sexta-feira, 8 de julho de 2011

A hidratação ideal para as atividades físicas

Conhecer a importância da hidratação é fundamental para nossa saúde. Quando o assunto é relacionado às atividades físicas, aumentamos ainda mais essa necessidade de compreender o que devemos utilizar durante essa prática.

Quando realizamos atividades físicas, nosso corpo passa por alterações fisiológicas que servem para evitar a perda excessiva de água e para a manutenção térmica do corpo. Devemos repor o que perdemos com a transpiração e a urina. No exercício, essa necessidade de hidratação se torna ainda mais evidente.

Nos exercícios, a perda de eletrolíticos junto à transpiração é muito maior, por isso, devemos conhecer primeiramente os problemas decorrentes da desidratação, que podem ser percebidos com alguns sintomas como:

• Menor disposição;

• Câimbras Musculares;

• Perda de coordenação;

• Diminuição do Desempenho;

Sobre a questão hidratação, a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte recomenda alguns procedimentos:

• Suporte adequado de líquidos em um período de 24h que antecede uma atividade física;

• Consumo 250 a 500 ml de água 2h antes do início do exercício físico;

• Durante o exercício: iniciar a ingestão de líquidos nos primeiros 15 minutos e continuar a cada 20 minutos;

• Incluir bebidas isotônicas quando o tempo de atividade for maior do que 60 min.

Na realidade, existem vários tipos de líquidos a serem utilizados e, como bem sabemos, cada um oferece uma resposta diferente ao organismo. Podemos citar bebidas como:

• Refrigerantes - Não possuem nutrientes a mais para o corpo. São bebidas gaseificadas, o que pode causar desconfortos intestinais. Por possuir absorção mais lenta, chamamos esses de alimentos de “calorias vazias”, pois não são ideais para hidratação.

• Bebidas Energéticas - São bebidas estimulantes, que contém substâncias como vitaminas, aminoácidos, cafeína, entre outros. Essas substâncias ampliam o efeito diurético, que aumenta o volume e diminui a concentração da urina.

• Água de Coco - Isotônico natural, de baixa caloria e elevado teor nutricional. Apresenta, em sua composição, vários eletrólitos como sódio, potássio, fósforo e cloro, por isso possibilita uma absorção mais rápida, recuperando as perdas dos minerais. Excelente alternativa para a hidratação.

• Bebidas Isotônicas - São usadas principalmente para repor água e sais minerais perdidos pela transpiração. São bebidas isotônicas o soro caseiro, a água de coco, além de alguns industrializados como o Gatorade, que pode ser consumido por praticantes de atividade física, mas não são recomendados a gestantes, lactantes, hipertensos, diabéticos, celíacos e pessoas com doenças renais.

A hidratação após o exercício atua no reequilíbrio hídrico e na temperatura central, por isso tanto a hidratação quanto a reposição de eletrólitos perdidos pelo suor são fundamentais durante o processo de recuperação após o exercício em que ocorreu grande perda de suor.

A água é muitas vezes contestada por não repor o sódio e todos os eletrolíticos necessários, porém, ainda assim defendo que, para a hidratação, a água é a mais indicada, por ser abundante e de fácil acesso dentre todas as opções. Portanto, sempre que for treinar, siga à risca essas dicas. Leve sua GARRAFINHA, pois com ela você cuidará da hidratação ideal para seu corpo, padronizando um nível de saúde ainda mais excelente, e ainda protege o meio ambiente, evitando a utilização de copos descartáveis, que são usados desnecessariamente de maneira abundante. Assim você cuida da saúde do corpo e também do planeta. Saúde em primeiro lugar.



Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário