sábado, 20 de agosto de 2011

Atividade Física: Um convite à saúde

A preocupação com a saúde é cada vez maior nos dias atuais e a grande maioria das pessoas se preocupa com fatores que auxiliam a manutenção de uma vida mais sadia. A idéia de uma alimentação mais equilibrada, cuidados com a vida, a manutenção de nosso planeta e principalmente o ato de sair de uma rotina de sedentarismo com diversas atividades físicas são, talvez, os principais focos do homem atual.


O ponto positivo de tudo isso é que, com essa consciência mais ampla, acredita-se que a cada ano a expectativa de vida da população mundial aumente mais e mais. Contra essa idéia de padrão ideal de estilo de vida vem a tecnologia e as facilidades impostas pela evolução.

A atividade física é definida como “qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso”. O termo refere-se em especial aos exercícios executados com a intensão de manter a saúde física, mental e espiritual; em outras palavras, a “boa forma”.

A atividade fisica esteve sempre presente, com papel fundamental, no estilo de vida da humanidade. Desde o tempo dos homens das cavernas a atividade fisica tem seus princípios. Naquela epoca, a preparação fisica para a caça era fundamental para a sobrevivência daquele povo. Na Grécia já se cultuava as atividades fisicas como forma da manutenção de uma corpo perfeito para as competições realizadas. Já os romanos tinham uma visão da preparação para possíveis guerras, onde os homens mais fortes se tornariam os melhores guerreiros.

As facilidades apresentadas pela evolução atrapalham a dedicação a um estilo de vida mais saudável. Na maioria dos países em desenvolvimento o número de não praticantes de atividades físicas é muito elevado e com isso aumenta o número de pessoas que podem sofrer de alguma doença decorrente do envelhecimento.

Viver mais tempo não significa viver melhor. Com o passar dos anos, a tendência ao aparecimento de alguma doença decorrente do envelhecimento é muito mais provável, porém o ato de cuidar do corpo, levando um estilo de vida mais ativo, pode ajudar no processo de manutenção da saúde física.

Doenças como a diabetes tipo 2, obesidade, osteoporose, artrose, artrite, hipertensão, entre outras, são facilmente combatidas por aqueles indivíduos que praticam regularmente exercícios. O controle dessas doenças que a cada dia atinge mais e mais cidadãos pelo mundo é quase que uma obrigação para aquelas pessoas que praticam atividades físicas.

Manter o corpo saudável e eliminar a probabilidade de desenvolver essas doenças são a meta da maioria dos praticantes de atividades físicas. Para entender melhor basta compararmos duas pessoas com mais de 50 anos, uma que pratica exercícios regularmente a pelo menos 5 anos e outra que nunca praticou. As diferenças são gigantescas nas capacidades físicas como força, flexibilidade, capacidade aeróbia e até mesmo nos trabalhos motores da vida diária.

Cuidar da sua saúde passa necessariamente pela obrigação de cuidar do seu corpo. Acredite, nunca é tarde para começar a praticar exercícios. Buscar uma vida mais saudável e sem restrições é o objetivo de todos nós, e cuidar no corpo é a referência principal para cuidar da nossa saúde.

Fica a dica: para buscar uma saúde mais completa, cuidamos do nosso planeta, da nossa vida e do nosso corpo. Só assim teremos um envelhecimento mais completo e mais saudável. Por isso, vale a pena citar: a saúde do corpo é a saúde da vida.



* Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário