sábado, 21 de maio de 2011

Atletas de fim de semana, saúde ou lesões a caminho?

Já sabemos que para o exercício nos dar um efeito de melhora no condicionamento físico, na saúde e no bem estar devem ser praticado regularmente no mínimo três vezes por semana, em alguns casos até duas vezes na semana teremos sensações gradativas de melhora. Porem algumas pessoas não entende bem esse assunto e escolhem o sábado e o domingo para essa prática, alegando não terem tempo durante a semana, chamamos estes de atletas de fim de semana, são aquelas pessoas que deixam o sábado e domingo para realizar atividades físicas em prol de deixar de lado o sedentarismo.
As atividades físicas sem orientação na maioria das vezes são altamente prejudiciais a saúde já que o exercício deve respeitar a individualidade de cada um, a idade, o condicionamento e o estilo de vida. E muitas vezes aquela corrida ou caminhada muito extensa, ou até mesmo o futebol de final de semana podem trazer dores e até mesmo lesões ao invés de melhorias na qualidade e no estilo de vida.

Junto a essas praticas esporádicas as seguintes lesões podem aparecer, sendo elas:

*Distensão muscular: nome comum para um estiramento ou ruptura de alguma fibra.
*Entorse: lesão causada por um excesso na amplitude do movimento.
*Contusão: decorrente de pancadas e batidas, músculos mais treinados se recuperam ou sentem menos as escoriações.
*Tendinites: inflamações de tendões ou micro trauma neles, atletas de fim de semana sentem essa lesão pela falta de ritmo.
*Ruptura de tendão ou ligamento: lesão que ocorre com mais freqüência no joelho. Uma pessoa melhor treinada tem músculos mais fortes e estes protegem ossos, ligamentos e tendões.


Estes tipos de lesões ocorrem por que o exercício físico precisa de regularidade para apresentar benefícios para a saúde, devido a isso as atividades físicas realizadas por atletas de fim de semana tornam os exercícios tão prejudiciais a saúde quanto o sedentarismo. Músculos preparados superam com mais facilidades as sobrecargas impostas por exercícios extenuantes.
Caso o tempo durante a semana seja realmente um problema, uma pratica de atividade física durante o fim de semana deve ser moderada, uma boa seção a alongamentos, um aquecimento bem realizado serão de grande auxilio e ajudarão a preveni, pelo menos um pouco, certos tipos de lesões. Mas se possível faça uma caminha ou corrida pelo menos três vezes por semana sob uma boa orientação, quinze minutos diários de corrida e uma seção de alongamentos irão ajudar e muito nas atividades físicas realizadas no fim de semana.
E se você é fã mesmo daquele futebolzinho aos sábados e domingos, muito cuidado ou prepare-se melhor seguindo os conselhos acima. O futebol como esporte de alta intensidade tem um índice de lesões muito alto e para praticantes mais despreparados esse índice aumenta ainda mais.
Não existe uma dose correta de atividade física existe sim a importância de serem praticados sem grandes interrupções, os exercícios devem ter o objetivo de melhorar o estilo de vida e a saúde, devem ser realizados sob orientação e prescrevidos a partir de uma avaliação física. Uma programação bem elaborada conta com uma seqüência que detalha até mesmo os intervalos entre as seções assim como o sedentário que pratica exercícios durante o fim de semana, existem aqueles que não repousam nem durante a semana e nem nos fim de semanas, estes também sofrem com lesões e sobrecargas já que não respeitam a periodização e não dão descansos necessários ao corpo.
É preciso entender que os exercícios físicos assim como podem fazer muito bem para a saúde quando realizados de forma regular podem acarretar sérios danos ao corpo e a saúde, por isso respeite o treino e realize uma pratica de atividades físicas necessária para a saúde. Como sempre Saúde em primeiro lugar.


Laert Braz Junior
Formado em Educação Fisica na Universidade de Araraquara-Uniara
Pós graduado na Universidade Gama Filho em Atividade física adaptada e saúde
Professor na academia Saúde Activa

Nenhum comentário:

Postar um comentário