sábado, 28 de janeiro de 2012

Dançar, no ritmo da saúde

O carnaval vem se aproximando e com ele os foliões já vão se preparando para os dias tão badalados por todo o Brasil. No nosso país, carnaval significa verão, portanto desde o início do calor, passando pelas festas de fim de ano, o ritmo do verão é o mesmo do carnaval. No Brasil, a grande maioria das pessoas são adeptos da folia. Já que o clima é de festa e o ritmo é dançante, vamos verificar quais os pontos positivos que o ato de dançar proporciona à nossa saúde.

São muitos os benefícios que a dança traz ao nosso corpo. O fato de ser um exercício aeróbico auxilia no processo de gasto calórico. O desenvolvimento da musculatura das pernas, do abdômen e do bumbum é muito específico, já que o trabalho motor dessas regiões é muito elevado. A dança também auxilia em muitos outros benefícios, tanto para o corpo como para a mente.

O nosso corpo necessita de incentivos para adquirir melhoras progressivas. O fato de ter um ritmo ajuda para que normalmente as pessoas criem uma coreografia. Mesmo que ela seja particular, o importante é que em todos os casos processamos uma forma de dançar. O ritmo e a necessidade de seguir esse padrão coreográfico criado por nós ou copiado ajudam nosso trabalho físico e metabólico. Eles melhoram a capacidade cardiorrespiratória, diminuem a pressão arterial, melhoram a circulação periférica, perda calórica, fortalecimento muscular, proteção das articulações, atenuam as dores e podem prevenir problemas futuros posturais e de artrose.

A dança promove o bem estar social, combate o estresse, diminui a ansiedade, facilita a comunicação, e com isso melhora também a auto-estima. Com esses fatores elevados, a facilidade em criar novos amigos e conviver com um numero mais amplo de pessoas é simplificado. Estes benefícios deixam a mente mais leve e mais preparada para buscar novos objetivos e desafios.

A dança é uma atividade física com grande gasto de energia e utilização da musculatura e articulações. É uma atividade aeróbica focada em pontos específicos do corpo, que variam de acordo com o tipo da atividade. Uma hora de dança pode gastar em média de 300 a 400 calorias, dependendo do tipo e intensidade do movimento. A dança, como atividade física, libera endorfina, que é uma substância relacionada ao prazer, por isso está relacionada à alegria. A dança pode ser englobada tanto na área da arte, da educação, da atividade física e saúde. É considerada por muitos autores como a mais antiga das artes. Cada aluno é estimulado a compreender o movimento e a música.

As atividades são desenvolvidas de acordo com a idade, nível técnico e a modalidade escolhida, sempre focando no trabalho da postura, ritmo, equilíbrio, concentração e disciplina. É um exercício que interliga mente e corpo. A dança é considerada uma atividade terapêutica e por isso não tem restrições e nem idade indicada para ser praticada, ou seja, tanto para crianças, idosos ou adultos, a atividade sempre será benéfica para a saúde. Ela reúne vários atributos, pois além de ser uma atividade recreativa, trabalha a força, a flexibilidade, a resistência e a coordenação muscular. É uma boa opção para aqueles que gostam de dançar e fugir dos exercícios com pesos na academia.

Fica a dica: Dançar explora tanto sua individualidade quanto a coletividade. São inúmeros os benefícios físicos, mentais e sociais que a dança promove. Portanto, neste verão e neste carnaval, aproveite o que a dança tem de melhor, que é a promoção da saúde. Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário