quinta-feira, 17 de março de 2011

Exercício Físico e o Envelhecimento, lazer ou necessidade?

Com o aumento das pesquisas em todas as áreas da saúde um fato vem ocorrendo gradativamente é o aumento da expectativa de vida da população, no Brasil em 1980 a expectativa de vida era de 62,57 anos já em 2010 atinge 73,2 anos, um aumento muito significativo. Pesquisas ainda mostram que em 2050, esse numero possa chegar a 81,29 anos.
Ter conhecimento de que vamos viver cada vez mais nos faz planejar toda uma vida, porem outros fatores nos preocupa. Com as pessoas envelhecendo bem mais, o declínio da capacidade funcional com o passar dos anos é mais intenso, se o idoso foi um idoso ativo, ou seja praticou alguma atividade física durante toda a vida, sua capacidade será muito melhor principalmente se ele continua praticando, mas caso o idoso tenha levado toda uma vida sedentária essa “queda” funcional será muito alta com o passar dos anos.
A força é uma capacidade funcional muito castigada com o envelhecimento, devido à sarcopenia, que é a diminuição da massa muscular, literalmente a perda de músculos. Esta ocorre na velhice devido a vários fatores, mudanças nos sistemas hormonais e comportamentais talvez sejam os principais responsáveis. Estima-se que a partir dos 40 anos o individuo possa perder 4% da massa muscular por década, e aos 60 anos esse numero pode ser 10% a cada década, ou seja, 1% ano.
Além da força outra capacidade física que sofre uma queda com o passar dos anos é a Capacidade Aeróbica, o envelhecimento acarreta em mudanças estruturais na fisiologia cardiovascular diminuindo assim essa função em 5% por década após os 30 anos e após os 60 10% a cada 10 anos.
Outro fator agravante é a diminuição na densidade mineral óssea, fator esse que promove a osteopenia ou a osteoporose, sendo mais grave nas mulheres, nelas essa diminuição pode acontecer em até 1% ao ano depois dos 35 anos de idade e após a menopausa esse numero pode aumentar para 3% ao ano.
Contudo aqueles levam uma vida ativa tem esses números diminuídos de maneira muito expressiva, podem assim durante todo o processo de envelhecimento perder porcentagens mínimas de capacidades e funções musculares, cardiorrespiratórias ou ósseas , na maioria dos casos homens e mulheres treinados podem chegar aos 60-70 anos de idade com funções de pessoas de 30-40 anos, promovendo assim uma velhice tranqüila e independente.
Para aqueles que não praticam atividades físicas não se sintam excluídos por não terem levado uma vida ativa, estudos mostram aqueles que levaram uma vida sedentária tem total condições de iniciar uma vida de exercícios a qualquer idade, melhorando e muito suas capacidades físicas e com isso sua saúde.
Nunca é tarde para começar, levar uma vida longa é o desejo de muita gente , e se essa vida longa for independente melhor ainda, ter a capacidade de realizar tarefas do dia-a-dia e cuidar assim dos próprios afazeres. Portanto saiba por mais lazer que seja praticar exercícios físicos quando pensamos no nosso envelhecimento, temos que ter em mente que EXERCICIOS são uma NECESSIDADE para uma vida plena e saudável.

Laert Braz Junior
Formado em Educação Fisica na Universidade de Araraquara-Uniara
Pós graduado na Universidade Gama Filho em Atividade física adaptada e saúde
Professor na academia Saúde Activa

Nenhum comentário:

Postar um comentário