sábado, 4 de fevereiro de 2012

Os riscos da hipoglicemia durante e após as atividades físicas

Hipoglicemia é o baixo nível de glicose no sangue. Ela acontece por que o corpo utiliza-se da glicose como subsídio para a produção de energia. A hipoglicemia está diretamente ligada à diabetes. 
Existem dois tipos de diabetes: o tipo 1 e o tipo 2. O diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina. Para esses indivíduos que utilizam insulina para o controle da glicemia, a hipoglicemia é um fator de risco porque a ingestão de alimentos e a quantidade de insulina utilizada determinam o controle glicêmico. Quando falham em alguma refeição ou erram na dosagem de insulina utilizada, os diabéticos tipo 1 correm o risco de ter uma hipoglicemia. 

O diabetes tipo 2 é determinada por uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. Uma de suas peculiaridades é a contínua produção de insulina pelo pâncreas. O problema está na incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Por muitas razões, suas células não conseguem metabolizar a glicose suficiente da corrente sanguínea. O diabetes tipo 2 é mais comum que o tipo 1 e pode responder ao tratamento com dieta e exercício físico. Outras vezes vai necessitar de medicamentos orais e a combinação destes com a insulina. Neste avanço da doença, a probabilidade de uma hipoglicemia é aumentada. 

Normalmente, as crises de hipoglicemia acontecem quando os horários entre as refeições são muito extensos ou quantidade de alimentos a serem ingeridos não são o suficiente para o organismo. Pular algumas refeições durante o dia é um dos maiores causadores da hipoglicemia. Para as pessoas que não regulam suas alimentações em quantidades e horários adequados e principalmente para diabéticos, os exercícios físicos aumentam os riscos de hipoglicemia. 

Não se acha a glicose somente no sangue, mas também no fígado e nos músculos como uma espécie de reserva. Quando você se exercita, seus músculos usam essa reserva como energia. Quando essas reservas começam a secar, seus músculos usam a glicose do sangue, causando a queda dela na corrente sanguínea. O exercício permite com que os músculos e outros tecidos fiquem mais sensíveis à insulina. Após o exercício, o organismo tenta completar as reservas utilizadas e neste aspecto podemos ter a hipoglicemia após os exercícios. 
Na verdade, a glicose é a principal fonte de energia para o corpo humano. Para o nosso cérebro e tecido nervoso, o açúcar é a única fonte de energia. Portanto, a quantidade de açúcar no sangue deve ser mantida dentro de determinados níveis para assegurar o suprimento de energia. Diante de uma hipoglicemia, apresentamos dois tipos de sintomas. 

Os decorrentes da produção de adrenalina na tentativa de elevar a glicose são: 

• Tremores, ansiedade, nervosismo; 
• Palpitações, taquicardia;
• Sudorese, calor;
• Palidez, frio, languidez;
• Pupilas dilatada; 

E os decorrentes de pouco açúcar (glicose) no cérebro: 

• Atividade mental anormal, prejuízo do julgamento; 
• Indisposição não específica, ansiedade, alteração no humor, depressão, choro, medo de morrer; 
• Negativismo, irritabilidade, agressividade, fúria; 
• Cansaço, fraqueza, apatia, letargia, sono, sonho diurno; 
• Confusão, amnésia, tontura, delírio; 
• Olhar fixo, visão embaçada, visão dupla; 
• Atos automáticos; 
• Dificuldade de fala, engolir as palavras; 
• Ataxia, descoordenação, às vezes confundido com embriaguez; 
• Déficit motor, paralisia, hemiparesia; 
• Parestesia, dor de cabeça; 
• Estupor, coma, respiração difícil * Convulsão focal ou generalizada. 

O tratamento da hipoglicemia é feito basicamente com dieta, ou seja, controlando os horários das refeições e as quantidades ideais para cada organismo. Quanto a prática regular de exercícios, a alimentação deve ser elaborada para que possa suprir as necessidades básicas de energia durante e após a seção de atividades físicas. 

Caso sinta ou veja alguém com os sintomas da hipoglicemia, imediatamente ofereça algum alimento que forneça glicose, como por exemplo, um copo de suco, uma barrinha de cereal, um copo de refrigerante que não seja diet, um pedaço de chocolate, ou algum alimento que você saiba que contenha açúcar e que seja de uma absorção rápida. A hipoglicemia é muito perigosa. 

Fica a dica: controlar os horários e os tipos de refeições é talvez o ponto fundamental para combater a hipoglicemia. Caso você seja diabético, os cuidados aumentam ainda mais por causa do controle a insulina. Procure tanto um nutricionista com um professor de educação física, e que eles sejam qualificados para cuidar da sua saúde. Saúde em primeiro lugar. 

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

7 comentários:

  1. Juninho, muito legal que profissionais do esporte como você se intereseem pelos sintomas de alunos com diabetes.
    Tenho diabetes tipo 1 há 21 anos e faço esportes desde a infância.
    A dica que posso te dar é que musculação em diabéticos que tomam insulina é um verdadeiro desastre pois é muito dificil calcular a redução da dose diária, principalmente se você aplicar sessões de hipertrofia.
    Exercicios aerobicos de até uma hora tem efeito mais controlavel e benéfico se forem realizados sempre no mesmo horário e em intervalos regulares.
    Todo aumento de intensidade e volume devem ser feitos em intervalos maiores que em pessoas não diabéticas, pois é preciso monitorar as glicemias antes e depois dos exercicios, assim vc calcula o quanto de dose insulinica é necessário reduzir de acordo com o tipo do exercicio.
    Parabéns pela iniciativa. Eu precisei de muitos médicos, nutricionistas e personal trainers para chegar a esta conclusão, além de muitas hipoglicemias e convulsões.
    O personal Claudio Felipe foi quem me ajudou muito nesta descoberta.
    Já fiz águas abertas, corridas e triathlon. Hoje posso dizer que o melhor é aquela coisa regular, de 3 a 4 vezes por semana, sem exageros.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane,

      Obrigado pela leitura e pelo comentário, fiquei muito feliz em conhecer mais uma historia de alguem que venceu barreiras através dos exercicios físicos. Você tem toda razão quanto a importância no controle nas doses de insulina e na taxa glicêmica, mas não caso também goste dos exercicios resistidos, não abandone eles. Com um pouquinho de trabalho a mais e uma dedicação especial sua e de seu personal com certeza encontrarão a receita certa. Lógico isso envolve local de aplicação, dosagem, alimentação e o mais importante amor ao exercicio, e isso percebi que você tem de sobra. Tenho alunos que não tinham controle algum sobre as taxas de glicose e hoje consigo trabalhar tanto exercicios aerobios quanto exercicios resistidos e encontrar resultados maravilhosos. Parabens para você e para seu personal Trainer pela maravilhosa iniciativa, continue postando no blog para ajudarmos a esclarecer duvidas.
      Obrigado e um grande abraço.

      Laert Braz Junior

      Excluir
  2. Boa noite, desde criança eu passo mal e nenhum médico tinha descoberto o que eu tinha, até eu começar a fazer academia e passar mal nas duas primeiras aulas. Descobri que tenho hipoglicemia e seu texto foi muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
  3. Uma dúvida minha visão embaça sempre q jogo futebolé hipoglicemia??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde .... impossivel apontar que seria hipoglicemia, porem se acontece frequentemente seria muito bacana vc procurar um medico.

      Excluir
  4. Oi Juninho. Excelente texto. Bom, vamos direto ao assunto, tenho 12 anos e faço uma alimentação regular de 3 em 3 horas,porém, o que eu como são bolachas de gergelim, peito de peru, saladas e às vezes carne. Não sou de comer besteiras como biscoito recheado, salgados, batata frita, etc. Treino Taekwondo faz 2 meses e nunca isso me aconteceu, somente aula passada, comecei a fazer os golpes e do nada comecei a ficar um pouco tonto e minha visão embaçou, depois disso, não consegui mais treinar. Preciso comer mais? E isso pode ser hipoglicemia? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde ...
      A resposta não esta em comer mais, mas sim em comer melhor... por exemplo mais vezes ao dia.... antes de treinar vc esta realizando uma refeição com qualidade? Mas lembre-se uma visitinha ao medico ou a uma nutricionista pode facilitar ainda mais na sua duvida.

      Excluir