A cada dia se torna mais assombroso o aumento do consumo de suplementos alimentares por praticantes de atividades físicas. A ideia de buscar um corpo perfeito vem se tornando cada vez mais a principal meta dos adeptos ao exercício. A venda do corpo perfeito realizada pela mídia influencia de uma maneira muito acentuada o objetivo dos praticantes.
Como já sabemos, alguns suplementos podem sim auxiliar em diversos processos como perder peso, aumentar a imunidade, aumentar a queima de gordura localizada, ganhar massa muscular, combater o overtraining (excesso de treino) e prevenir lesões. São muitos os questionamentos sobre a utilização de suplementos e desde que exista orientação de um profissional adequado (no caso o nutricionista) e associado a uma dieta equilibrada, os suplementos podem sim trazer benefícios. Caso contrário, o prejuízo pode ser para sua saúde, que consumiu os produtos, e para seu bolso, que pagou por eles.
Alguns suplementos que hoje em dia são febre nas academias têm sua venda proibida pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), como é o caso do M-DROL e do JACK3D. Estes suplementos, mesmo com sua comercialização proibida, são utilizados livremente e comercializados facilmente. Vamos conhecer um pouco mais sobre esses dois suplementos da moda.
Para iniciar vamos conhecer o JACK3D, que é conhecido por aumentar a força, disposição, recuperação e energia para o treino. Com a maioria dos ingredientes legalizados, o JACK3D faz sucesso por otimizar a chamada vontade de treinar. O problema acontece com a inclusão de dois ingredientes: o Schizandrol-A e 1,3-Dimethylamylamine. Apesar do nome, não são substâncias anabolizantes esteróides (os famosos hormônios). Na verdade, são poderosos estimulantes do sistema nervoso central e resultam em uma euforia e disposição acima do normal, deixando as pessoas elétricas e loucas. O Schizandrol-A parece também exerce efeito negativo sobre o cortisol (hormônio altamente catabólico). A 1,3-Dimethylamylamine, por sua vez, é bastante usada como droga recreacional e inclusive consta na lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Anti-Doping.
Com o efeito de acelerar o metabolismo, o JACK3D convence seus consumidores pelo efeito ofensivo de dois ingredientes que trazem um efeito elétrico para quem utiliza.
Já o M-DROL é muito utilizado para praticantes de exercícios com o objetivo de aumentar a massa muscular. Vamos conhecer os ingredientes do M-DROL: 2α,17α-Dimethyl-5α-Androstane-3-One-17β-O, Estra-4,9-Diene-3,17-Dione, 17α-Methyl-Etioallocholan-2-Ene-17β-Ol, Bergamottin (DHB), Liver Support Complex. Esses nomes tão complexos e desconhecidos acabam passando despercebidos, porém os três primeiros citados fazem parte do grupo de anabolizantes esteróides, ou seja, são anabolizantes orais e tem uma capacidade de fazer muito mal ao fígado (hepatotoxicidade).
A lista de malefícios que este anabolizante disfarçado de suplemento pode trazer é gigantesca. Vejamos alguns dos efeitos negativos da utilização do M-DROL:
• Queda da produção natural de testosterona;
• Infertilidade;
• Impotência;
• Ginecomastia (crescimento das mamas no homem, podendo até causar secreção de leite);
• Aumento do risco de câncer de próstata;
• Problemas na glândula tireóide;
• Irritabilidade / hostilidade / raiva;
• Feminização no homem;
• Nas mulheres: Desenvolvimento de características masculinas como virilização, acne severa, crescimento excessivo de pelos faciais e corporais, voz grave, queda de cabelo, hipertrofia do clitóris, redução das mamas, amenorreia (ausência de menstruação);
• Comprometimento do sistema cardiovascular (aumento do coração, risco de AVC e infarto);
• Se usado por adolescentes que não completaram o crescimento, pode causar o amadurecimento precoce das epífises ósseas, limitando o crescimento;
Será que vale mesmo a pena utilizarmos produtos com uma combinação de ingredientes tão nocivos ao nosso organismo? Será que o efeito desses produtos é tão surpreendente e saudável ao corpo? E você está mesmo disposto a pagar o preço necessário pela utilização desses produtos?
Devemos entender que uma dieta bem organizada e completa sempre traz ao praticante de atividades físicas o objetivo desejado. Ganhar massa, melhorar o condicionamento, emagrecer ou aumentar a disposição são objetivos que conseguimos alcançar com um treinamento bem organizado e uma dieta equilibrada. Procure um nutricionista e um professor de educação física e entre no ritmo. Viver mais tempo e com mais qualidade de vida é nosso grande objetivo. Nossa maior dúvida deve ser: Devemos pagar mais caro amanhã pelos caprichos de hoje?
Fica a dica: Suplementos é uma espécie de placebo caro. Com uma dieta equilibrada e exercícios físicos você tem resultados surpreendentes e muito mais saudáveis. Saúde em primeiro lugar.
Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário