quinta-feira, 3 de março de 2011

Esporte é confiança!

Antes de começar deixarei bem claro, não sou psicólogo, porém na minha formação acadêmica tive o privilégio de trabalhar uma disciplina que me ajudasse a entender os fatores psicológicos que influenciam diretamente no rendimento do atleta, e não só dele, mas também de todos aqueles que praticam atividade física.
Quantas vezes diante de algumas situações percebemos que o rendimento de alguém ou nosso mesmo diminui devido a algum fator, é perceptível que em determinados momentos devido a alguma circunstancia deixemos de realizar alguma tarefa da melhor maneira possível.
Os indivíduos são diferentes quanto à motivação, pois possuem necessidades distintas que produzem diferentes tipos de comportamento. No caso da frustração da necessidade, no ciclo motivacional, a tensão provocada cria uma barreira ou um obstáculo que atrapalha o rendimento. Uma pessoa é motivada, em qualquer momento, por uma variedade de fatores internos e externos. A motivação facilita o desempenho.
A confiança no atleta é uma de suas motivações, esta depende da força das necessidades das pessoas, ou seja, depende de algo dentro do individuo que leva a ação. Dentro do esporte podemos citar vários casos de confiança que gerarão motivação suficiente para tornarem um atleta o mais vencedor possível. Em 2002, Ronaldo Fenômeno vinha de uma cirurgia muito difícil, muita gente não acreditava nele para a copa de 2002, o técnico Luis Felipe Scolari, o Felipão, declarou publicamente que levaria o fenômeno por que acreditava que ele estaria em perfeitas condições de arrebentar no mundial e o final todos nós agradecemos.
Outra historia de superação e motivação, foi do ciclista Lance Armstrong, médicos detectaram três tumores de câncer nele (pulmão, cérebro e testículos), eles acreditavam que ele não tinha um ano de vida em 1996, porem, ele disse que retornaria em uma declaração disse que “o câncer errou de corpo ao escolher o meu para viver” era sua confiança extrapolando os limites e dando a ele a motivação necessária para vencer. Depois disso venceu sete vezes consecutivas a volta da França, uma das mais famosas e importantes competições de ciclismo do mundo.
Nessas duas situações vimos a confiança sendo fator determinante para o rendimento de atletas que nas suas categorias sagraram-se grandes campeões, sem duvida a qualidade técnica e física de cada um era gigantesca, falamos de grandes esportistas que devem estar preparados em todos os aspectos, inclusive o psicológico. A confiança do atleta e daqueles que torcem por ele é essencial para criar um vencedor.
Portanto a partir de hoje pense bem quando vaiar seu time ou o seu atleta preferido em uma competição, por causa de um erro ou de uma situação, lembre-se todo atleta está no esporte para realizar o seu melhor, e o seu apoio pode ser decisivo para o resultado.
Laert Braz Junior
Formado em Educação Fisica na Universidade de Araraquara-Uniara
Pós graduado na Universidade Gama Filho em Atividade física adaptada e saúde
Professor na academia Saúde Activa