sábado, 15 de setembro de 2012

O que são cãibras musculares? E como se preveni-las?

Muitas pessoas, durante a prática regular de atividades físicas, ou muitas vezes após os exercícios, se queixaram de cãibras. Mas o que acontece com o corpo para que aconteça isso? Falta de treinamento, excesso de treinamento, movimentos inadequados, alimentação antes, durante e depois do treino, ingestão de líquidos, enfim, muitos são os fatores que podem ser responsáveis por causa cãibras. Mas antes de iniciarmos o assunto de hoje, primeiramente devemos entender o que são e o que pode realmente causar as cãibras musculares.

As cãibras musculares são contrações intensas de um só músculo isolado ou de um grupo deles e que ocorrem sem serem solicitados, ou seja, são contrações involuntárias. Normalmente acontecem após exercícios físicos e podem desencadear outros tipos de lesões.

Exercícios exaustivos podem gerar cãibras. Isso por que o acúmulo de metabólicos ou substâncias que são liberadas durante o trabalho dos músculos, como o ácido lático e a amônia, também pode colaborar para o surgimento de cãibra. A deficiência de minerais é provocada pela elevada eliminação de água por meio do suor, que faz o corpo perder o cloreto, o sódio e também potássio.
Existem vários motivos que causam as cãibras, porém a perda de sódio e líquidos na musculatura costuma ser o fator essencial que predispõe esse incômodo. Por isso, um déficit desse elemento e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis. Sob tais condições, uma leve tensão e um movimento subsequente podem fazer o músculo se contrair e se contorcer incontrolavelmente. Ao praticarmos atividades físicas intensas, colocamos os nossos músculos em um trabalho forte e progressivamente extenuante. Como consequência, problemas musculares como as cãibras podem surgir.
Para prevenirmos as cãibras, são necessários alguns ajustes na rotina, algumas recomendações que possam auxiliar muito o processo de treinamento, melhorando nosso rendimento na prática diária de exercícios e melhorando as adaptações fisiológicas do nosso corpo em resposta ao treinamento. Para auxiliar o processo de prevenção das cãibras é importante:
• Beber muito líquido para ficar hidratado durante o exercício;
• Repor níveis de sódio durante os intervalos de exercícios pesados e transpiração abundante com uma bebida esportiva como um isotônico;
• Assegurar uma recuperação nutricional adequada (particularmente para o sal) e descansar os músculos após um treino intenso.
Quando as cãibras aparecerem durante um exercício ou competição, siga as seguintes orientações:
• Alongamento - Como as cãibras são normalmente relacionadas à mudança na capacidade de peso, alongamento e exercícios sem peso são tratamentos efetivos.
• Massageie a área - Esfregar o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e também auxilia no estímulo à corrente sanguínea e ao movimento de líquidos na área.
• Estimule a recuperação - Descansar e reidratar adequadamente o corpo irão rapidamente trazer melhora.
Fica a dica: É muito importante na prevenção de cãibras seguir adequadamente uma rotina, que inclui respeitar um treinamento adequado, aquecer progressivamente ao iniciar o exercício e alongar especialmente depois da atividade. A alimentação adequada previne as cãibras que acompanham a desidratação e os desequilíbrios dos sais minerais. Se as cãibras são recorrentes, apesar de adequadamente tratadas, um médico especialista em Medicina do Esporte deve ser procurado. Saúde em primeiro lugar.


Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário