Viver mais e viver melhor. Nesta frase encontramos o que todo ser humano procura, pois independente dos objetivos pessoais, viver mais tempo e de uma maneira mais saudável é o ponto principal para atingir vários objetivos.
Neste último tema do ano, não vamos buscar explicações ou deixar dicas sobre determinadas atividades. Vamos apenas relacionar as necessidades de respeitar nosso corpo através de tudo que realizamos em nossa vida.
Em nossos artigos, entendemos muito sobre vários tipos de problemas de saúde, conhecemos diversas modalidades e aprendemos que praticar uma atividade física prazerosa é o ponto inicial de uma qualidade de vida melhor. Toda atividade tem seus benefícios e não existe o melhor tipo de exercício, mas o que existe é sua dedicação e o desejo de uma vida mais saudável.
Praticar exercícios físicos não é e nunca será a salvação de todos os problemas, porém podemos dizer que o sedentarismo pode ser o início deles. Cuidar do nosso corpo é essencial para uma vida mais cheia de saúde e disposição.
Não são apenas os exercícios que são fundamentais para construir essa ideia de vida saudável e prolongada. É muito importante consultas periódicas em diversas partes da área da saúde. Isso não é procurar problemas onde não tem, isso se chama prevenção.
Cuidar da alimentação é um alicerce fundamental. Nosso corpo precisa de energia e uma boa alimentação é a base de tudo. Nada de exageros e muito menos de dietas milagrosas que debilitam o corpo por falta de energia. Tudo deve ser ponderado e se existir dúvida ou necessidade de orientação, a procura por um nutricionista é fundamental. Não acredite em milagres, o verdadeiro milagre é o equilíbrio de uma alimentação balanceada.
A televisão, as revistas, os jornais, a internet, todos esses meios de comunicação irão lhe vender tudo aquilo que pode atrapalhar esse equilíbrio necessário para uma vida mais saudável. Métodos e metodologias diferentes sempre irão surgir, além de inovações que prometam revolucionar e soluções simples para problemas dificílimos. Durante toda a vida, teremos esse tipo de propaganda, mas como já citei nesse texto, não existem milagres.
Toda e qualquer atividade física praticada com dedicação e que respeite os limites do praticante é absolutamente benéfica, procure uma atividade física que você goste e pratique seus minutos diários, respeite seu corpo, e principalmente, respeite sua periodização. Tenha uma qualidade de vida maior, respeitando acima de tudo seu corpo.
Fica a dica: Qualidade de vida. Esse é objetivo principal dessa coluna. Respeite seu corpo e respeite seus ideais de vida saudável, não cometa abusos e lembre-se de que para cada boa ação para o seu corpo, ele lhe recompensa com ótimos sinais de vitalidade. Saúde em primeiro lugar.
Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na
academia Saúde Activa.