terça-feira, 18 de junho de 2013

Você corre ou pratica corrida de rua?

A atividade física mais praticada ao redor do mundo é a corrida de rua. Hoje são milhares de praticantes, e a cada dia mais e mais pessoas aderem a essa prática. Como vem se tornando extremamente popular, a corrida merece uma atenção muito especial.
 
A primeira pergunta a ser feita para um praticante de corrida de rua é: “Você corre ou pratica corrida de rua?”. Existe uma grande diferença entre os dois. Muitas pessoas acreditam que basta calçar um tênis e sair por aí correndo. A prática da corrida de rua exige uma preparação completa que se baseia em um planejamento, orientação sobre métodos de corrida, correção postural e da mecânica dos movimentos, periodização para os treinamentos e preparação para as provas.
 
A prática sem orientação de um professor de educação física pode gerar mais malefícios do que benefícios para os praticantes. Devido ao baixo custo, existe uma banalização do esporte, por isso, o que a maioria das pessoas acaba descobrindo da pior maneira possível é que se praticada de maneira incorreta, a corrida pode provocar lesões nas articulações, fraturas e outros problemas. Um estudo produzido pela Sociedade Brasileira de Traumatologia, em conjunto com uma grande empresa que organiza corridas em toda a América Latina, com 7.731 corredores amadores, apontou que nada menos do que 71,2% dos entrevistados já sentiram dores em decorrência do esporte e 53,1% já tiveram lesões. A prática pode ser fácil, mas devemos seguir algumas condições básicas de orientação.
Algumas regras devem ser seguidas pelos praticantes:
 
·         Mantenha a regularidade do treinamento. Não falte às sessões de exercício, pois a melhora do condicionamento físico é um processo.
·         Escolha um horário adequado para realizar a sua corrida. Praticar exercícios sob calor intenso aumenta demasiadamente a temperatura corporal, sobrecarregando o sistema termorregulador, elevando a frequência cardíaca e levando à desidratação.
·         Use calçado adequado, para evitar lesões articulares e roupas leves que permitam a eliminação do calor.
·         Mantenha-se hidratado. A perda excessiva de líquidos corporais aumenta a viscosidade sanguínea, sobrecarregando o sistema cardiovascular.
·         Consultar uma nutricionista para adequar a sua dieta ao seu novo estilo de vida.
·         Consultar um profissional de educação física para planejar um programa de treinamento físico adequado, respeitando sua condição física, focando os seus objetivos.
·         Consultar um médico e fazer exames clínicos para checar o seu estado de saúde, obtendo informações sobre sua aptidão física atual.

Outro problema grave dessa banalização da corrida de rua é a COMERCIALIZAÇÃO da corrida de rua. Hoje em dia, em todos os finais de semana, as principais cidades do Brasil recebem pelo menos um vento de corrida de rua, quando não recebem mais de um evento no mesmo dia.
 
A falta de preparo dos praticantes de corrida ou a falta de preparo daqueles que promovem esse tipo de evento pode ser decisivo no momento de salvar uma vida. Com o número de participantes cada vez maior, aumenta o número de praticantes que não seguem as regras citadas acima e possivelmente não estão aptos para participar.
 
Com isso, é muito importante que toda a equipe de staff desse tipo de evento esteja muito bem preparada a ponto de prestar atendimento o mais rápido possível. Os organizadores devem estar preparados para encarar qualquer situação, ou pelo menos exigir de alguma maneira mais responsabilidade dos participantes no momento da inscrição.
 
Fica a dica: A prática regular de exercícios é fundamental para uma qualidade de vida melhor, cuide da sua saúde, respeitando todos os caminhos necessários para praticar exercícios. Respeitando todos os passos, aproveite e muito os benefícios de uma vida ativa.
 
Laert Braz Junior é formado em Educação Física na Universidade de Araraquara-Uniara e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade física adaptada e saúde; É coordenador técnico na academia Saúde Ativa e coordenador do Clube da Corrida Saúde Ativa