Tanto na vida sedentária, quanto na pratica regular de atividades físicas intensas ocorre o encurtamento das fibras musculares, esse encurtamento gera a diminuição da flexibilidade e com isso a amplitude de movimentos diminui. Com o passar dos anos todos nós temos uma perda na elasticidade da musculatura esse é um processo absolutamente normal de nosso corpo durante o processo de envelhecimento. Baseado nisso analisamos a idéia do por que alongar e aquecer os músculos antes do exercício, para isso iremos entender o que cada um promove ao corpo.
O alongamento tem como meta o aumento da flexibilidade, esse aumento promove uma maior sustentação do corpo com as cargas diárias impostas e com isso a diminuição de dores em articulações e músculos mais frágeis. É muito importante alongar a musculatura antes e depois de qualquer atividade física mais intensa, preparando o corpo para as tarefas que serão exigidas. O alongamento auxilia no relaxamento da musculatura promovendo assim os seguintes fatores:
• Diminuição da tensão muscular
• Aumento da consciência corporal
• Movimentos mais soltos e leves
• Prevenção de lesões
• Ativam a circulação
Respeitar os limites do corpo é a primeira indicação para a prática de alongamento, aos poucos a melhora na flexibilidade facilita a amplitude dos movimentos. Introduzir o alongamento a sua rotina é o maior desafio para manter um corpo preparado e flexível. O alongamento deve ser gradativo, ou seja, aos poucos cada praticante irá perceber que as facilidades aumentam e para gerar a mesma tensão é necessário aumentar a amplitude do movimento isso já é um grau de melhora, mostra que o corpo vem passando por adaptações e já está mais flexível.
Conhecendo todo esse processo do alongamento cria-se uma duvida alongar antes do exercício tira necessidade do aquecimento?
Na realidade o aquecimento é muito benéfico ao nosso corpo, ele promove uma adaptação pré exercício deixando o nosso corpo em perfeito estado para o inicio das atividades. O aquecimento tem como meta o aquecimento corporal, elevando a temperatura do corpo e preparando o sistema cardiovascular e respiratório para o inicio das atividades. Com isso o aumento da irrigação sanguínea aumenta por todo o corpo e o corpo promove maior concentração de liquido sinovial nas articulações, facilitando a movimentação delas.
O aquecimento deve respeitar o principio da individualidade, que seria entender que cada pessoa é diferente uma da outra, portanto respeitar e individualizar o aquecimento especifico para cada um.
Existem algumas variáveis a serem respeitas são elas:
• Idade: com o passar dos anos o corpo demora mais tempo para adaptar-se ao exercício, por isso o aquecimento deve ser mais longo e gradativo para que o corpo aos poucos possa estar em estado ótimo para iniciar as atividades físicas.
• Período do dia: logo pela manhã o aquecimento deve ser mais longo e gradual. À tarde e a noite ele pode ser mais curto devido as adaptações ocorridas durante todo o dia.
• Tipo de treinamento: dependendo o tipo de atividade a ser realizada e o nível de aptidão física da pessoa o aquecimento deve ser mais ou menos intenso.
Respeitando essas variáveis concluímos que para um ótimo desempenho físico o alongamento e o aquecimento são indispensáveis.
Fica a dica: alongar e aquecer antes de toda atividade física deve fazer parte da sua rotina eles trazem benefícios para o corpo e para a realização dos exercícios. Cuidar do nosso corpo evitando dores e lesões é o primeiro passo para nosso completo bem estar, não se esqueça Saúde em primeiro lugar.
Laert Braz Junior
Formado em Educação Física na Universidade de Araraquara-Uniara
Pós graduado na Universidade Gama Filho em Atividade física adaptada e saúde
Professor na academia Saúde Activa