domingo, 26 de agosto de 2012

Pedalando do lazer para a saúde

Atualmente, o aumento de automóveis em geral (carros, motos e caminhões) nas grandes cidades é extremamente estressante. Chega a ser um absurdo os quilômetros e quilômetros de engarrafamentos que observamos pela televisão. Claro que isso é um problema grave nas maiores metrópoles. Porém, em cidades como a nossa, em determinados horários o acumulo de carros nos pontos de acessos se torna desconfortável e o pior é que até mesmo aos finais de semana essa situação é assim. Isso porque, hoje em dia, cada vez mais as pessoas utilizam seu veículo para as tarefas mais simples, mesmo para percorrer distâncias pequenas.

Com esse acúmulo de veículos, quem acabou ‘pagando’ por isso foram os ciclistas, que a cada dia sentem mais dificuldades e mais receio em enfrentar o trânsito. Com isso, diminui-se muito o número de praticantes desta modalidade, uma prática de atividade física que além de muito prazerosa é também muito eficiente.

Costumo dizer que andar de bicicleta "fortalece o corpo e a alma”. As pessoas que andam de bicicleta regularmente poupam muitas visitas ao médico. Muitas pessoas com problemas como dores de costas, excesso de peso ou doenças cardiovasculares poderiam desfrutar de muitos anos de boa saúde se usassem a bicicleta com mais frequência.

Pedalar é uma atividade que convida pessoas de faixas etárias diferentes e o condicionamento físico não é algo tão preocupante no começo. Basta que você inicie sua jornada com um trajeto curto e sem muitas ladeiras. Passe a pedalar com calma e aumente o tempo de exercícios aos poucos, para que você vá ganhando resistência, que fará com que o seu corpo não sinta demais os efeitos da atividade.
Esta prática traz inúmeros benefícios ao nosso corpo, como por exemplo o alívio do estresse e de tensões do cotidiano e o aumento da capacidade aeróbica. Com apenas 30 minutos de pedalada por dia, você auxilia na eliminação de gorduras localizadas, melhora o condicionamento físico e auxilia nos sistemas respiratório, cardíaco e vascular. Outros benefícios gerados por esta modalidade são a redução do colesterol e da pressão arterial, ajuda no controle do diabetes e da obesidade e o fortalecimento dos músculos dos membros inferiores.

Andar de bicicleta, sem sombra de dúvidas, é uma atividade muito prazerosa, porém antes de iniciar uma prática esportiva é sempre necessário uma avaliação médica, inclusive uma consulta com o cardiologista. Depois, para definir a intensidade e o volume da atividade é sempre necessário procurar um professor de educação física. Claro que isso é para aqueles que pretendem utilizar a bicicleta como prática diária de exercícios, ou seja, aqueles que tentarão melhorar suas valências físicas através da bicicleta.

Para aqueles que pretendem apenas passear e utilizar sua bike para algumas horas de lazer, uma consulta ao médico anualmente e a atenção aos cuidados necessários para essa prática já estão de bom tamanho. Pessoas de todas as idades podem andar de bicicleta, mas existem algumas restrições dependendo do caso, como por exemplo, as crianças e idosos, os quais podem praticar esse tipo de exercício, mas devem estar sempre acompanhados de um adulto.

Andar de bicicleta é atividade sensacional e, respeitando suas limitações, tanto crianças como adultos ou idosos podem praticar, sempre atentos à utilização dos equipamentos de segurança, como capacete, freios regulados, luzes de segurança (para atividades noturnas) e até mesmo retrovisores em alguns casos. Segurança é um fator fundamental.

Fica a dica: Não deixe seu espírito esportivo de lado. Ao invés de utilizar seu veículo para se locomover a locais próximos, utilize uma bicicleta. Além de uma atividade prazerosa e ótima para a saúde, você está ajudando um pouco mais o planeta. Incentive a atividade física e dê o exemplo às crianças. Andar de bicicleta cuida da sua saúde e da saúde do planeta. Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário