sábado, 11 de junho de 2011

Atividades Físicas e a Osteoporose

A Osteoporose é um distúrbio esquelético, caracterizando-se pela redução na massa óssea e com isso comprometendo a resistência óssea aumentando o risco de fraturas. Essa diminuição na massa óssea é natural do envelhecimento sendo mais comum nas mulheres do que nos homens é uma doença que normalmente avança lentamente não apresentando sintomas, até que ocorra uma fratura. O aparecimento da osteoporose ocorre quando os níveis de estrógeno do corpo diminuem, o estrógeno é um hormônio feminino também é presente nos homens porem em menor quantidade, ele tem a função de manter o equilíbrio entre perda e ganho de massa óssea, o que chamaremos de densidade mineral óssea.


É mais comum nas mulheres por que na menopausa, os níveis de estrógeno diminuem bruscamente e com isso em conseqüência a densidade mineral também tem baixa no seu nível. Os fatores de risco para a osteoporose são:


*baixo peso corporal
*baixa estatura
*idade avançada
*fratura previa
*menopausa precoce
*fumantes
*dieta pobre em cálcio
*pouca exposição diária ao sol


Lembrando que mulheres têm probabilidade maior que os homens, assim como indivíduos de raça Branca têm maior probabilidade sobre negros de terem osteoporose. O maior risco da osteoporose são as lesões, um estudo aponta que 50% de indivíduos acima de 50 anos que tem alguma fratura óssea apresentam algum grau de osteoporose. Sendo as lesões no fêmur aquelas que apresentam o maior risco, pela dificuldade de recuperação ou o individuo apresenta dependência total para seus afazeres diários ou pode em muitos casos chegar a falecer.


O tratamento para a osteoporose na realidade deve ser uma conscientização para a população atual, a prevenção deve se iniciar ainda na infância e juventude na elaboração de uma dieta rica em cálcio e vitaminas, o cálcio é um mineral necessário para o crescimento ósseo, recuperação óssea e manutenção da força ele é encontrado nas porções de leites e laticínios, estudos mostram que uma ingestão em pequenas doses varias vezes ao dia é mais eficiente.


Já a vitamina D que conseguimos junto ingestão de alimentos como gema de ovo, fígado manteiga e alguns tipos de peixe. A vitamina D ajuda a absorver o cálcio ela atua após exposição do corpo ao sol (alguns estudos mostram que devemos tomar sol em 40% do corpo ao menos 15 minutos ao dia) para uma melhor metabolização da vitamina D.


A prática regular de atividades físicas durante toda a vida proporciona uma maior facilidade na manutenção da densidade mineral óssea essa pratica constante facilita a absorção de cálcio e com isso os níveis de massa óssea ficam mais elevados.


Para indivíduos que já apresentam caso clinico de osteoporose exercícios como a ginástica aeróbica, musculação e exercícios de resistência podem manter ou elevar a densidade mineral óssea, estudos mostram ainda que indivíduos que realizam exercícios diariamente combinados com tratamentos farmacológicos obtêm um resultado ainda mais expressivo. Estes exercícios estimulam os osteoblastos, células responsáveis pela reconstrução óssea, devido ao estresse que promove ao esqueleto pelas forças de tração e compressão, estes tipos de atividades facilitam o ganho de força, resistência e equilíbrio.


As atividades físicas realizadas devem desenvolver o aumento da força, equilíbrio e resistência, estas três valências físicas irão auxiliar a diminuir o índice de quedas e lesões proporcionando maiores facilidades para a realização das atividades diárias. A manutenção da saúde corporal por completa possibilitando às pessoas a realização de suas atividades individualmente, pode ser o maior remédio contra o avanço da idade, a independência é primordial a qualquer ser humano.


Consulte seu médico realize um exame de Densitometria Óssea e conheça sua densidade mineral óssea, consulte um nutricionista e um professor de educação física, realize um planejamento completo para que a saúde dos seus ossos e do seu corpo fique em dia, tendo assim um envelhecimento mais agradável e saudável. Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior
Formado em Educação Física na Universidade de Araraquara-Uniara
Pós graduado na Universidade Gama Filho em Atividade física adaptada e saúde
Professor na academia Saúde Activa

Nenhum comentário:

Postar um comentário