domingo, 31 de julho de 2011

A importância do Alongamento e do aquecimento nas atividades físicas.

Normalmente em todos os tipos de atividades físicas é comum que os professores peçam para que os alunos realizem o alongamento e o aquecimento muscular, a dúvida que fica é até que ponto isso é uma necessidade e até que ponto é apenas um habito. Existe uma forma especifica de trabalhar o alongamento e o aquecimento e qual dessas duas práticas é a mais importante para nosso corpo.


Tanto na vida sedentária, quanto na pratica regular de atividades físicas intensas ocorre o encurtamento das fibras musculares, esse encurtamento gera a diminuição da flexibilidade e com isso a amplitude de movimentos diminui. Com o passar dos anos todos nós temos uma perda na elasticidade da musculatura esse é um processo absolutamente normal de nosso corpo durante o processo de envelhecimento. Baseado nisso analisamos a idéia do por que alongar e aquecer os músculos antes do exercício, para isso iremos entender o que cada um promove ao corpo.

O alongamento tem como meta o aumento da flexibilidade, esse aumento promove uma maior sustentação do corpo com as cargas diárias impostas e com isso a diminuição de dores em articulações e músculos mais frágeis. É muito importante alongar a musculatura antes e depois de qualquer atividade física mais intensa, preparando o corpo para as tarefas que serão exigidas. O alongamento auxilia no relaxamento da musculatura promovendo assim os seguintes fatores:

• Diminuição da tensão muscular

• Aumento da consciência corporal

• Movimentos mais soltos e leves

• Prevenção de lesões

• Ativam a circulação

Respeitar os limites do corpo é a primeira indicação para a prática de alongamento, aos poucos a melhora na flexibilidade facilita a amplitude dos movimentos. Introduzir o alongamento a sua rotina é o maior desafio para manter um corpo preparado e flexível. O alongamento deve ser gradativo, ou seja, aos poucos cada praticante irá perceber que as facilidades aumentam e para gerar a mesma tensão é necessário aumentar a amplitude do movimento isso já é um grau de melhora, mostra que o corpo vem passando por adaptações e já está mais flexível.
Conhecendo todo esse processo do alongamento cria-se uma duvida alongar antes do exercício tira necessidade do aquecimento?

Na realidade o aquecimento é muito benéfico ao nosso corpo, ele promove uma adaptação pré exercício deixando o nosso corpo em perfeito estado para o inicio das atividades. O aquecimento tem como meta o aquecimento corporal, elevando a temperatura do corpo e preparando o sistema cardiovascular e respiratório para o inicio das atividades. Com isso o aumento da irrigação sanguínea aumenta por todo o corpo e o corpo promove maior concentração de liquido sinovial nas articulações, facilitando a movimentação delas.

O aquecimento deve respeitar o principio da individualidade, que seria entender que cada pessoa é diferente uma da outra, portanto respeitar e individualizar o aquecimento especifico para cada um.
Existem algumas variáveis a serem respeitas são elas:

• Idade: com o passar dos anos o corpo demora mais tempo para adaptar-se ao exercício, por isso o aquecimento deve ser mais longo e gradativo para que o corpo aos poucos possa estar em estado ótimo para iniciar as atividades físicas.

• Período do dia: logo pela manhã o aquecimento deve ser mais longo e gradual. À tarde e a noite ele pode ser mais curto devido as adaptações ocorridas durante todo o dia.

• Tipo de treinamento: dependendo o tipo de atividade a ser realizada e o nível de aptidão física da pessoa o aquecimento deve ser mais ou menos intenso.

Respeitando essas variáveis concluímos que para um ótimo desempenho físico o alongamento e o aquecimento são indispensáveis.

Fica a dica: alongar e aquecer antes de toda atividade física deve fazer parte da sua rotina eles trazem benefícios para o corpo e para a realização dos exercícios. Cuidar do nosso corpo evitando dores e lesões é o primeiro passo para nosso completo bem estar, não se esqueça Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior
Formado em Educação Física na Universidade de Araraquara-Uniara
Pós graduado na Universidade Gama Filho em Atividade física adaptada e saúde
Professor na academia Saúde Activa

15 comentários:

  1. brigada pelas dicas lindo

    ResponderExcluir
  2. vc me ajudo no trabalho brigadinha

    ResponderExcluir
  3. te adoro mesmo tirei 10 na prova de educaçao fisica lendo seu textos

    ResponderExcluir
  4. Luciana Sousaaa :-) :-O >25 de julho de 2012 às 16:00

    Seus textos são maravilhosos... Tô bem informada sobrre o assuntoo! Obrigada! Vou precisaaaar diisso naa escola. ><

    ResponderExcluir
  5. Obrigada espero q tambem tire 10 no trabalho se eu n tirar vc n e tão bom assim

    ResponderExcluir
  6. vou tirar um 10...valeu mesmo..valeuzão

    ResponderExcluir
  7. valeu texto me ajudou no trabalho e na prova muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. com certeza vou tirar total no trabalho de ed fisica...obg pelas dicas....

    ResponderExcluir
  9. Obrigado mesmo isso vai fazer eu tirar 10,0 tem E.Fisica .Obrigado

    ResponderExcluir
  10. me ajudou muito tirei um 100 no trabalho uruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  11. Suupeer Boom! Espero tirar 10 no trabalho de Educação Física! Muito Obrigado! Me ajudou bastante.

    ResponderExcluir