sexta-feira, 15 de julho de 2011

Musculação para crianças:Quebrando mitos

Talvez os maiores tabus existentes na historia da educação física girem em torno das seguintes questões: Musculação ou treinamento resistido é recomendado para crianças? A partir de qual idade pode-se praticar musculação? Quais seriam os danos que essa prática pode causar?

Não tem jeito, essas perguntas perseguem os professores de educação física! Muito pior que isso acontece quando outros profissionais acabam meio que respondendo a essas perguntas sem um embase científico necessário. Isso acaba criando alguns paradigmas e, para quebrá-los, iremos entender como funciona a musculação e sua influência sobre os jovens praticantes.

A musculação não é bem uma modalidade desportiva e sim uma forma de treinamento físico. Vale ressaltar que é uma atividade com os riscos de lesões muito reduzidos. Talvez o maior de todos os argumentos gerados seja a influência do treinamento resistido no crescimento, ou seja, muitos acreditavam que durante o processo de desenvolvimento, o trabalho com cargas poderia afetar ou lesionar de alguma maneira as epífises ósseas (extremidades dos ossos). Isso levaria a crer que esse tipo de treinamento criava um efeito compressivo que abalaria o crescimento da criança.

Esse tabu já foi absolutamente removido nos dias atuais. Diversos estudos mostram que a musculação aumenta a produção de GH, o hormônio do crescimento, ajudando no desenvolvimento longitudinal. Obviamente que, se tratando de crianças, alguns cuidados específicos devem tomados. Para essa prática, é necessário que a criança já tenha um controle motor mais equilibrado, portanto uma idade legal para que a criança consiga realizar os movimentos corretamente seja a partir dos oito anos de idade. Um treinamento com excesso de carga pode sim prejudicar o seu desenvolvimento. Por ela estar se desenvolvendo, ela ainda tem os ossos 'moles' e uma carga exagerada pode causar deformações. Em contrapartida, cargas corretas e aplicadas adequadamente influenciam diretamente no equilíbrio muscular, coordenação motora, além de melhorar o condicionamento. Um fato importante é que essa prática também ajuda no controle do peso corporal, já que o aumento de massa magra gera também um aumento no gasto energético, proporcionando um controle do peso corporal mais facilitado.

Além disso, a criança que consegue desenvolver uma coordenação motora, além de aumentar o equilíbrio muscular, estará de certa maneira se prevenindo de algumas lesões articulares que podem acontecer em algumas quedas oriundas de diversos tipos de brincadeiras como subir e descer de árvores, pega-pega, jogar bola, entre outras. Essas atividades, na verdade, geram ainda mais riscos à criança do que a prática de musculação.

Alem disso, essas brincadeiras citadas vem diminuindo muito com o passar dos anos. A cada dia, o sedentarismo aumenta mais e mais em meio a criançada. Com as cidades cada vez mais desenvolvidas e a violência aumentando, os pais preferem que os filhos fiquem em casa, em frente à televisão, vídeo-game e computadores, ao invés de brincar pelas ruas como há anos atrás. Esse aumento do sedentarismo é muito prejudicial à criança, que acaba tendo um desenvolvimento motor reduzido, e com isso, as capacidades físicas acabam que não se desenvolvendo como poderiam, aumentando os níveis de obesidade e desencadeando outros problemas futuros. Exatamente nesse ponto que alguns pais procuram as academias, para que essa vida totalmente sedentária seja deixada de lado.

Já conseguimos entender que musculação não é só para adultos e que não faz mal algum ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, obviamente que ela deve ser trabalhada por profissionais sérios e bem preparados. Vimos também que os benefícios são inúmeros e que cada vez mais crianças praticam esse tipo de atividade e isso é muito bom, já que com o aumento desse mercado, cada vez mais os profissionais terão que estar preparados para atender esse novo grupo de alunos.

Hoje considero que a maior dificuldade para as academias não é prescrever o treinamento e sim conquistar a criança nesse espaço, afinal elas gostam do lúdico, ou seja, de brincadeiras. Por isso, as atividades voltadas para a infância devem conter momentos de distração que cobrem delas as melhorias nas capacidades físicas. Portanto, atualmente, o maior empecilho de todos os profissionais é conseguir gerar motivação aos seus aluninhos, mas com certeza em breve veremos nas academias verdadeiras brinquedotecas, pois a cada dia as academias estarão mais preparadas para atender as crianças, tanto no aspecto de treinamento ideal quanto no aspecto motivacional.

Fica a dica: musculação não faz mal algum em nenhuma idade! Ela deve ser imposta com responsabilidade e conhecimento científico, por um professor preparado e atualizado. Se esses fatores estiverem corretos, não se preocupe: seu filho estará em um ótimo caminho. Saúde em primeiro lugar.


Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário