domingo, 2 de setembro de 2012

Qual o seu tipo de pisada?

Quando iniciamos uma caminhada ou uma corrida, nunca paramos para analisar qual é nosso tipo de pisada, ou seja, de que maneira nossos pés tocam o solo. Isso porque nosso mecanismo para a corrida ou a caminhada se tornou um movimento automático e toda nossa estrutura física é alinhada para que possamos executá-lo sem maiores problemas.

Para uma simples caminhada, a pressão ou sobrecarga imposta é de apenas 1,5 vezes o nosso peso corporal, uma atividade de baixo impacto. Já na corrida, essa pressão aumenta de 3 a 5 vezes o peso corporal. Analisando cuidadosamente, não é uma sobrecarga absurda, porém já gera uma pressão significante, principalmente para nossos pés. Toda a pressão aplicada do chão contra os nossos pés são absorvidas pelas articulações do tornozelo, joelho, quadril e coluna. Isso se repete durante todo o processo de corrida ou caminhada. Todo esse esforço repetitivo pode gerar lesões ou dores pelo corpo. Com isso, é muito importante conhecer seu tipo de pisada, podendo assim prevenir o máximo possível futuras lesões ou acúmulos de dores remanescentes do gesto motor.

Todo esporte deve ser praticado com o equipamento adequado. Para a corrida e a caminhada o raciocínio deve ser o mesmo. Ou seja, neste caso o tênis, principal acessório aqui, deve ser escolhido de forma cautelosa. A eficiência do auxílio do tênis para a proteção de possíveis lesões é extremamente necessário para praticar com maior qualidade a corrida ou caminhada.

Entretanto, para se adquirir um tênis com qualidade e que encaixe nas suas necessidades, é necessário conhecer quais os tipos de pisada. Existem três tipos de pisada:

NEUTRA: onde se inicia com o solo do lado externo do calcanhar e então ocorre uma leve rotação para dentro, terminando a passada com a planta do pé. Corredores com pisada neutra podem ter o arco de pé normal, alto, médio ou até mesmo baixo. Sendo assim, eles podem usar uma variedade grande de tênis de corrida.

PRONADA: a pisada também começa com o lado externo do pé ou, algumas vezes, um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão. Uma quantidade moderada de pronação é necessária para que o pé funcione apropriadamente, no entanto, lesões podem acontecer com a pronação excessiva. Quando a pronação excessiva acontece, o arco do pé se achata, alongando músculos, tendões e ligamentos que ficam na parte inferior do pé.

SUPINADA: a pisada inicia com o calcanhar do lado externo e se mantêm o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho. Supinação é o oposto de pronação. Uma quantidade normal de supinação acontece quando, durante a pisada, o calcanhar deixa o solo e os dedos são usados para a propulsão do corpo. No entanto, a supinação excessiva põe uma carga grande nos músculos e tendões que estabilizam o tornozelo, o que pode fazer com que o tornozelo rotacione totalmente para fora, resultando em torção ou até mesmo na ruptura total dos ligamentos. Nesse caso o peso é aplicado na borda interior do pé durante a corrida.

Alem do tipo de pisada, os pés se dividem em tipos de arqueamento, que são:

Pé Plano: Possui uma curvatura muito pequena e deixa uma faixa quase completa entre o peito do pé e o calcanhar. Também pode ser chamado de pé chato.

Pé Cavo: Deixa uma marca com uma faixa estreita ligando o peito do pé e o calcanhar.

Pé Neutro: Deixa uma faixa normal ligando o peito do pé e o calcanhar, um pouco mais ampla do que o pé cavo, mas que ainda tem certa curvatura.

O tipo de pisada ou o tipo de arqueamento dos pés definem a mecânica da nossa estrutura durante o movimento. É muito importante ficar atento às suas necessidades, facilitando o processo para absorver o impacto e gerando o mínimo possível de lesão.

Fica a dica: Analisar o tipo de pisada é fundamental para melhorar o nível da qualidade da atividade física praticada. Médicos ortopedistas, fisioterapeutas e muitos educadores físicos realizam estudos severos nessa área. Procure conhecer e faça seu teste de pisada. Dessa maneira você estará cuidando da saúde dos pés e de todo seu corpo. Depois, faça uma ótima corrida ou caminhada. Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário