sábado, 4 de junho de 2011

Atividades Fisicas o caminho do Emagrecimento

Emagrecer é, talvez, o objetivo mais encontrado atualmente em meio à população mundial. A obesidade já é vista como problema de saúde pública e é responsável pelo balanço energético positivo, ou seja, o consumo energético ou ingestão calórica é superior ao gasto energético. Segundo o IBGE, cerca de 17 milhões de pessoas no Brasil são obesas, o que representa 9,6% da população brasileira.

A obesidade também é caracterizada como problema estético e psicológico, porém o estilo de vida é o maior causador por conta do aumento excessivo da ingestão de nutrientes, combinados ao sedentarismo.

A obesidade pode trazer graves danos à saúde, sendo o aumento de massa de gordura responsável, por exemplo, pela apnéia do sono obstrutiva e a osteoartrite. Além disso, o aumento de células adiposas podem provocar diabetes mellitus tipo 2, câncer, doenças coronarianas e hepatite.

O principal tratamento para a obesidade é o emagrecimento, que é responsável pela redução da gordura corporal. É possível emagrecer com saúde e para isso é necessário um trabalho de atividade física e reeducação alimentar muito bem elaborado e supervisionado.

Hoje em dia, existem sites e revistas que trazem fórmulas revolucionárias, são as chamadas dietas da moda, que se referem à promessas de milagres em valores absurdos. As pessoas que compram essas ideias, na grande maioria das vezes, não obtêm sucesso pelo fato desse modismo não respeitar a individualidade de cada um, concedendo um planejamento nutricional idêntico para todo mundo, sem compromisso com a saúde.

O processo de emagrecimento depende de uma elaborada dieta, que exige a consulta de um nutricionista. Ele irá direcionar um processo metodológico que será completo por um programa de exercícios elaborado para o auxílio de gasto calórico.

Quando falamos em emagrecimento, rapidamente as pessoas pensam em exercícios, porém há uma grande confusão. Devemos entender que exercício não emagrece e sim proporciona aumento do condicionamento, da força, da resistência muscular e de vários outros fatores, porém ele não emagrece.

E por que o exercício é tão fundamental no processo de emagrecimento se ele realmente não emagrece? O exercício físico promove algo fundamental nesse processo que chamamos de gasto energético. Este gasto é toda a energia que nosso corpo utiliza para cumprir com suas necessidades. Toda caloria gasta pelo corpo como fonte energética do exercício acaba auxiliando no emagrecimento, já que quanto mais energia nosso corpo gastar, mais calorias irá utilizar para isso. É exatamente nesse ponto em que o exercício é fundamental. O emagrecimento é uma conta bem simples que podemos realizar: devemos sempre consumir menos calorias do que gastamos durante o dia. Com isso a ingestão calórica, sendo menor que o gasto calórico, resulta no processo de emagrecimento facilitado.

Com certeza, uma dieta regrada com uma diversidade de alimentos que inclua carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais necessários para nossa saúde, enfim, uma alimentação mais rica e completa, é parte desse processo de emagrecimento.

Para maiores informações, consulte um nutricionista, com o objetivo de conhecer suas necessidades e entender que o processo de emagrecimento depende fundamentalmente de um ciclo de consumo e gasto energético. Sair do sedentarismo é um passo fundamental para equilibrar a saúde, melhorar os níveis de aptidões físicas e ainda combater a obesidade.

Talvez as atividades físicas poderiam ser vistas, a partir de agora, não como uma obrigação para a manutenção da saúde e sim como uma forma prática e fácil de ajudar na manutenção dela. Toda obrigação acaba pesando e assim promovendo desânimo. Encarar a atividade física de uma maneira mais lúdica é facilitar sua disposição para realizá-la.

Procure uma atividade física que você gosta e sinta prazer em realizar, crie uma importância vital para sua realização e dedique-se ao máximo. Toda atividade física bem realizada faz bem à saúde. Lembre-se que não existem piores nem melhores exercícios, piores nem melhores modalidades. Pior é não realizar nenhuma atividade física e o melhor é entender que exercício faz bem a saúde.

Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara)

pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde.

É professor na academia Saúde Activa.

Um comentário:

  1. Parabens,vc merece pois se esforça,e vai atras do que quer e melhor sabe o que quer,alem de ser competenmte na area, abração

    ResponderExcluir