quarta-feira, 16 de março de 2011

Correr: sinônimo de prazer.



Correr é uma atividade física que vem ganhando muitos adeptos nos últimos tempos, isso acontece por que com o passar dos tempos e a globalização a informação de que a pratica regular de atividades físicas é tão necessária para a manutenção de uma vida saudável, ou melhor, para a promoção dessa vida saudável.
Com isso muitas pessoas começaram a praticar a corrida como atividade física regular e o que elas perceberam é que a corrida é relaxante e traz ótimas sensações com o passar do treinamento, mas como uma atividade física pode provocar prazer? Existem dois responsáveis por isso a Serotonina e a Endorfina, o primeiro cria um efeito calmante e o segundo provoca bem estar.
Correr é uma atividade fisica predominatemente aerobio,o exercício aeróbio é aquele que refere-se ao uso de oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. Andar, nadar e pedalar tambem são alguns dos principais exemplos de exercícios aeróbicos. Os beneficios dos exercicios aerobios são:
• Fortalecimento dos músculos envolvidos na respiração.
• Fortalecimento e aumento do músculo cardíaco.
• Tonificação da musculatura.
• Diminuição da pressão arterial.
• Elevação do número de células vermelhas do sangue.
• Melhoria da circulação sanguínea.
• Elevação das reservas de energia nos músculos, o que aumenta a resistência.
• Aumento do fluxo sanguíneo nos músculos.
Com todo esse “marketing” natural que a a corrida traz, o número de adeptos é cada vez maior e com isso alguns cuidados devem ser tomados pelos praticantes que muitas vezes decidem se auto treinar, infelizmente uma atitude dessa pode trazer graves consequencias, Não basta entender do assunto, tem que ter alguém de fora para observar os erros que comete, diminuir os excessos quando está indo além dos limites ou cometendo erros tais como, movimentos inadequados, excesso ou falta de algum exercício de fortalecimento.A maioria das atividades sem um acompanhamento profissional estará sujeita a graves problemas.
Portanto antes de iniciar qualquer atividade fisica consulte seu médico, e em seguida procure um professor de Educação Fisica para orientá-lo, dessa maneira você estará o mais distante possivel de qualquer risco e poderá praticar uma atividade fisica melhor adaptada a suas necessidades e seus objetivos.

Laert Braz Junior
Formado em Educação Fisica na Universidade de Araraquara-Uniara
Pós graduado na Universidade Gama Filho em Atividade física adaptada e saúde
Professor na academia Saúde Activa

Nenhum comentário:

Postar um comentário