sábado, 21 de janeiro de 2012

Ganhando músculos com responsabilidade

Na rotina das academias e clubes por todo o mundo, os professores de educação física trabalham em suas prescrições de exercícios diversos objetivos e um dos mais cobiçados pelos praticantes de atividades físicas é o ganho de massa magra. Seja por vaidade, seja pela saúde, a cada dia centenas de pessoas dão início a dietas e programas de exercícios. Normalmente, essa decisão é tomada quando o indivíduo confere seu índice de massa corpórea (IMC) obtido quando se divide o peso pelo quadrado da altura. O IMC não é um grande ponto de referência quando falamos de valores corporais, por ser uma análise muito superficial que fica em débito com outros elementos fundamentais para uma boa avaliação corporal como, por exemplo, percentual de gordura, quilos em massa magra, quilos em massa óssea e quilos em gordura. Com alguns protocolos muito simples, é possível avaliar esses fatores em números aproximados e obter uma qualidade e quantidade de dados mais eficientes para a prescrição de exercício e dietas.

As respostas aos exercícios físicos entre homens e mulheres são diferentes, principalmente por questões hormonais. Enquanto a testosterona permite aos homens uma formação muscular mais acentuada, o estrógeno dá ao corpo das mulheres um arredondamento da camada de gordura. Embora muitas atividades físicas colaborem para o aumento muscular, o treinamento resistido - exercícios com peso onde há uma resistência, como na musculação - é o estímulo mais eficiente para essa finalidade. Com o aumento da massa muscular, você pode aprimorar o seu desempenho esportivo e aumentar a proteção dos ossos e articulações. Melhorar a estética corporal e favorecer o conforto na vida diária e no trabalho físico.

Um treinamento adequado, aliado à alimentação equilibrada prescrita por um nutricionista, dará excelente resultado. Se ele não for o esperado, dificilmente poderá ser melhor com suplementos e anabolizantes. Na realidade, as drogas não criam campeões. Muitas pessoas aumentam a massa muscular sem o uso desses elementos. Algumas têm tanta dificuldade que os resultados são muito pequenos, mesmo utilizando essas substâncias, além dos riscos que elas oferecem à saúde. Essa dificuldade tem como principal fator o genético, que é impossível de ser modificado.

É evidente que a busca pela beleza e estética é crescente e, nessa busca, muitos indivíduos procuram cada dia mais obter informações e idéias que contribuam para que os resultados de um corpo bem definido cheguem rápido. É preciso saber que nem tudo é válido para obter um ganho elevado de massa magra, pois o organismo do indivíduo deve ter os seus limites respeitados para que a saúde não venha ser prejudicada.

A alimentação deve ser balanceada de acordo com a orientação do nutricionista. Não se esqueça dos alongamentos antes e depois dos treinos. Leve a sério a musculação, pois ela sem dúvida pode trazer muitos benefícios e, se você desejar realmente aumentar a massa muscular, tenha disciplina e siga as dicas acima, respeitando os seus limites. A chave para uma dieta saudável é uma alimentação sem excessos, composta por refeições balanceadas, formadas por diversos tipos de nutrientes – proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Esta alimentação deve fornecer a energia necessária para o organismo desempenhar todas as suas funções além de fornecer uma quantidade adequada de fibras e água.

Veja abaixo alguns benefícios no ganho de massa magra:

• Melhora a postura, previne as dores na coluna e aumenta a proteção das articulações e dos ossos;
• Aumenta a força para as atividades cotidianas.
• Ajuda no processo de queima de gordura, modificando o metabolismo basal (reserva de energia), acelerando-o.
• Evita várias doenças e torna o coração mais saudável, principalmente para esforços intensos.

Fica a dica: Para melhores resultados em seu treinamento é necessário realizar uma avaliação física, com treinos de musculação sempre bem orientados e de acordo com as suas necessidades. O tempo de descanso e o sono noturno devem ser suficientes para recuperar as energias. Tenha disciplina, siga as dicas e supere os seus próprios limites.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário