domingo, 7 de outubro de 2012

O excesso de calor e a prática de atividades físicas

As mudanças climáticas afetam e muito nosso organismo. Se contássemos a alguém de fora que chegou hoje à cidade que exatamente uma semana atrás estávamos usando blusa e calça para nos proteger do frio que chegou junto com o início da primavera, com toda certeza iria parecer um daqueles shows de comédia stand up. A previsão do tempo para os próximos dias é de uma temperatura alta, mas você sabe o que esse calor excessivo altera no nosso organismo? E para os praticantes e atividades físicas, o que isso influencia na pratica diária?

O funcionamento dos mecanismos do organismo que mantêm constante a temperatura de 37 graus do corpo podem causar algumas reações devido ao aumento excessivo do calor. Cãibras, exaustão, dermatites, mudanças nas funções orgânicas, febre alta, são algumas das alterações que nosso corpo pode sofrer pelo clima tão quente. Chamamos de termorregulação os mecanismos através dos quais o corpo se liberta do excesso de calor para manter um nível ótimo de temperatura interna.

Neste período do ano, temos a tendência de perder mais líquido que nos outros meses, e quando praticamos alguma atividade física a perda é ainda maior. Sendo assim é fundamental manter a hidratação durante a prática de nossas atividades.

Nosso corpo cria algumas saídas para diminuir a temperatura interna e o suor é uma dessas alternativas. Durante a transpiração, o hipotálamo, região do sistema nervoso, estimula as glândulas sudoríparas a retirar água e sais minerais do plasma sanguíneo para jogá-los na pele através dos poros. Ao entrar em contato com a pele quente, o suor se evapora, o que ajuda a dissipar o calor.

Outra maneira que nosso corpo encontra é a vasodilatação. Neste caso, encontramos sensores de temperatura por toda a pele e são eles quem avisam ao cérebro que o corpo está aquecido. Ao receber essa mensagem, o hipotálamo aumenta o fluxo sanguíneo nas regiões superficiais do corpo para que o sangue se resfrie e é por isso que o rosto fica avermelhado. Assim, o sangue circula pelo corpo, facilitando a diminuição da temperatura.

Durante os exercícios, a temperatura do corpo aumenta e juntando isso ao excesso de calor, teremos uma regulação ainda mais complexa para nosso corpo, já que durante os exercícios aumentamos a transpiração ainda mais. Isso exige ainda mais do sistema de refrigeração do nosso corpo. Com esse aumento na necessidade de regulação do nosso organismo, podemos sofrer alguns probleminhas que podem comprometer nossa saúde, como:

Exaustão térmica: é uma complicação da desidratação e do calor intenso, podendo causar o choque térmico. Os sintomas são: tonturas, temperatura corporal elevada, contraturas musculares na região lombar e nos braços, náusea e às vezes vômitos, dor de cabeça, fraqueza nas pernas, perda da coordenação motora, taquicardia e pele fria.

Desidratação: Beba líquido durante todo o dia, não só após a atividade física. Quanto mais amarelo escuro estiver à cor da sua urina, mais desidratado você está. Quanto mais clara a urina, melhor seu estado de hidratação.

Câimbras: devido à desidratação perdemos sais minerais pelo suor e o mecanismo de contração muscular fica prejudicado, podendo ocorrer câimbras. Quando as câimbras ocorrem, pare a atividade e se reidrate imediatamente, preferentemente com isotônicos.

Choque Térmico: Os sintomas são parecidos com o da exaustão térmica, só que rapidamente progridem para desorientação, fraqueza nas pernas e incapacidade de manter-se em pé, pele quente e seca, perda de consciência, convulsão e até morte.

Fica a dica: Para uma prática de atividades físicas ainda mais saudáveis, é necessária uma orientação ainda mais completa e incluir uma dieta especial com um nutricionista, que seja rica em líquidos, durante esse período mais quente do ano. Realizar uma hidratação eficaz e procurar locais e horários mais apropriados para a prática de exercícios é fundamental para colher melhores resultados. Cuide de sua saúde e aproveite ainda mais o verão. Saúde em primeiro lugar.


Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.