domingo, 23 de setembro de 2012

Os mitos da musculação para as mulheres

Toda vez que uma mulher inicia a prática de musculação, o professor(a) de educação física que vai orientá-la deve se preparar para um grande questionamento, já que aos olhos da grande maioria das mulheres, a musculação seja, talvez, a maior inimiga de um corpo belo, magro e feminino.

A musculação vem se tornando uma das atividades físicas mais praticadas por todo o mundo. E cada vez mais aumenta a procura de mulheres para realizarem essa modalidade. A princípio, esse dado é fenomenal, já que a musculação traz ótimos benefícios, especialmente às mulheres, porém, na verdade, com o aumento dessa procura, cada vez mais os mitos sobre a prática de musculação e o corpo feminino ganham mais força. E a missão do artigo de hoje é exatamente esclarecer e desvendar esses mistérios.

Alguns desses mitos transformaram modelos de treinamentos, criando sugestões de treinos e definindo-as como modelos mais eficazes para as mulheres. É o caso do nosso primeiro mito:

• As mulheres só precisam fazer treinos aeróbios e um treino leve de musculação

Normalmente esse modelo ‘perfeito’ de treinamento é incorporado por que a maioria das mulheres pretendem perder alguns quilinhos, mas essa relação não é tão simples assim. No exercício aeróbio, o gasto calórico é um pouco mais elevado, porém deve se manter níveis de intensidade altíssimos durante um volume (tempo) elevado para conseguir aumentar o gasto calórico acintosamente. É muito importante relacionar o processo de emagrecimento, principalmente com a alimentação, já que a relação ‘calorias consumidas x gasto energético’ é o principal fundamento para o emagrecimento.

Contra essa teoria temos alguns fatores que levam uma prática de exercícios resistidos com mais intensidade como fator fundamental no treino feminino. Toda mulher sonha com um corpo malhado e mais durinho e, para responder melhor ao estímulo do treinamento o corpo necessita de uma sobrecarga maior. Desse modo, treinar com baixas cargas na musculação e enfatizar os treinamentos aeróbios não auxiliam muito esse processo. É preciso treinar na musculação com mais intensidade e freqüência, sem medo de aumentar alguns pesos nos exercícios. Além disso, o ganho de massa magra pode ser essencial para a perda de gorduras localizadas, já que o músculo também se utiliza da gordura como fonte energética, portanto o aumento da massa magra facilita um pouco o processo de queima de gordura localizada.

Após o esclarecimento desse mito, poderíamos acreditar que os problemas com a musculação seriam deixados de lado, mas assim como a explicação acima desvenda mistérios, ela também cria monstros. No caso do próximo mito, cria o maior monstro de todos para a maioria das mulheres, que é o ganho de músculos, confira o mito a seguir:

• Treinar musculação fará você ficar grande e musculosa

Um dos principais hormônios responsáveis em aumentar o volume muscular é a testosterona, hormônio esse que a mulher produz numa quantidade muito menor que os homens. Em indivíduos adultos, o homem produz cerca de 20 a 30 vezes mais testosterona que a mulher. Esse mito deve ter sido criado baseado na imagem das fisiculturistas profissionais. Entretanto, infelizmente, aquelas mulheres usam esteróides anabolizantes (testosterona sintética) junto com outras drogas e aliadas a um treinamento pesado para atingirem aquele nível.

Acredite, se ganhar massa magra fosse uma tarefa tão simples, não existiriam tantas lojas de suplementos alimentares, e homens e mulheres não perderiam tanto tempo e nem tanta energia treinando. Ganhar músculos é uma tarefa que exige muito empenho e uma alimentação regrada. Aliando esses dois fatores, os resultados serão bons e com toda certeza duas ou três séries com alguns quilinhos na musculação não irão transformar nenhuma mulher na próxima “Miss Universo”.

• Desde que você faça exercícios, você pode comer o que quiser.

O maior sonho de todo praticante de atividades físicas seria esse, porém é nosso metabolismo quem determina quantas calorias iremos queimar num exercício e no resto do dia. Se consumirmos mais calorias do que queimamos, iremos engordar. Outra coisa: um pouco de exercício não gasta tantas calorias como imaginamos. Então, qualquer escapada da dieta você irá acumular gordura. As calorias gastas com atividade física podem ser acrescentadas à sua alimentação, se não estiver em processo de emagrecimento.

Para facilitar o entendimento sobre calorias gasta e consumidas, correr é uma das atividades que mais gastam calorias, uma hora de corrida continua significa gastar mais ou menos umas quinhentas calorias, isto é, o equivalente a mais ou menos cem gramas de chocolate.

Esses três mitos atrapalham e muito o desenvolvimento da pratica de musculação para as mulheres, eles acabam interferindo direta e indiretamente nos resultado. Para uma maior comodidade e menos preocupação, confira três regras muito importantes para que os resultados sejam os melhores possíveis. São elas:

• Confie no seu professor de educação física.
• Realize seu treino com muito empenho.
• Respeite uma alimentação balanceada.

Essas três regras são fundamentais para resultados mais eficazes.

Fica a dica: Para uma prática de atividade física mais equilibrada é muito importante seguir as orientações de um professor qualificado, procurar um nutricionista para aderir a um planejamento ideal de alimentação, e qualquer problema procure um médico. Uma boa alimentação e prática regular de atividades físicas devem levar você a seus objetivos. Cuide da sua saúde. Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário