sábado, 29 de setembro de 2012

Atividade física, uma ferramenta fundamental para dormir bem

Dormir bem é fundamental para a qualidade de vida. Atualmente, as pessoas dormem cada vez menos, isso porque vivemos em uma sociedade que vive em alerta 24 horas por dia. Vivemos em uma rotina acelerada, mas o fato de acordar cheio de compromissos e estendê-los por toda a noite cria sensações de obrigações e diminui a capacidade de relaxamento do nosso cérebro.
 
Isso nos faz depender de poucas horas de sono por dia para descansar. Na verdade, uma rotina estressante influencia diretamente em ter ou não ótimas noites de sono.
 
As desculpas para dormir pouco são extensas, mas você já parou para pensar na importância que um bom sono tem no seu dia-a-dia?
 
Estudos mostram que estresse, ansiedade, mau humor, obesidade e envelhecimento acelerado são algumas das consequências da falta de um sono reparador. Dormir mal por três noites é o suficiente para deflagrar sinais de alterações hormonais e a privação deste pode afetar a regeneração das células do corpo e consequentemente a imunidade fica declinada. Podemos dividir o sono em dois estágios: o sono REM e o sono NREM.
 
O sono REM é quando você sonha. É caracterizado por um alto nível de atividade. O batimento cardíaco, a pressão sanguínea e a respiração são semelhantes ao que você experimenta quando não está dormindo. Além disso, acredita-se que as lembranças são consolidadas durante este estágio do sono.
 
Nos estágios mais profundos do sono não-REM, os batimentos cardíacos e a frequência respiratória diminuem e a pressão sanguínea se reduz. Esses estágios do sono são os que restauram a capacidade física do corpo.
 
A atividade pode ser uma arma importante contra os distúrbios do sono, já que o exercício promove a liberação de serotomina, que desempenha um papel importante no nosso sistema nervoso. Entre as suas funções está à regulação do sono, além do controle da temperatura corporal e do apetite. Por isso, às vezes, durante os exercícios, nós bocejamos. Com a liberação de serotonina nos sentimos mais relaxados.
 
A prática regular de exercícios promove regulações tanto na serotonina quanto na endorfina. Isso promove sensação de bem estar e relaxamento, além de melhorar estados de ansiedade e depressão. Os exercícios podem promover maiores facilidades de controlar os distúrbios do sono, facilitando assim uma rotina mais harmoniosa durante o dia.
 
Não crie justificativas infundadas para não praticar exercícios físicos. Normalmente, a falta de tempo é a desculpa é mais utilizada, mas respeitar uma agenda que lhe permita desfrutar dos hábitos diários de exercícios é fundamental para uma vida mais saudável.
 
Fica a dica: Exercícios físicos, uma alimentação completa e um sono com qualidade são três fatores que, juntos, promovem uma vida mais saudável. Não caia em uma rotina que não beneficie sua qualidade de vida, afinal de contas, o dia tem 24 horas e nesse tempo você deve se alimentar, trabalhar, se divertir e dormir bem. Acredite, com um bom planejamento, conseguimos arrumar 30 ou 40 minutos diários de exercícios, tempo necessário para uma qualidade de vida muito maior. Saúde em primeiro lugar.

 
Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário