sábado, 3 de setembro de 2011

Profissional de educação física: Saúde é o seu lema

Na ultima quinta feira, dia 1º de setembro, comemoramos o dia do profissional de educação física, uma profissão que por muito tempo era marginalizada. Nas escolas, os professores de educação física eram sempre vistos como aqueles que não ensinam, apenas criam uma recreação para distrair os alunos. Como profissional da área hoje, venho falar um pouquinho desta profissão que vem ganhando um espaço gigantesco por todo o mundo e mostrar a todos o quanto é bom trabalhar com a saúde e o bem estar.

Nos dias atuais, o professor de educação física é cheio de expectativa e oportunidades. Respeitar a capacidade de cada aluno e buscar melhorar os aspectos funcionais de cada um é o grande desafio desse profissional. A oportunidade de usar a educação física para aplicar novas experiências a seus praticantes é gratificante, assim como promover a saúde através da melhoria da capacidade física de cada um.

A educação física é uma das áreas ligadas ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano. Ela trabalha, num sentido amplo, com prevenção e cura de determinadas doenças humanas em um contexto terapêutico, sendo também fundamental na formação básica do ser humano, devido sua atuação no contexto psicossocial no conhecimento corporal (conhecimento do próprio corpo) de suas possibilidades de ação e suas limitações. É um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades.

A educação física trabalha três modelos de saúde que se completam. São elas a saúde do corpo, a saúde psicológica e a saúde social. Com isso, interagem no que chamamos de saúde bio-psico-social.

Podemos citar vários fatores que melhoram com a prática regular de exercícios como, por exemplo:

• Na saúde do corpo: melhoramos em vários aspectos com exercícios físicos. Podemos citar a melhora na flexibilidade, na resistência, na força, aumento da densidade óssea e prevenção de doenças.
• No aspecto psicológico: as atividades físicas auxiliam com o aumento da auto-estima, alivia o stress, melhora a auto-imagem, aumenta o bem-estar, diminui a depressão e mantém a autonomia.
• Nos aspectos sociais: melhora a cooperação, responsabilidade, solidariedade, união e superação.

A educação física e seus profissionais têm como meta proporcionar uma melhor qualidade de vida. Para auxiliar nesse processo, todos deveriam entender a importância de um estilo de vida mais saudável, pois cuidar do nosso corpo é cuidar da nossa vida. Para isso, precisamos ter uma alimentação saudável, praticar exercícios e cuidar do meio em que vivemos. Nossa saúde só será completa se for coletiva, por isso, além de cuidar de você, cuide também do próximo. Essa coletividade irá proporcionar facilidades incomparáveis no processo de bem estar.

Toda profissão deve ser amada e respeitada por aqueles que a exercem. Somente dessa maneira a dedicação e o aprofundamento perante ela será intenso e seus resultados grandiosos. Costumo dizer que não fui eu quem escolheu a educação física como profissão e sim ela que me escolheu como defensor de seus ideais. Mas a educação física não só faz parte da minha vida como é também meu dever, a cada dia que acordo e busco por novos conhecimentos para me aprimorar mais e mais e assim proporcionar o conhecimento necessário para ajudar aqueles que buscam nas atividades físicas um estilo de vida mais saudável e mais feliz.

Obrigado a todos aqueles que praticam atividades físicas e que respeitam essa profissão com sua devida importância. E um obrigado especial a todos os profissionais de educação física, que a cada dia tornam a profissão cada vez mais valorizada. Parabéns a todos os profissionais.
Fica a dica: Saúde completa requer atividades físicas. Procure um professor de educação física e se presenteie com os benefícios da atividade física!

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.
Blog: http://juniorbraz personal.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário