sábado, 24 de setembro de 2011

Os benefícios do Pilates para nossa saúde

Sempre que abordamos um método de atividades físicas diferentes, de certa forma criamos uma defesa e entramos em um debate sem fim, pois sempre fica aquela impressão de que a atividade abordada é a melhor e mais completa metodologia de treino para a prática de exercícios. Desde já quero deixar esclarecido que irei sim abordar os benefícios e toda a metodologia, porém a prática regular de qualquer atividade física, quando bem orientada, é importante e fundamental para uma vida mais plena e saudável.

O Pilates surgiu há muito tempo atrás, por volta de 1920, e sua metodologia foi desenvolvida por Joseph Pilates. Seu princípio é utilizar todas as forças aplicadas ao corpo, bem como seus movimentos, aliando o que cada ação da gravidade e do equilíbrio influencia sobre as cargas impostas aos músculos e ao esqueleto. Seria uma espécie de resgate a movimentos naturais, aumentando a resistência quanto à flexibilidade e força dos músculos. Tem sua força de treinamento baseada no controle físico e mental, já que a respiração controlada e a consciência corporal elevada promovem facilidades em entender o desenvolvimento das atividades.

No Pilates, a ligação de um exercício com outro é eficaz. Essas alterações posturais desnecessárias não são utilizadas e o que se observa é uma transação de sequência de movimentos que facilita a interação com o método rapidamente.

Alguns fatores caracterizam o Pilates como uma atividade física necessária:

• Aumenta a resistência física e mental;
• Alongamento e maior controle corporal;
• Correção postural e intenso trabalho de respiração;
• Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
• Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
• Melhora da coordenação motora e traz maior mobilidade das articulações;
• Estimula o sistema circulatório e oxigenação do sangue;
• Aumento da concentração.

Muito utilizado em alguns grupos especiais, o Pilates se destaca também nos exercícios indicados para gestantes, tudo por que durante a gravidez, devido ao cansaço característico no início e ao excesso de sono, as mulheres deixam de praticar atividades físicas. Realmente, algumas atividades não são indicadas, mas os movimentos do Pilates podem ser muito úteis, especialmente por fortalecerem o chamado assoalho pélvico, trabalhado com a ativação do “core”, o conjunto de músculos abdominais e dorsais, e facilitando o trabalho de parto normal, com diminuição do esforço realizado para a hora do nascimento.

A partir do terceiro mês, as grávidas podem se dedicar aos exercícios adaptados de Pilates com orientação específica. A adaptação dos exercícios é feita para todas as fases da gestação, sendo que alguns movimentos devem ser evitados devido aos cuidados que se deve ter com a barriga. A atenção do instrutor deve estar focada nas fases da gestação e na alteração do centro de força e de equilíbrio da futura mamãe, que vai mudando de acordo com o crescimento da barriga.

Além de evitar o ganho de peso durante a gestação, o Pilates faz com que a mãe fique mais relaxada, por combater o estresse e os pontos de tensão e ainda fortalecer a musculatura para um parto tranquilo.
Mais um grupo que pode utilizar o Pilates como método de atividade física são os idosos. Com o avanço da idade e o aumento das limitações, a promoção para o ganho de vitalidade proporcionada pelo Pilates auxilia os exercícios para as finalidades mais específicas. Pode ser utilizado para o fortalecimento e alongamento da musculatura geral ou específica de alguma atividade, aumentando a autonomia, melhorando a postura e auxiliando no aumento de ganho de força e massa magra. Com uma grande margem de segurança na execução dos movimentos, o Pilates acaba se tornando uma técnica muito interessante para esse grupo de alunos.

Como entendemos, a prática do Pilates pode ter vários objetivos e variados grupos de praticantes e mesmo assim atendê-los da melhor maneira possível. Essa metodologia diferente deve ser muito bem abordada e sempre que possível prescrevida. Conheça mais um estilo de exercícios e aproveite para cuidar ainda mais da sua saúde.

Fica a dica: Um método tão antigo que reapareceu muito bem estudado e muito bem difundido nos últimos anos: esse é o Pilates, que a cada dia ganha novos e novos adeptos e aparece como mais uma modalidade para cuidar de sua saúde. Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário