Há muito tempo que a educação física escolar é pauta de discussões e projetos que envolvem desde o governo municipal até o governo federal. A importância e os aspectos positivos desta prática já foram estudados, registrados, discutidos, avaliados e compreendidos, porém, mesmo depois disso tudo, a cada ano que se passa o sentimento de abandono com essa disciplina se torna mais evidente.
A educação física é uma área de conhecimento que estuda o corpo e o movimento. Nesta disciplina escolar não se deve levar em consideração apenas os benefícios fisiológicos que o exercício proporciona, e sim a possibilidade dos alunos conhecerem um grande número de alternativas e opções de movimentos que os auxiliem no processo de autoconhecimento corporal. O movimento permite que expressemos sentimentos, emoções e pensamentos, sendo muito mais que um deslocamento do corpo, e sim uma linguagem manifestada pelo ato motor.
A educação física permite conhecer conteúdos como o esporte, o jogo, a dança, a ginástica, a luta, entre outras. Por apresentar a representação corporal, com características lúdicas, de diversas culturas humanas, podemos dizer que a educação física escolar é uma disciplina que leva o aluno ao conhecimento das possibilidades e limitações do seu próprio corpo. A educação física escolar desperta nas crianças o vigor físico, a capacidade psicomotora e a influência numa vida sadia, além de ser uma das mais eficientes formas para promover o ensino/aprendizagem de maneira completa, complexa e lúdica, além de ser capaz de, através do próprio movimento, colocar em evidência as diferenças culturais, corporais e sociais da população envolvida.
No conteúdo escolar, a educação física deve ter vários conceitos, como o lazer, a saúde, o esporte de rendimento e o esporte participativo. Esses contextos devem levar ao objetivo de entender a importância na qualidade de vida e nos valores transmitidos. Essa disciplina deve proporcionar a ideia e explicar a importância de uma vida ativa.
No país que será sede da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas de 2016, a educação física ainda não decolou. O Brasil deixa a desejar, e muito, na sua base, que acaba desestruturada pela falta de investimento, por isso a educação física nas escolas deve ser vista também como o alicerce do esporte, e um país que lutou tanto para entrar no circuito mundial das principais competições esportivas limitou-se a se preocupar com o presente e não pensar no futuro.
Falta de espaço físico, falta de materiais, professores desmotivados, professores despreparados, planejamentos fracassados e alunos desmotivados são alguns dos maiores problemas que educação física escolar encara todos os dias. Mas não devemos nos enganar ao numerarmos os problemas que devem ser combatidos para criar uma educação física escolar que tenha todos os benefícios citados até agora. Nosso primeiro item deve ser a falta de preparo de nossos governantes. Um país que investe R$ 10 bilhões ou mais em uma competição poderia cobrar muito mais por pequenos resultados que representassem uma melhora na base, e isso diz respeito, e muito, à educação física escolar.
Estudei em uma época em que a iniciativa esportiva era melhor e levada bem mais a sério, mas em compensação presenciei e conheci a desmotivação da rede de ensino, que levava junto alunos e professores à decadência da educação física escolar. Entretanto, fui privilegiado pela atuação de professores que mesmo com dificuldades e falta de incentivo ainda conseguiam transformar o ambiente dessa disciplina no melhor possível. Nessa história de dedicação à educação física escolar eu não poderia deixar de citar o professor Gilberto Paganini Marin, o Gil, exemplo de profissional dedicado que luta pela qualidade na história da educação física. Uma pena que os meios sejam tão complicados no caminho do professor Gil.
Muitos políticos acreditam que o incentivo da Copa do Mundo e das Olimpíadas vai beneficiar toda a estrutura de esporte no país. Cabe a todos nós cobrarmos para que essas melhoras já comecem a acontecer e que não fiquem apenas em promessas. E que a educação física escolar, assim como o esporte no Brasil, ganhe finalmente a importância merecida.
Fica a dica: Base para toda a existência do ser humano, a educação é primordial para a estruturação de uma grade que tenha como objetivo uma melhor qualidade e um melhor estilo de vida. Educação é a base do sucesso!
Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.
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