É muito importante para todo praticante de atividades físicas entender a importância do descanso e do intervalo entre as séries ou seções de treinamento. É fundamental que o descanso faça parte da rotina de todos os adeptos aos exercícios físicos, uma vez que as seções muito próximas de esforços acentuados acabam diminuindo a capacidade de realizar seções de treinamento mais proveitosas.
O intervalo entre as séries de repetições é o período em que se deve dar entre o fim de uma série e o início de outra. Este fator é extremamente importante para o sucesso do exercício, pois é por meio dele que podemos regular os estímulos fisiológicos que desejamos obter.
Descanso entre as seções de treino é o tempo de intervalo entre as seções, ou seja, o período de descanso de determinado grupo ou região muscular. O descanso também pode ser total, como o dia em que o praticante não realiza nenhuma atividade física característica de um treinamento.
Muitos praticantes de atividades físicas acabam, de certa forma, exagerando em suas séries de treinamento. Isso acontece por que muitos acreditam que quanto mais tempo e maior for à seqüência de treinos, melhores serão os resultados. Esse é um erro inaceitável nos dias atuais, pois assim como o volume e a intensidade, o intervalo é um dos fatores que caracterizam o treinamento, sendo este tão fundamental quanto os outros.
Varias alterações fisiológicas acontecem no corpo após a seção de treinamento. As micro lesões e o aumento dos níveis de ácido lático no músculo são algumas alterações que nos impedem de manter os mesmos níveis de rendimento. Durante o intervalo ou descanso, o corpo pode se reestruturar criando uma compensação para suportar uma nova carga de treino, deixando o praticante mais preparado.
É um erro imenso acreditar que os fatores mais importantes na sua série são a quantidade de séries e o número de repetições, como por exemplo, o famoso 3x10. A relação do descanso com a carga de treino é fundamental para resultados mais expressivos. As variações do intervalo entre séries ou seções de treinamento determinam as concentrações dos níveis de fadiga, determinando uma recuperação mais eficaz e evitando possíveis lesões.
Para aqueles que começaram com a prática de exercícios físicos a pouco tempo é ainda mais essencial respeitar alguns dias na semana para que o corpo recupere suas energias. Esses praticantes recentes devem entender que os resultados aconteceram com o tempo, e que esse descanso padronizado nada mais é que uma ferramenta auxiliadora do organismo em sua preparação pré-exercício. Nos primeiros meses, as dores pós-exercícios são muito constantes e por isso a recuperação deve ser mais calma e sempre obrigatória.
Todos os praticantes de atividades físicas, após certo tempo de treinamento, se adaptam às técnicas, métodos e tipos de exercícios, sempre em relação ao nível de capacidade física e sua própria fisiologia. Uma programação adequada de treinamento é essencial tanto para os iniciantes como para os praticantes mais avançados. As pessoas reagem de forma diferente a estímulos iguais, por isso, a individualidade deve ser observada ao iniciar um tipo de treinamento.
Se você anda batendo muito papo durante o seu descanso, está perdendo tempo. Um bom treino tem em média 40/60 minutos, cada um de acordo com seu objetivo, seja com o intervalo de 3 minutos, 1 minuto, 30 segundos e assim por diante. Fazendo o intervalo corretamente, os resultados serão bem melhores.
Muitos estudos mostram resultados diferentes para diferentes tipos de intervalos, o que fortalece a idéia de seguir corretamente sua programação e executar com cautela e eficiência tudo que foi programado pelo seu professor.
O programa de treinamento é uma responsabilidade muito grande de todo professor de educação física. Assim como no momento em que ele cria seu planejamento individual ele respeita toda a formação acadêmica dele, você, como adepto ao programa, deve realizar com o maior zelo possível, respeitando cada capítulo e cada estratégia para que os objetivos sejam mais facilmente alcançados.
Fica a dica: respeite seu intervalo entre as suas séries e seções de treinamento e você verá que seu programa será mais eficaz. Saúde em primeiro lugar.
Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário