A utilização de anabolizantes é cada vez mais comum em praticantes de atividades físicas. Com o objetivo absolutamente estético, os homens visam o corpo dos fisiculturistas e as mulheres têm como objetivo cultivar um corpo ao melhor estilo “mulheres frutas”, com músculos torneados e sarados e bumbuns gigantes. Entretanto, o que muita gente não conhece são os efeitos colaterais da utilização de anabolizantes. Para focarmos nesta questão, nosso primeiro objetivo é saber exatamente o que significa ‘esteróide anabolizante’.
Os esteróides androgênicos anabólicos, também conhecidos simplesmente como anabolizantes, são uma classe de hormônios esteróides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, desenvolvendo alguns tecidos, especialmente o muscular e ósseo. São substâncias geralmente derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona, e podem ser administradas principalmente por via oral ou injetável.
Efeitos colaterais possivelmente não desejados:
• Possível pressão sanguínea elevada.
• Alguns esteróides podem causar um aumento nos níveis de LDL e diminuição nos de HDL, o que pode aumentar o risco de ocorrer uma doença cardíaca.
• Acelerar ou causar calvície precoce e câncer de próstata.
• Alteração da morfologia do ventrículo esquerdo, acarretando problemas cardíacos.
Efeitos colaterais em homens:
• Ginecomastia – Desenvolvimento das mamas nos homens. Geralmente isso ocorre devido a altos níveis de estrogênio circulante;
• Função sexual reduzida e infertilidade temporária;
• Atrofia testicular e diminuição da produção de espermatozóides;
Efeitos colaterais em mulheres:
• Pêlos do corpo crescem;
• Voz fica mais grave (disfonia vocal);
• Aumento do tamanho do clitóris (hipertrofia clitoriana);
• Diminuição temporária nos ciclos menstruais.
Como vimos acima, os efeitos colaterais na utilização de anabolizantes podem levar o usuário a desenvolver problemas de saúde que podem até levar a óbito. E o mais preocupante é que muitas pessoas que fazem uso destes hormônios acreditam que estão sendo orientados, pois na maioria das vezes quem comercializa o produto acaba prescrevendo a utilização do mesmo. A venda de anabolizantes é proibida e só pode ser comercializada por receitas médicas. Em muitas academias e clubes de todo o Brasil é constante a presença de usuários e vendedores desses produtos.
A utilização de esteróides anabolizantes acarreta diversas alterações no corpo. Ele realmente aumenta à força, a resistência, a massa muscular, entre outros efeitos positivos ao desempenho. Médicos utilizam os anabolizantes em alguns tratamentos de doenças e tratamento destas, sendo devidamente orientado e cientificamente comprovado o efeito de melhora em determinados casos, contudo, o que devemos mesmo levar em questão após conhecer todos os efeitos colaterais é se realmente vale à pena utilizá-los.
Será que ter um corpo mais ‘sarado’ é mais importante do que obter melhor qualidade de vida e buscar seus objetivos com um prática diária e ideal de atividades físicas e uma alimentação saudável e bem orientada? Faça utilização de anabolizantes apenas sob prescrição médica e quando for necessário para sua saúde. Braços, pernas e bumbum nenhum irá trazer benefícios a sua saúde apenas pela estética. Conquiste essa beleza naturalmente através de uma prática bem orientada de exercícios, realizada por um professor de educação física de sua confiança.
Fica a dica: Não caia na lábia de quem lhe oferece esteróides anabolizantes para fins estéticos. Além de proibida a comercialização sem receita médica, eles irão trazer mais malefícios do que benefícios. Cultive a sua saúde com hábitos naturais e saudáveis. Saúde em primeiro lugar.
Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.
Blog: http://juniorbrazpersonal.blogspot.com
Adorei seu blog!!
ResponderExcluir