quinta-feira, 30 de junho de 2011

O inverno e as atividades físicas

Neste ano, a chegada do inverno já apresentou um queda rígida na temperatura média da nossa região. Muitos especialistas dizem que pode ser um dos invernos mais rigorosos dos últimos anos, e com todo esse frio que estamos encarando, fica uma enorme dúvida para os apaixonados pelos exercícios físicos: existe algum problema em realizar atividades físicas neste clima?

Costumo usar o termo ‘apaixonados pelo exercício’, já que para treinar com este friozinho, só mesmo aqueles mais dedicados praticantes dão continuidade nesta época do ano. Mas respondendo a pergunta acima, as atividades físicas no frio realmente não são a mesma coisa. Mas não se preocupe! Conheceremos alguns ajustes que irão facilitar a adaptação do corpo à baixa temperatura e, com isso, melhorar a prática nesta friorenta época do ano.

Com a queda da temperatura, o corpo também passa por mudanças. Por exemplo, nesta época é mais comum adquirirmos uma gripe ou um resfriado e, além disso, a vontade de dormir aumenta junto com aquela preguiça básica. A boa notícia é que o corpo sempre mantém a mesma temperatura, por isso o gasto calórico aumenta muito no inverno, o que é importante pra quem tem como objetivo o emagrecimento. Continuar treinando no inverno pode potencializar esse gasto calórico ainda mais.

Algumas outras alterações fisiológicas acontecem nesta estação do ano, como o aumento das contrações musculares, muitas vezes involuntárias, e o aumento da vasoconstrição, que é o processo de contração dos vasos sanguíneos em consequência da contração do músculo presente na parede desses mesmos vasos. Esses fatores podem promover o aumento de câimbras, contraturas, dores musculares e, no pior dos casos, aumento da pressão arterial.

Para uma melhora adequada na qualidade de seus exercícios, siga atentamente os próximos passos, prevenindo ao máximo as alterações citadas:

• Não acredite em ideias mirabolantes, que focam na utilização do excesso de roupas e trajes impermeáveis, para plastificar ou isolar o corpo. Isso pode abafar o corpo e ser muito prejudicial.

• Utilize roupas leves que possam evitar que você sinta frio, mas não atrapalhem sua mobilidade nem sua transpiração.

• No frio, o aquecimento e o alongamento são essenciais para prevenção de lesões no inicio do treinamento.

• O corpo deve demorar um pouco mais para a adaptação inicial, por isso planeje um aquecimento mais prolongado e tranquilo, respeitando ainda mais as adaptações.

• No inverno, a umidade relativa do ar é menor. Com isso, cresce a probabilidade de uma maior dificuldade para respirar e aumento de irritações nas vias nasais. Portanto, é fundamental a hidratação antes, durante e após os exercícios.

• O alongamento no final da sessão de treinos também é importante e fará com que a musculatura fique relaxada para o descanso. Não deixe de realizar.

Assim, entendemos que a importância das atividades físicas no inverno são também fundamentais. Podemos chegar ao verão com uma forma física melhor do no ano passado, para isso basta se dedicar durante toda esta estação. As alterações que ocorrem nesta época são absolutamente adaptáveis e fáceis de contornar.

Lembre-se que exercícios físicos sem orientação podem fazer mal à saúde. Existem profissionais capacitados e preparados para orientá-lo. Consulte seu médico, procure uma modalidade que você sinta prazer em realizar, contate um professor de educação física atualizado e comece o quanto antes! Não deixe mais um inverno passar para tomar as decisões.

Atividades físicas são necessárias para uma vida mais saudável, portanto não deixe para verão nenhum o que se pode realizar neste inverno. Espante logo esse friozinho com muita malhação! Saúde em primeiro lugar.



Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.
Blog: http://juniorbrazpersonal.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário