terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Saúde completa e um carnaval de alegria

A prática regular de atividades físicas promove a todo praticante um bem estar completo. Para aqueles que se empenham durante todo o ano em suas rotinas de exercícios, manter o pique nas badaladas noites de carnaval é absolutamente normal, a agitação e a folia fazem parte da festa, porém não é só o condicionamento físico que deve ser preparado. Para estar pronto para a folia, todos devemos encontrar um estado total de bem estar, e isto inclui rotina de exercícios, descanso necessário, boa alimentação e uma preparação mental adequada.

Festejar quatro noites de carnaval é o mesmo que praticar quatro dias consecutivos de atividades físicas muito intensas, portanto em uma boa preparação, o planejamento, a alimentação e o respeito aos limites do corpo são dicas essenciais para aproveitar ao máximo.

Diminuir a intensidade da prática diária de exercícios na semana do carnaval é absolutamente recomendado para deixar o corpo com as energias carregadas. Treinos com aumento nas seções de alongamento são recomendados para evitar possíveis lesões. Após o carnaval, as atividades físicas devem ser introduzidas com seções de relaxamento e atividades aeróbias de baixa intensidade e baixo volume, ou seja, pouco tempo e exercícios que preservem mais as energias do corpo.

A alimentação é fundamental neste período. O carnaval é realizado no verão e nesta época do ano o excesso de calor e de pessoas no mesmo local pulando, dançando e cantando é imenso. Respeite seu corpo e dê intervalos para que você possa se hidratar e esfriar um pouco o corpo e relaxar a mente. Além disso, nosso sistema auditivo também precisa de descanso. Segundo a fonoaudióloga Renata Muniz, esse intervalo é também essencial para a saúde dos ouvidos. Ela diz que a cada quinze ou vinte minutos devemos sair do ambiente com som muito alto e descansar um pouco nossos ouvidos para que eles possam se restabelecer e assim evitar possíveis problemas.

Ter uma alimentação completa, hidratar-se durante todo o dia, não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e policiar-se para não cometer exageros são as regras básicas para uma boa estadia e assim aproveitar no carnaval. No campo das atividades físicas é mais fácil ainda. Se você teve todo o ano para malhar muito e ficar em forma, aproveite a ultima semana antes do carnaval e a semana seguinte para atividades leves que ajudem a estar totalmente preparado para esta maratona de festas e muita folia. Se você não se preparou durante todo ano, não tente resolver tudo nos últimos dias, será totalmente inútil e você ainda pode acabar prejudicando seu carnaval. Relaxe e aproveite o carnaval e quando as festanças terminarem, comece o processo de preparação apara o carnaval seguinte. Você terá muito tempo até lá para estar a mil.

Para maiores dúvidas sobre alimentação procure um nutricionista. Se o problema é com sua rotina de exercícios, fale com seu professor de educação física e para cuidar da saúde dos ouvidos com as noites barulhentas de folia procure um fonoaudiólogo. Cuidar da saúde é essencial para um bem estar completo.

Fica a dica: Carnaval é tempo de alegria e descontração. Saber os limites do corpo ajuda você a aproveitar melhor a folia e se recuperar melhor para os dias seguintes. Cuide da saúde, pois assim ela cuida de você. Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário