sábado, 9 de junho de 2012

Natação: Sinônimo de qualidade de vida!

A natação é um dos esportes mais completos e isso pode ser explicado pelo elevado grau de melhora das capacidades físicas que ela proporciona. Por ser um esporte tão completo, o número de praticantes e de indicações para essa modalidade é gigantesco. A evolução no condicionamento físico acontece pelo fato da natação estimular os sistemas respiratório e cardiovascular, além da simetria de movimentos entre braços e pernas auxiliar o desenvolvimento físico e mental. Essa movimentação simultânea de braços e pernas desenvolve a coordenação e a lateralidade. Por ser uma atividade que não oferece impacto, possui mínimo risco de lesão e isso faz com que ela seja indicada com tanta frequência e para diferentes objetivos.

A natação tem uma variação muito grande quanto aos praticantes que podem ser homens mulheres, crianças, bebês, grávidas e idosos. Todos esses grupos podem tirar vantagem desta modalidade esportiva de reduzido impacto para a estrutura óssea. A água tem características relaxantes para as funções orgânicas e este aspecto auxilia a ideia de ser uma atividade para vários grupos. A natação diminui os riscos de incidência de doenças cardiovasculares. De fato, as braçadas vão tornando o coração mais forte, favorecendo a formação de músculos, ao mesmo tempo em que eliminam a gordura em torno deste órgão vital, de modo que este adquire a capacidade de bombear mais sangue para todo o corpo. Paralelamente, esta atividade física reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea. Nadar é um exercício formidável, pois além de exercitar a parte muscular e auxiliar o ganho de resistência e fôlego, é uma excelente alternativa para combater problemas respiratórios como a asma e a bronquite. Vários são os benefícios que a natação oferece, os mais importantes são:

• Diminuição da gordura corporal;
• Aumento da força e resistência muscular;
• Diminuição da frequência cardíaca em repouso;
• Aumento do VO2 máximo;
• Aumento da ventilação pulmonar;
• Diminuição da pressão arterial;
• Melhora do condicionamento cardiorrespiratório;
• Melhora da coordenação, do ritmo, da flexibilidade, do tônus muscular, da agilidade;
• Melhora da autoestima;
• Aumento do bem estar;
• Socialização;

A natação faz um grande sucesso e traz grandes benefícios também para pessoas com deficiências. As atividades na água e o próprio ato de nadar significa muitas vezes, um momento de liberdade, no qual este consegue movimentar-se livremente, sem auxílio de bengala, muletas, pernas mecânicas ou cadeiras de rodas. O movimento livre lhe proporciona a possibilidade de experimentar suas potencialidades, de vivenciar suas limitações, ou seja, de conhecer a si mesmo, confrontar-se e quebrar as barreiras da incapacidade. A partir do momento em que se depara com suas potencialidades, apesar das suas limitações, o indivíduo descobre sua capacidade de se movimentar na água, sem auxílio, o que aumenta a sua autoestima, sua autoconfiança e consequentemente sua independência.

Fica a dica: A natação oferece grandes benefícios a diversos grupos de praticantes. É um esporte completo que oferece um leque gigantesco de benefícios e uma opção para pessoas que buscam uma melhora significativa na qualidade de vida. Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

Um comentário: