domingo, 23 de outubro de 2011

Caminhar, correr ou aulas de jump:Qual desses exercícios é mais eficaz?

Esta é mais um dúvida muito frequente entre os praticantes de atividades físicas. A questão envolvendo a eficácia do exercício realizado é constante, e não adianta os professores responderem que não existem exercícios melhores ou mais eficazes, pois o que existem são diferenças nos objetivos e na atuação muscular e fisiológica de cada atividade. Todos os praticantes de atividades físicas, quando ouvem algo do tipo, acabam sentindo uma dúvida que não foi definitivamente esclarecida. Para entender um pouco mais, primeiro devemos conhecer as modalidades.

A caminhada é considerada ideal para aquela pessoa sedentária que resolveu começar uma atividade física. Há diversos benefícios. sendo eles:

• A caminhada aliada a uma boa alimentação pode ajudar a emagrecer, já que é um exercício aeróbio. Queima calorias e, consequentemente, ajuda no controle do peso.
• Auxilia no controle do colesterol e da diabete, pois propicia um melhor condicionamento cardiovascular.
• As atividades físicas tornam os ossos mais fortes, já que o grande trabalho se dá nos membros inferiores que sustentam todo o peso do corpo.
• A caminhada contribui para estimular os pulmões e isso, juntamente com outros benefícios, melhora o condicionamento físico e, por consequência, melhora a respiração.
• Aumenta a circulação do sangue, o que contribui para o controle da hipertensão arterial e também para diminuição do risco de varizes.
• A caminhada, assim como a maioria das atividades físicas, pode contribuir para uma boa noite de sono, inclusive para as pessoas que possuem problemas de insônia.

A corrida pode ser feita na esteira da academia ou ao ar livre. Basta prestar atenção nos parques e nas ruas da cidade e ver a quantidade de pessoas que já aderiram ao esporte. Veja os benefícios que ela proporciona ao organismo:

• O coração se torna mais eficiente e bombeia mais sangue com menos batidas.
• Estimula a formação de massa óssea, aumentando a densidade óssea e evitando problemas como a osteoporose.
• Diminui a pressão arterial, estimulando a vasodilatação, o que reduz a resistência para a circulação do sangue.
• Quanto maior a intensidade da corrida, maior a queima calórica e de gordura, diminuindo níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose.
• Melhora a resistência muscular e também a queima de gordura dos tecidos musculares.
• Torna a cartilagem das articulações mais espessa, protegendo melhor essas regiões.

O jump é uma atividade aeróbica que aumenta a resistência cardiorrespiratória. Realizado freqüentemente nas academias como uma das modalidades das aulas de ginástica aeróbica, sobre um mini-trampolim (ou seja, uma mini cama elástica), o jump consiste em realizar diferentes tipos de movimentos, como saltar e correr, em ritmos e intensidades variáveis. Os benefícios dessa atividade são:
• Fortalecer o sistema cardiorrespiratório e a resposta hemodinâmica, por aumentar o bombeamento sanguíneo durante os exercícios, melhorando a circulação;
• Melhora a composição corporal através da modificação do perfil de lipídeo sanguíneo e do alto gasto calórico;
• Melhora da circulação sanguínea e do sistema linfático, contribuindo para o combate a celulite;
• Baixo risco de lesões; pois o mini-trampolim pode diminuir em até 20% o impacto em relação ao chão.
• Fortalecimento do aparelho motor, em especial o de sustentação;
• Auxílio na prevenção de osteoporose.

Quando analisamos os benefícios de cada uma das atividades, reparamos que são muito parecidas. Todas buscam aumentar o gasto calórico e, com isso, melhoram a composição corporal, aumentam a resistência, melhoram o trabalho cardiovascular, fortalecem a musculatura e auxiliam no aumento de massa óssea. Mas ainda nos resta a duvida, qual destas atividades físicas é a mais eficiente?

E a resposta é o que acabamos de explicar, dependendo do condicionamento físico de cada um, o professor de educação física deve orientar em qual atividade começar. A vantagem que as aulas de jump levam sobre a caminhada e a corrida é que, por serem aulas de ginástica, normalmente são coreografadas e acabam se tornando uma atividade física um pouco mais divertida. Porém, acredite, são três ótimas modalidades que podem ser realizadas no mesmo planejamento, alternando os dias e sempre visando todos os benefícios citados.

Fica a dica: Caminhada, corrida e aulas de jump são três modalidades diferentes com objetivos semelhantes, por isso, ao invés de defender apenas uma, experimente todas e tenha uma variação ainda mais eficaz para seu treinamento. Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

5 comentários:

  1. falou falou, mas não chegou ao ponto q interessa.. qual gasta mais..

    digo, perde peso, gordura.. se fizer apenas ela durante o mes por exemplo

    ResponderExcluir
  2. Os exercicios físicos tem como meta aumentar o gasto calórico, eu respondi sim a duvida, quando eu disse que a intensidade determina a adaptação sofrida. Correr e a aula de jump levam vantagem no quesito intensidade, porém a caminhada é uma otima alternativa para um recuperação ativa, ou no caso para os iniciantes irem ganhando condicionamento e se preparando para as outras duas atividades. Ou seja as 3 atividades tem seu momento certo no planejamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi e concordo, mas o que eu quis dizer seria.

      Vamos dizer que eu já esteja apto para fazer qualquer uma das 3, em condicionamento e tudo mais, então nesse caso qual seria o melhor :D

      Abraços

      Excluir
    2. A corrida dessas 3 atividades é a que vc consegue manter a mesma intensidade por um maior periodo de tempo portanto no gasto calórico é o mais eficaz seguido do jump, pensando em uma atividade que exija uma maior coordenação motora com o jump obtemos mais beneficios!

      Abraços!!!

      Excluir