, sendo muito mais que um deslocamento do corpo, e sim uma linguagem manifestada pelo ato motor.

A educação física permite conhecer conteúdos como o esporte, o jogo, a dança, a ginástica, a luta, entre outras. Por apresentar a representação corporal, com características lúdicas, de diversas culturas humanas, podemos dizer que a educação física escolar é uma disciplina que leva o aluno ao conhecimento das possibilidades e limitações do seu próprio corpo. A educação física escolar desperta nas crianças o vigor físico, a capacidade psicomotora e a influência numa vida sadia, além de ser uma das mais eficientes formas para promover o ensino/aprendizagem de maneira completa, complexa e lúdica, além de ser capaz de, através do próprio movimento, colocar em evidência as diferenças culturais, corporais e sociais da população envolvida.

No conteúdo escolar, a educação física deve ter vários conceitos, como o lazer, a saúde, o esporte de rendimento e o esporte participativo. Esses contextos devem levar ao objetivo de entender a importância na qualidade de vida e nos valores transmitidos. Essa disciplina deve proporcionar a ideia e explicar a importância de uma vida ativa.

No país que será sede da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas de 2016, a educação física ainda não decolou. O Brasil deixa a desejar, e muito, na sua base, que acaba desestruturada pela falta de investimento, por isso a educação física nas escolas deve ser vista também como o alicerce do esporte, e um país que lutou tanto para entrar no circuito mundial das principais competições esportivas limitou-se a se preocupar com o presente e não pensar no futuro.

Falta de espaço físico, falta de materiais, professores desmotivados, professores despreparados, planejamentos fracassados e alunos desmotivados são alguns dos maiores problemas que educação física escolar encara todos os dias. Mas não devemos nos enganar ao numerarmos os problemas que devem ser combatidos para criar uma educação física escolar que tenha todos os benefícios citados até agora. Nosso primeiro item deve ser a falta de preparo de nossos governantes. Um país que investe R$ 10 bilhões ou mais em uma competição poderia cobrar muito mais por pequenos resultados que representassem uma melhora na base, e isso diz respeito, e muito, à educação física escolar.

Estudei em uma época em que a iniciativa esportiva era melhor e levada bem mais a sério, mas em compensação presenciei e conheci a desmotivação da rede de ensino, que levava junto alunos e professores à decadência da educação física escolar. Entretanto, fui privilegiado pela atuação de professores que mesmo com dificuldades e falta de incentivo ainda conseguiam transformar o ambiente dessa disciplina no melhor possível. Nessa história de dedicação à educação física escolar eu não poderia deixar de citar o professor Gilberto Paganini Marin, o Gil, exemplo de profissional dedicado que luta pela qualidade na história da educação física. Uma pena que os meios sejam tão complicados no caminho do professor Gil.

Muitos políticos acreditam que o incentivo da Copa do Mundo e das Olimpíadas vai beneficiar toda a estrutura de esporte no país. Cabe a todos nós cobrarmos para que essas melhoras já comecem a acontecer e que não fiquem apenas em promessas. E que a educação física escolar, assim como o esporte no Brasil, ganhe finalmente a importância merecida.

Fica a dica: Base para toda a existência do ser humano, a educação é primordial para a estruturação de uma grade que tenha como objetivo uma melhor qualidade e um melhor estilo de vida. Educação é a base do sucesso!

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

sábado, 9 de junho de 2012

Natação: Sinônimo de qualidade de vida!

A natação é um dos esportes mais completos e isso pode ser explicado pelo elevado grau de melhora das capacidades físicas que ela proporciona. Por ser um esporte tão completo, o número de praticantes e de indicações para essa modalidade é gigantesco. A evolução no condicionamento físico acontece pelo fato da natação estimular os sistemas respiratório e cardiovascular, além da simetria de movimentos entre braços e pernas auxiliar o desenvolvimento físico e mental. Essa movimentação simultânea de braços e pernas desenvolve a coordenação e a lateralidade. Por ser uma atividade que não oferece impacto, possui mínimo risco de lesão e isso faz com que ela seja indicada com tanta frequência e para diferentes objetivos.

A natação tem uma variação muito grande quanto aos praticantes que podem ser homens mulheres, crianças, bebês, grávidas e idosos. Todos esses grupos podem tirar vantagem desta modalidade esportiva de reduzido impacto para a estrutura óssea. A água tem características relaxantes para as funções orgânicas e este aspecto auxilia a ideia de ser uma atividade para vários grupos. A natação diminui os riscos de incidência de doenças cardiovasculares. De fato, as braçadas vão tornando o coração mais forte, favorecendo a formação de músculos, ao mesmo tempo em que eliminam a gordura em torno deste órgão vital, de modo que este adquire a capacidade de bombear mais sangue para todo o corpo. Paralelamente, esta atividade física reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea. Nadar é um exercício formidável, pois além de exercitar a parte muscular e auxiliar o ganho de resistência e fôlego, é uma excelente alternativa para combater problemas respiratórios como a asma e a bronquite. Vários são os benefícios que a natação oferece, os mais importantes são:

• Diminuição da gordura corporal;
• Aumento da força e resistência muscular;
• Diminuição da frequência cardíaca em repouso;
• Aumento do VO2 máximo;
• Aumento da ventilação pulmonar;
• Diminuição da pressão arterial;
• Melhora do condicionamento cardiorrespiratório;
• Melhora da coordenação, do ritmo, da flexibilidade, do tônus muscular, da agilidade;
• Melhora da autoestima;
• Aumento do bem estar;
• Socialização;

A natação faz um grande sucesso e traz grandes benefícios também para pessoas com deficiências. As atividades na água e o próprio ato de nadar significa muitas vezes, um momento de liberdade, no qual este consegue movimentar-se livremente, sem auxílio de bengala, muletas, pernas mecânicas ou cadeiras de rodas. O movimento livre lhe proporciona a possibilidade de experimentar suas potencialidades, de vivenciar suas limitações, ou seja, de conhecer a si mesmo, confrontar-se e quebrar as barreiras da incapacidade. A partir do momento em que se depara com suas potencialidades, apesar das suas limitações, o indivíduo descobre sua capacidade de se movimentar na água, sem auxílio, o que aumenta a sua autoestima, sua autoconfiança e consequentemente sua independência.

Fica a dica: A natação oferece grandes benefícios a diversos grupos de praticantes. É um esporte completo que oferece um leque gigantesco de benefícios e uma opção para pessoas que buscam uma melhora significativa na qualidade de vida. Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

sábado, 2 de junho de 2012

Hérnia de disco: Do tratamento a uma vida normal


A inatividade física pode trazer muitos malefícios para nosso corpo. Atualmente, o sedentarismo é eleito um dos grandes responsáveis pelos diversos problemas de saúde que a população pode passar. A falta de exercícios acarreta sérios problemas, porém hoje vamos falar de um problema que pode acontecer até mesmo quando praticamos atividades físicas regularmente: Vamos falar da hérnia de disco.
A coluna vertebral é constituída de pequenas vértebras que separamos em cinco grupos. No primeiro, a coluna cervical é constituída de sete vértebras localizadas no pescoço. O segundo grupo é a coluna torácica, sendo esta constituída de doze vértebras que servem de inserção para as costelas. O terceiro grupo é a região lombar, que é constituída de cinco vértebras, sendo responsável pela sustentação do peso de todo o tronco, tanto na posição sentada como em pé. As duas ultimas regiões, que são a região sacral, constituída por cinco vértebras, e o osso do cóccix, formado por quatro vértebras, têm uma formação diferente, pois nestas regiões as vértebras são fundidas umas às outras.
Entre cada vértebra encontramos o disco intervertebral, que trata-se de uma placa cartilaginosa que forma uma almofada entre os corpos vertebrais. Após traumatismos (quedas, acidentes automobilísticos, esforços ao levantar, entre outros), a cartilagem pode ser lesada, comprimindo raízes nervosas. Em qualquer local da coluna vertebral pode haver herniação discal. A hérnia de disco na região torácica é a mais rara de aparecer e pode acarretar fortes dores na região da costas. Seu diagnóstico é muito difícil. Normalmente a procura por uma hérnia na região cervical ou lombar pode facilitar a visualização em algum exame mais especifico, ou seja, sua descoberta pode ser acidental. As duas lesões de hérnia mais comuns são na coluna lombar e na cervical.
Uma herniação discal pode trazer os seguintes sintomas:
Disco cervical:
• Dor e rigidez na nuca, nas nádegas, nos ombros e na escápula;
• Dificuldade de movimentação dos braços, com sensação de formigamento (parestesia).
Disco lombar:
• Dor lombar, no quadril e nas coxas, irradiando-se para a panturrilha e o tornozelo;
• Dor acentuada ao espirrar, levantar peso, etc.;
• Deformidade postural da coluna;
• Dificuldade para andar e flexionar a coluna;
A sedentarismo pode facilitar lesões na coluna. A falta de alongamento ou fortalecimento dos músculos estabilizadores da coluna acabam facilitando que algum movimento mais rápido ou com uma amplitude alta gere alguma lesão no disco intervertebral, porém até mesmo em praticantes regulares de atividades físicas esse tipo de lesão pode acontecer. Hérnias de disco extrusas (hérnias em estado mais avançado) podem ser tratadas também com fixação por implantes, as chamadas artrodeses. E também com um tratamento mais novo conhecido como fixação dinâmica, ou próteses de disco, nas quais se preserva a mobilidade de articulação.
Quando não é necessária uma intervenção cirúrgica, fato mais comum, o tratamento para a hérnia de disco se inicia em um programa que utiliza várias técnicas de fisioterapia manual, visando melhorar o grau de mobilidade muscular e articular, dando espaço para nervos e gânglios, e fortalecer os músculos profundos e posturais da coluna vertebral através de exercícios terapêuticos específicos, enfatizando o controle intersegmentar da coluna.
É muito importante, após as sessões de fisioterapia, buscar alternativas para manter os benefícios decorrentes do tratamento. Uma opção eficiente e segura é um programa de exercícios de musculação que incluem os principais componentes do fortalecimento da musculatura ajustados de acordo com a especificidade da situação e supervisionados por profissionais de Educação Física.
Um método de treinamento muito utilizado e muito eficaz no tratamento da hérnia de disco é o Pilates, É um método que preconiza alcançar um desenvolvimento do corpo de forma uniforme, objetivando uma melhora no condicionamento físico e mental com exercícios globais, isto é, que exigem um trabalho do corpo todo, utilizando diferentes aparelhos e equipamentos. Através dos seus princípios, concentração, fluidez, controle, respiração, centro de força e postura, o praticante do método irá melhorar sua consciência corporal, flexibilidade, equilíbrio e força muscular.
Fica a dica: A hérnia de disco é uma lesão na coluna vertebral que pode acontecer tanto em praticantes de atividades físicas como em indivíduos sedentários, tendo o segundo grupo uma incidência maior. O mais importante é realizar um tratamento adequado e seguir com uma vida o mais próxima possível do normal. Procure seu médico, realize as seções de fisioterapia necessárias para o tratamento e depois procure um profissional de educação físicas especializado para promover uma melhora significativa para sua coluna. Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.