Como emagrecer com muita saúde
A palavra emagrecer para algumas pessoas pode ser difícil de imaginar! Porém, é possível sim emagrecer e com muita saúde!
É importante saber que para que haja o emagrecimento com saúde, dois fatores são imprescindíveis, um trabalho nutricional orientado (esqueçam as dietas da moda) e um trabalho de atividade física supervisionado.
Quando uma pessoa busca o emagrecimento por meio das famosas “dietas da moda”, muitos entram num campo perigoso, mais favorável ao fracasso, pois estas dietas são prescritas sem o menor compromisso com a saúde e a especificidade de cada um, sendo por questões sociais, de trabalho, de atividade física, assim não atende a nenhuma necessidade específica do aluno.
Em grande parte, são dietas monótonas, e sem nenhuma chance de serem mantidas em longo prazo, por isso a necessidade e a preocupação em realizar um trabalho eficaz com um nutricionista.
A relação da dieta nutricional e uma atividade física pode lhe ajudar a atingir e manter um peso saudável, sem esforços nazistas. Estar bem fisicamente e com boa alimentação pode torná-lo com mais energia, melhorar seu humor e reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas.
Além de evitar doenças, o ajudará a controlar seu peso ao utilizar as calorias em excesso que de outra forma seriam armazenadas como gordura. A maioria dos alimentos que você ingere contém calorias, e tudo que você faz utiliza calorias, incluindo dormir, respirar e digerir a comida.
Ao iniciar a prática de uma atividade física, verifique sempre estas dicas para tenha uma prática segura e bem sucedida:
· Verifique seu estado de saúde com um médico. Caso tenha problema de saúde crônico como obesidade, diabetes, enfermidade cardíaca ou pressão alta, pergunte ao seu médico que tipo de atividade física e qual a quantidade apropriada para você. Jamais realize alguma atividade sem prescrição médica e de um profissional de educação física!
· Comece lentamente, sem desespero. A pressa pode lhe prejudicar logo nos primeiros dias de uma atividade física, mesmo com regulação alimentar.
· Tenha objetivos a curto e longo prazos.
· Tenha sempre anotado suas aulas e sua prescrição alimentar. Anote quando você se exercitou, que atividade física realizou, qual a duração e como sentiu-se com o exercício.
· Escolha uma atividade que realmente você goste, não vá atrás de indicações ou outros que não lhe dêem prazer, faça o que goste e verá o resultado: alcançará seus objetivos e, prevenirá o tédio.
· Use roupas e calçados confortáveis e apropriados à atividade física que estiver fazendo.
· Caso seu corpo reclame da atividade que esteja fazendo, interrompa a atividade física e consulte um médico. Se a dor não for embora, procure ajuda médica imediatamente.
· Sobre a alimentação diária, lembre-se que sua saúde e peso dependem tanto do seu plano de dieta como do nível de atividade física.
· Se você puder, forme grupos de caminhada com colegas de trabalho ou amigos do cotidiano.
A Atividade física e alimentação são amigos inseparáveis do bem estar físico e mental, que o ajudará a sentir-se melhor, motivado(a) e com melhor aparência.
Boa sorte!
Escrito por: Alexandre Vieira