domingo, 7 de agosto de 2011

Motivação, a essência dos exercícios

É muito comum as pessoas, após se conscientizarem da importância das atividades físicas para a saúde e o bem estar, decidirem o mais rápido possível se inscreverem em um clube ou academia para iniciar um programa de atividades físicas. É ainda mais comum, após uma ou duas semanas, essa super motivação dar lugar a um desânimo total. É assim que ocorre, após muitas faltas, a desistência daquela atividade, e o que é pior, nem ao menos existe uma mudança de modalidade, e sim a desistência total. Com isso, são utilizadas velhas desculpas. Uns citam a falta de tempo, outros afirmam que o resultado no período de frequência foi fraco, outros ainda dizem não gostar de exercícios. Enfim, essas são algumas entre outras histórias que são muito comuns.

Esta é uma falha absoluta no processo de adaptação ao exercício. Sem sombra de dúvida, cada pessoa possui suas preferências quanto às várias modalidades que podem ser praticadas e não desistir de encontrar a atividade ideal deve ser lema. Em alguns casos, uma variação de diferentes modalidades pode ser o estimulo necessário para uma melhor adaptação, o que criaria uma motivação extra para praticar seus exercícios.

A ciência só confirma o que muitos já sabem: Fazer algo sem prazer não revela bons resultados e isso também vale para atividades físicas. Alguns estudos já mostraram que pessoas que avaliam suas rotinas como sofrida adquirem alguns quilinhos a mais em um período comparado àquelas que não consideram seu treino um sofrimento. Se você realizar um exercício que gosta, a possibilidade de desistir é mínima por que esta atividade se tornará indispensável para o seu dia-a-dia. Quando se começa a praticar exercícios físicos, ocorrem muitas alterações fisiológicas e a necessidade de ingestão de alimentos e líquidos passa a ser maior. Assim, o que deve ser realmente controlada é a ingestão calórica, já que manter esse equilíbrio de quanto o corpo gasta e o que ingerir é muito difícil. Nem todas as pessoas sabem os valores energéticos de determinados alimentos e muitas vezes umas sobremesas a mais complicam, e muito, esse controle. Muitas vezes, o resultado negativo na balança ajuda os praticantes a se desmotivarem com as atividades físicas, usando como desculpa resultados pouco expressivos, mas na realidade a falta de controle na ingestão de calorias é o grande adversário a ser combatido.

Não é novidade para ninguém que muitos praticantes de atividades tornam seus exercícios uma espécie de hobby, se motivando cada dia mais para a prática desses exercícios. Encarar a rotina de exercícios como uma diversão é o grande segredo para o bem estar físico e psicológico.

Não é preciso se matar de treinar durante várias horas por dia para obter um resultado surpreendente. Respeite seu corpo e crie uma rotina tranquila. Se possível, realize uma variação de modalidades na própria academia. Revezar corridas com caminhadas, musculação, pilates, alongamento, aulas aeróbias e treinamento funcional, são apenas algumas possibilidades que a maioria das academias oferecem e, com um planejamento adequado, você realizará essas atividades e encontrará a motivação necessária para sua prática regular.
Lembre-se da citação do poeta latino Juvenal (60-140 d.C.), que disse “Mens sana in corpore sano”, que significa ”Mente sã num corpo são”. Essa é uma resposta do autor a uma questão de como as pessoas deveriam desejar sua vida. Já se sabia naquele tempo que entender a completa harmonia entre mente e corpo era significado para uma vida mais saudável, e esse estado harmônico nos leva a entender que isso se caracteriza pelo estado de felicidade completa. Esse dado já não é mais tão abstrato e sim fato científico concreto, e mostra que devemos obter prazer e bem estar ao realizar as atividades físicas.

Fica a dica: Buscar as modalidades preferidas para a prática regular de atividade física também é uma forma de encontrar a motivação ideal para os exercícios, porém a verdadeira motivação deve acontecer na sua cabeça. Encarar os exercícios com alegria e descontração é a melhor tarefa contra o desânimo. Os exercícios, quando prazerosos, promovem muito mais benefícios. Se você ainda não começou sua rotina de exercícios, procure um professor de educação física, escolha uma modalidade e inicie sua busca por muito mais qualidade de vida. Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior
Formado em Educação Física na Universidade de Araraquara-Uniara
Pós graduado na Universidade Gama Filho em Atividade física adaptada e saúde
Professor na academia Saúde Activa

Nenhum comentário:

Postar um comentário