sábado, 14 de julho de 2012

Atividades físicas e a prevenção de infarto no inverno

No dia 21 de junho damos início a estação mais fria do ano, o inverno. Nesta época, o frio causa algumas mudanças em nosso estilo de vida e por isso devemos ficar atentos a essas alterações. Assim, vamos sugerir algumas atenções especiais a essa época do ano em que o frio é muito mais intenso.
Neste período entre os meses de junho e setembro, alguns problemas com a saúde nos preocupam ainda mais e por isso devemos ter cuidados redobrados. Além das doenças virais comuns da estação, como gripes e resfriados, as doenças cardiológicas também têm maior ocorrência no período. Esse fato ressalta a importância de todos estarem atentos à saúde de seus corpos e corações.

Essa relação entre o inverno e o aumento de problemas cardíacos sustenta algumas hipóteses, isso porque a baixa na temperatura faz aumentar os casos de inflamação nos vasos sanguíneos. Isso aumenta a formação de placas de gordura na parede dos vasos, o que ocasiona um processo que chamamos de aterosclerose, que reduz o diâmetro do vaso, colocando em risco nossa saúde.

Outra mudança que o frio causa em nosso sistema circulatório é a vasoconstrição, efeito que diminui o calibre dos vasos. É um ajuste automático do nosso corpo para manter o equilíbrio térmico. O colesterol elevado é silencioso e assintomático. Uma boa porcentagem das pessoas que morrem de causa súbita do coração tem colesterol alto e não sabia.

Com a diminuição do calibre dos vasos, veias e artérias, a pressão arterial sofre um aumento que pode causar uma aceleração dos batimentos cardíacos. Isso acontece porque a quantidade de sangue que passa nas veias e artérias diminui e o coração precisa acelerar para conseguir enviar a mesma quantidade de antes.

O infarto é definido como uma lesão isquêmica do músculo cardíaco (miocárdio), que se deve à falta de oxigênio e nutrientes. Os vasos sanguíneos que irrigam o miocárdio podem apresentar depósito de gordura e cálcio, levando a uma obstrução e comprometendo a irrigação do coração. As placas de gordura localizadas no interior das artérias podem sofrer uma fissura causada por motivos desconhecidos, formando um coágulo que obstrui a artéria e deixa parte do coração sem suprimento de sangue. É assim que ocorre o infarto do miocárdio. Esta situação vai levar à morte celular (necrose), a qual desencadeia uma reação inflamatória local. O infarto também pode ocorrer em vasos coronarianos normais quando as artérias coronárias apresentam um espasmo, ou seja, uma forte contração que determina um déficit parcial ou total no suprimento de sangue ao músculo cardíaco irrigado por este vaso contraído.

O exercício físico é um grande aliado à saúde do coração. Dentre muitos benefícios, controla a pressão dos hipertensos crônicos, melhora os índices de glicemia e diminui os níveis de colesterol e triglicérides do sangue. O indivíduo condicionado pelo esporte regular tem menor frequência cardíaca, pouco consumo de oxigênio pelo coração e baixo desgaste do músculo cardíaco. Libera endorfinas que se acumulam na circulação e no sistema nervoso, causando sensação de bem estar e perda de peso.

O número de infartos no inverno aumenta quase 30% em relação às outras épocas do ano. Os dados são de uma pesquisa publicada pelo British Medical Journal, periódico científico inglês. O exercício físico pode aumentar a capacidade de função cardiovascular e diminuir a demanda de oxigênio do miocárdico para um determinado nível de atividade física, isso facilita tanto a prevenção quanto também a recuperação após o infarto.

Fica a dica: Cuidar da saúde do corpo é fundamental, o infarto pode causar sérios danos a nossa saúde ou até mesmo nos levar a óbito. Portanto cuide da saúde do seu coração. Saúde em primeiro lugar.


Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário