sábado, 16 de abril de 2011

Iniciação esportiva

As atividades físicas geram uma enorme abrangência em fatores a serem citados e seus temas em muitos casos promovem uma versatilidade de assuntos e detalhes quando, por exemplo, buscamos informações sobre o tema sugerido raciocinamos quando e como se tem inicio uma vida esportiva. Atualmente o sedentarismo aumenta em grande escala e a culpa disso é a globalização, cidades maiores, o aumento da criminalidade, o desemprego, o mundo mais competitivo, a tecnologia, esses fatores acabam que afastando as pessoas uma das outras. Transformando muitas vezes vizinhos em meros desconhecidos. Bons tempos aqueles em que íamos à escola, a padaria, ao clube, ao açougue, a escola, ao mercadinho, visitar amigos e parentes, sempre com longas caminhadas. Os fast foods eram programas especiais de fins de semana, e não locais para almoço e janta durante nossa corrida rotina . Todos esses fatores contribuíram para levarmos uma vida mais sedentária, e quem mais paga com isso não são os adultos de hoje, serão os adultos de amanhã. Afinal de contas os adultos de hoje tiveram a oportunidade de brincar e correr pelas ruas, jogar bola, pular amarelinha, brincar de esconde-esconde, pega-pega, soltar pipa, entre centenas e centenas de brincadeiras que poderíamos citar aqui. Quando e onde hoje em dia observamos isso no dia a dia das crianças, muito pelo contrário, o que observamos é que cada dia elas ficam mais tempo na escola, pois com o mercado de trabalho ficando mais competitivo, a preparação acontece cada vez mais cedo, crianças cada vez mais jovens praticando simulados para testarem conhecimento, se isto está certo ou errado não vem ao caso mas que a cobrança nas escolas é cada vez maior isso não gera duvida. Nas poucas horas de disponibilidade as crianças cada vez mais prematuramente acessam internet, jogos virtuais, videogames quando não estão à frente da televisão. Com tudo isso algo muito importante é deixado de lado o desenvolvimento motor. Qual seria o momento certo de introduzir uma criança ao esporte. Muitos pais em alguns casos determinam um esporte e iniciam a vida de seus filhos esportivamente. Isso seria certo ou errado às vezes isso acontece por que a criança observa algum atleta ou os próprios pais e sentem o desejo de praticar a mesma atividade física e os pais concordam deixando o orgulho de ver o filho seguindo os passos se concretizar. Porem como falamos de crianças devemos entender melhor a situação, afinal de contas ela está ainda em um período de formação, todo e qualquer incentivo trará conseqüências. Não desestimular a criança é o principal objetivo, pois a rotina de treinos e as intensidades devem obedecer todo o desenvolvimento da criança, para que ela não se sinta nem pressionada e nem seja desestimulada por pressão ou excessos físicos. Como deve acontecer a iniciação esportiva a fim de proporcionar motivação e amor pelo esporte? Essa iniciação deve acontecer de maneira lúdica, para que a criança conheça cada vez mais seu corpo e seus repertorio motor. A criança deve gostar da modalidade escolhida, essa sensação de realizar aquilo que gosta ajudará a criança a vencer os obstáculos impostos às vezes pelo esporte. Para que a criança possa escolher uma modalidade ela deve conhecer varias, e as modalidades devem ser impostas aos poucos, e acriança deve conhecer e apreciar tudo aquilo que pode vivenciar o individual e o coletivo. Podemos relacionar varias atividades e como acrescentá-las no cotidiano das crianças pela faixa etária, respeitando os estímulos individuais e coletivos, como por exemplo: 1 ano em diante: natação, atividades de recreação.(atividades que proporcionem conhecimento desenvolvimento motor no caso da natação em um meio diferente a água.) 5 anos em diante: ballet, atividades de recreação.( ainda na faze de aprendizagem motora o ballet cria obstáculos com movimentos e padrões coreográficos ajudando o desenvolvimento.) 8 anos em diante: basquetebol, voleibol, futebol, tênis, caminhada, alongamentos, artes marciais, atividades de recreação.(acrescentar algumas regras para que exista um objetivo nas atividades) 10 anos em diante: todas as anteriores além de corrida leve e circuitos.(nesse período as exigências físicas começam a fazer parte da vivencia da criança). As atividades acima são apenas sugestivas não necessariamente deve ser seguida , foi apenas uma maneira de demonstrar a importância de cada situação para o desenvolvimento da criança. A criança deve em primeiro lugar aprender a brincar, ela deve sentir prazer em realizar atividades que ao mesmo tempo que ensinam, priorizam um enriquecimento não só corporal mais cultural também, ela deve entender a importância da pratica de atividades físicas como beneficio da saúde e prazer pessoal, incentivar a criança desde muito cedo a promover uma vida mais saudável sem a “obrigação” da pratica de exercícios. Toda obrigação gera um stress e isso gera desinteresse. Realizar toda e qualquer atividade do dia a dia por amor é o mesmo que estimular a felicidade, e esse deve ser o pensamento de todo mundo ao promover toda e qualquer atividade relacionada à nossa vida.
Laert Braz Junior Formado em Educação Fisica na Universidade de Araraquara-Uniara Pós graduado na Universidade Gama Filho em Atividade física adaptada e saúde Professor na academia Saúde Activa

Um comentário:

  1. Laerte muitíssimo interessante sua colocação!
    incrível é que tendo uma visão clara sobre o correto a ser feito, enxergamos o quanto somos ainda amadores nessa prática. Sem levar em consideração as diferenças de acesso a informação por classe social. Valeu a dica!
    abraço.

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