domingo, 4 de dezembro de 2011

Sedentarismo Infantil: A doença do século

A evolução é uma palavra absolutamente tentadora. Quando paramos para analisar as transformações que vivemos durante nossa vida, quase que não acreditamos. Para aqueles com mais de 60 anos, a transformação do mundo que vivia quando jovem para o de hoje é absolutamente inacreditável. Já para os jovens de agora, as mudanças são muito menores, porém não menos espetaculares. Afinal de contas, há 20 anos, computadores do tamanho da palma da mão seriam motivo de piada. A palavra que acompanha a evolução é a tecnologia e esta traz prejuízos e benefícios para a humanidade.

A tecnologia torna o mundo mais compacto, as informações chegam com mais facilidades e com isso as necessidades aumentam. As cidades tornam-se maiores, aumentando a criminalidade e o desemprego, enquanto os trabalhadores necessitam ser mais qualificados. Esse processo prejudica principalmente os maiores responsáveis pelo futuro, que são as crianças. Com toda essa evolução, as crianças passam mais tempo na escola para aprenderem mais e se prepararem melhor. Com o aumento da criminalidade, elas ficam menos tempo na rua brincando e se dedicam menos a esportes.

O aumento da globalização facilita consumo por produtos de fast food. A televisão, o vídeo-game e computadores fazem cada vez mais parte do dia a dia da criança.

Isso tudo aumenta o sedentarismo infantil, que com certeza é considerada a doença do século e está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. As consequências para a saúde de uma vida sedentária é caracterizada pela ausência de atividades físicas, podendo atrapalhar o processo de adaptação das capacidade físicas, além de ser a principal causa do aumento da ocorrência de várias doenças.

Todo esse processo atrapalha um fator importante que se chama desenvolvimento motor, que engloba um conjunto de transformações humanas ao longo da vida, bem como as influências de fatores genéticos e ambientais. São estudados os mecanismos adaptativos aos níveis morfológico, maturacional e motor. O desenvolvimento motor auxilia a melhora especifica da coordeação motora, que é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos, resultando em uma ação global mais eficiente, plástica e econômica. Este tipo de coordenação permite à criança ou ao adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.

A criança deve brincar, correr, pular, agachar, se equilibrar, entre várias outras tarefas diárias. Ela deve aprender, a cada dia durante a infância, movimentos novos que estimulem a melhora de suas capacidades fisicas. Esse aperfeiçoamento irá promover adaptações ao corpo que ela levará para o resto da vida, por isso são tão importantes. Capacidades físicas trabalhadas na infância de maneira ambundante devem ser:

· Velocidade
· Força
· Flexibilidade
· Coordenação
· Resistencia

Criança que pratica atividade física tem uma qualidade de vida melhor. Ela controla seu peso, melhora a sua capacidade cardiorrespiratória, física, dorme melhor, melhora o seu humor e se sente mais feliz, trazendo com isso resultados benéficos imediatos e em longo prazo. O ser humano, quanto mais jovem, mais ativo é. Portanto, crianças em idade escolar e pré-escolar são mais ativas do que adolescentes e adultos. As crianças de famílias com nível socioeconômico mais elevado são mais favorecidas com atividade física relacionada com o lazer do que as de um nível oposto, visto que têm mais condições para frequentarem clubes, academias, parques, condomínios com espaços para as crianças brincarem, etc.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem se preocupado com a prevenção da obesidade, por achar que ela já é uma epidemia mundial. No Brasil, segundo dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos 30 anos, aumentou em 35% a proporção de crianças e adolescentes acima do peso. Isso acontece não só pela herança genética, mas pela vida mais sedentária e ausência de estímulos dos pais à pratica de atividades físicas e a uma rotina alimentar.

Sem tantas opções como as crianças tinham antigamente para brincar, correr, jogar e se divertir, hoje em dia os clubes, academias, condomínios e parques criam modalidades e oferecem espaço para que as crianças tenham oportunidades de conhecer modalidades e brincadeiras novas, estimulando assim as capacidades físicas e promovendo um melhor desenvolvimento motor. São modalidades variadas que promovem saúde e bem estar às crianças de várias idades diferentes.

Fica a dica: Estimular as crianças a brincar, ter uma boa alimentação, interagir em grupo e praticar atividades físicas são as regras necessárias para oferecer a elas uma vida mais saudável. Procure um espaço que proporcione essa oportunidade e que tenha um professor de educação física competente para gerar essas necessidades.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

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