sábado, 23 de junho de 2012

O que são exercícios aeróbios e anaeróbios?

Muitas vezes, durante o treinamento, são utilizados alguns termos que geram dúvidas nos praticantes de atividades físicas. Dois deles muito utilizados e que geram muitas questões são os exercícios aeróbios e os exercícios anaeróbios. A partir deles, surgem as dúvidas: quais as principais diferenças e os efeitos sobre nosso organismo?

A atividade física aeróbia utiliza oxigênio na produção de energia para o músculo e trabalha uma grande quantidade de grupos musculares. Geralmente são exercícios contínuos e prolongados. É uma categoria de atividades físicas que traz muitos benefícios ao nosso corpo e diminui a chance de doenças cardiovasculares. Os exercícios aeróbios e de longa duração queimam as reservas de gorduras do nosso corpo com mais eficiência. Exercícios como andar, correr, nadar e pedalar são os principais exercícios aeróbios.

Atividades anaeróbias são aquelas em que a produção de energia para os músculos acontece por processos metabólicos e não envolve o oxigênio. Exercícios anaeróbios são geralmente usados por atletas para desenvolver com o intuito de construir massa muscular. Músculos que são treinados sob condições anaeróbias desenvolvem melhor performance em atividades de curta duração e alta intensidade. Exemplos de exercícios anaeróbicos incluem musculação, sprints, saltos e qualquer exercício que consista em movimentos rápidos de alta intensidade.

Em nosso dia-a-dia realizamos atividades aeróbias e anaeróbias e um programa completo de exercícios físicos deve ser composto destes dois tipos também. Isso por que cada um qualifica uma melhora diferente em nosso metabolismo e a melhora de um implica em um grande auxílio na melhora do outro. Na área do treinamento esportivo, esses são nomes comuns, que fazem parte do cotidiano dos atletas. Os termos ficaram conhecidos em função da famosa ‘ginástica aeróbica’, treino que consistia na variação de ritmos e movimentos, muito comum nas academias nas décadas de 80 e 90. A grafia mais correta destes termos é: ‘aeróbio’ e ‘anaeróbio’, mas o dicionário aceita suas variáveis.

Tanto nos exercícios aeróbios, quanto nos exercícios anaeróbios, vários são os benefícios e os contras, vamos conhecer alguns:

• TREINAMENTO AERÓBIO
Pode ser praticado por qualquer pessoa, começando com caminhadas, por exemplo. É ótimo para melhorar o sistema cardiorrespiratório e vascular, pois diminui a pressão arterial, aumenta o fluxo sanguíneo e ainda fortalece o músculo cardíaco. Além de trabalhar uma grande quantidade de grupos musculares, aprimora o sistema de treinos, facilitando a queima de gordura corporal. Fique atento: se o atleta não fizer um bom trabalho de fortalecimento muscular e alongamento, poderá sofrer com lesões, devido ao esforço repetitivo.

• TREINAMENTO ANAERÓBIO
Por aumentar a velocidade e explosão muscular, melhora o desenvolvimento dos músculos para atividades de curta duração. Aumenta também a capacidade de correrem pequenas distâncias e em alta velocidade. Fique atento: não é um treino recomendado para pessoas com problemas articulares e deve ser praticado por atletas bem treinados, respeitando sempre o limite de esforço. Em excesso, podem levar a distensões musculares.


Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário