terça-feira, 16 de agosto de 2011

Treinamento Funcional: o Treinamento completo?

O treinamento funcional é um método de treinamento que tem como meta principal a melhora das qualidades físicas dos adeptos a essa prática, visando uma melhor aptidão física e uma promoção da saúde com mais eficiência, porém o que mais tem chamado a atenção dos praticantes de atividades físicas é que muitos dizem que este é o treinamento perfeito, sendo ele o mais completo e benéfico tanto para os mais condicionados como para os iniciantes, e que essa metodologia emprega uma facilidade melhor de adaptação criando um ambiente mais dinâmico para o treinamento.


O corpo humano tem uma variabilidade imensa de movimentos, e para cada movimento específico é necessário que uma seqüência de ações musculares seja executada promovendo a ação desejada. Com isso seria impossível numerar as possibilidades de ações musculares que temos para os diversos tipos de ações que promovemos. Com essa capacidade de inovar e qualificar esses movimentos que o treinamento funcional foi criado com o intuito de não desperdiçar tempo e trabalhar ainda mais as diversas ações musculares.

Estão muito enganados os que pensam que treinamento funcional é uma modalidade recente, a funcionalidade do corpo é treinada há muito tempo. Desde o tempo de gregos e romanos fazia parte da cultura desses povos, estudar essa funcionalidade e criar situações que poderiam auxiliar futuramente com melhores desempenhos.

O treinamento funcional como método de exercício representam uma volta à utilização dos padrões fundamentais do movimento humano (como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros), envolvendo a integração do corpo todo para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimento. Utilizando aparelhos alternativos ou acoplados aos aparelhos de musculação, exige para a execução dos movimentos diferentes percepções do que os exercícios mais tradicionais realizados na academia. Contudo, os exercícios podem ser realizados com o peso do próprio corpo, cabos, elásticos, pesos livres, trazendo benefícios mais significativos à capacidade funcional do corpo. São exercícios bastante motivacionais e desafiadores.

Os principais objetivos do treinamento funcional são:

• Melhora do equilíbrio
• Melhora da flexibilidade
• Melhora na postura
• Aumento da resistência aeróbia e anaeróbia
• Aumento da força
• Aumento na coordenação motora
• Melhora na ativação de músculos estabilizadores da coluna

Todos estes aspectos demonstram a importância do treinamento funcional para a saúde do corpo, claro que todo método de treinamento deve seguir algumas regras básicas de planejamento e orientação ideal que seu professor de educação física deve ter.
Mas não confunda toda essa propaganda ao treinamento funcional como critério de avaliação a este método de treino, nada disso como professor de educação física defendo absolutamente que nenhum método ou modalidade é superior ao outra. O que realmente acontece é que os resultados podem acontecer de maneiras diferentes, e que um ou outro é menos ou mais eficaz para determinado objetivo.

O treinamento funcional tem suas inúmeras qualidades porem não e nem será os mais eficiente dos métodos que podemos trabalhar, devemos escolher nosso tipo de exercício de acordo com o que mais gostamos de realizar. Toda pratica de atividade física proporciona um aumento da qualidade de vida de seu praticante, e sempre que for escolher seu método ou modalidade, escolha com paciência algo que envolva tipos de atividades que você goste de realizar. Chega de acreditar em propaganda enganosa que determina uma ou outra atividade como mais completa, todas as atividades tem seus benefícios.

Fica a dica: Toda atividade física é fundamental para a saúde do corpo, não existe exercício completo, existe sim o objetivo a ser alcançado e quais métodos oferecem mais vantagens para tais benefícios. Praticar atividade física é VITAL para uma vida mais saudável. Saúde em Primeiro lugar.



Laert Braz Junior
Formado em Educação Física na Universidade de Araraquara-Uniara
Pós graduado na Universidade Gama Filho em Atividade física adaptada e saúde
Professor na academia Saúde Activa

Nenhum comentário:

Postar um comentário