domingo, 26 de junho de 2011

Atividades físicas no tratamento da Fibromialgia

Atualmente a fibromialgia atinge cerca de 5% da população mundial, no Brasil esse numero cai para 2,5%, estando atrás apenas da osteoartrite no índice das doenças renais. Isso por que ela é considerada uma doença reumática, não inflamatória e pertence a um grupo de patologias musculoesqueléticas dolorosas. É vista como uma síndrome já que seu diagnostico depende de observações e não há evidencias laboratoriais que a confirmem. Ela acontece mais freqüentemente nas mulheres chegando a um numero de 8 por 1 entre mulheres e homens que são avaliados com fibromialgia.
A síndrome da fibromialgia é caracterizada por uma dor crônica, difusa e intensa. Tendo envolvimento de músculos, tendões e ligamentos. Existem pontos pelo corpo que são dolorosos chamamos de tender points, para caracterizar a síndrome da fibromialgia o individuo deve apresentar dos 18 pontos pré estabelecidos cerca 11 pontos dolorosos a palpação.
Na figura abaixo estão os pontos estabelecidos conhecidos como tender points.



Para o tratamento da fibromialgia devemos trabalhar com um fator novo, ele se chama abordagem multidisciplinar, seria a participação de varias disciplinas da área da saúde no tratamento da doença. Afinal de contas o paciente deve receber um tratamento completo que envolve medicação, alimentação, terapia, atendimentos psicológicos e emocionais alem de outros. Diferentes fatores podem desencadear esta síndrome como, por exemplo:


• Infecção ou uma inflamação
• Mudanças hormonais
• Fadiga generalizada
• Situações estressantes

Esses fatores podem ser precursores da fibromialgia porem nenhum estudo comprova isso, assim como nenhum exame detalha esse diagnostico, são apenas fatores que podem auxiliar na avaliação e no tratamento da síndrome.

As atividades físicas entram no auxilio ao combate da fibromialgia como um complemento para o processo do tratamento, as metas são a diminuição da sensação de tensão muscular, reduzindo o numero de tender points que apresentam dor. É preciso levar em conta as dificuldades que portadores dessa síndrome terão para realizar atividades físicas, devido a isso as cargas de treino devem ser quase nulas no começo para que o processo de adaptação seja ainda mais fácil, exercícios aeróbicos de baixa intensidade devem ser priorizados já nas primeiras seções pela facilidade de adaptação e execução, eles não irão incomodar não aumentando as dores neuromusculares que no inicio das atividades físicas tendem a aumentar, porem vão diminuindo assim que o individuo da continuidade ao trabalho físico. As atividades realizadas devem conter atividades prazerosas ao praticante, exercícios que trabalhem a parte cardiovascular e neuromuscular, alem de exercícios que proporcionem relaxamento, os indivíduos com essa síndrome devem se sentir absolutamente relaxados para que as tensões diminuam com isso atividades como alongamento, tai-chi-chuan, hidroginástica, ioga entre outras são muito bem indicadas.
Algumas regrinhas devem ser seguidas para elaboração do planejamento de treino sendo elas:

• Receber autorização do médico responsável
• Realizar uma anamnese completa
• Realizar uma avaliação física completa
• Respeitar um tempo maior de adaptação aos exercícios
• Incluir exercícios de flexibilidade e relaxamento nas seções de treino

A meta de toda atividade física e proporcionar melhora na qualidade de vida, no caso da fibromialgia os objetivos pessoais como ganhos de massa magra, emagrecimento, aumento do condicionamento físico entre outras metas devem ser deixadas um pouco de lado no inicio, já que a adaptação é mais lenta, porem a partir do momento que se inicia um plano de treino, você inicia uma melhora significativa no seu estilo de vida prenda-se a isso para superar toda e qualquer dificuldade.

Saúde em Primeiro Lugar.

Laert Braz Junior
Formado em Educação Física na Universidade de Araraquara-Uniara
Pós graduado na Universidade Gama Filho em Atividade física adaptada e saúde
Professor na academia Saúde Activa

Um comentário:

  1. Parabens pela artigo muito bom saber que na fibromialgia os exercicios fisicos tbm colaboram !

    Renata Muniz

    ResponderExcluir