sábado, 10 de setembro de 2011

Atividades físicas na baixa umidade do ar

A falta de chuvas nesta época do ano é muito prejudicial à nossa saúde. Com a diminuição das chuvas, a queda na umidade relativa do ar é gigantesca. Na última segunda-feira, dia 5, Araraquara registrou uma taxa de 9% na umidade relativa no ar. Dentro desta situação, muitas pessoas ficam em dúvidas sobre a prática regular de exercícios físicos e, em alguns casos, acabam que não realizando seu treino pela falta de informação e conhecimento.

É possível sim realizar seus treinos, mesmo com uma queda agressiva na umidade do ar, porém algumas restrições devem ser tomadas e algumas exigências seguidas para que a prática seja segura e benéfica ao seu corpo. Abaixo, entenderemos os valores considerados mais perigosos e os cuidados a serem tomados.
A Organização Mundial de Saúde determina os seguintes valores para a umidade do ar:

Entre 20 e 30% - Estado de Atenção
• Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
• Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.
• Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.
• Consumir água à vontade.

Entre 12 e 20% - Estado de Alerta
• Observar as recomendações do estado de atenção;
• Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
• Evitar aglomerações em ambientes fechados;
• Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Abaixo de 12% - Estado de emergência
• Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
• Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc.;
• Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc entre 10 e 16 horas;
• Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.

A queda na umidade do ar está relacionada ao desempenho do praticante de atividades físicas, já que com essa diminuição as alterações fisiológicas acontecem e a redução na força e resistência diminui o seu ritmo para as atividades físicas.

É muito importante, nos dias com o percentual de umidade menor, realizar algumas orientações que podem ajudar e muito o corpo a suportar este clima seco. A ingestão de líquidos deve acontecer durante todo o dia. Quanto maior a temperatura e menor a umidade do ar, maior deve ser a ingestão de água. É muito importante que todos sigam essas exigências para que, cada vez mais, as atividades físicas tragam melhoras para a qualidade de vida.

Quando a atividade for praticada em locais fechados, como em academias, o ideal é que o ambiente esteja umidificado. Passar sua toalhinha úmida nos bancos dos aparelhos pode ajudar neste processo. Ingestão de água constantemente é a dica ideal. Outra dica é sempre preferir as sombras ao correr nas ruas e optar por lugares mais arejados e frescos, como os parques.

Nesses dias, as vestimentas mais leves e apropriadas para eliminar o suor também são boas pedidas. Humanos são sensíveis à umidade do ar porque o corpo usa a evaporação do suor como o mecanismo mais importante para regular sua temperatura. Sob condições úmidas, a proporção em que a transpiração evapora na pele é menor do que seria em condições secas. Dado que o corpo humano percebe a proporção de transferência de calor para o ar ao invés da temperatura do corpo mesma, sentimo-nos mais quentes quando a umidade relativa é maior.

Fica a dica: Lembre-se de se previnir contra possíveis prejuízos à saúde. Realize seu treino até mesmo nos dias mais secos, porém tome alguns cuidados para que a prática dos exercícios seja agradável e benéfica ao seu corpo. Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário