domingo, 25 de março de 2012

Exercícios abdominais: uma ótima maneira de cuidar da saúde

Os músculos abdominais são importantíssimos durante a realização das tarefas diárias. A parede abdominal é composta de músculos e os movimentos do corpo são acionados com a ação da gravidade e da contração muscular. Músculos e ossos formam um sistema de alavancas que produzem os movimentos. A musculatura abdominal mantém o tronco ereto, evitando a diminuição das funções orgânicas. Os músculos abdominais são flexores da coluna vertebral.

Durante a realização das tarefas como caminhar, correr e carregar peso, a coluna vertebral está constantemente submetida a forças compressivas de tensão e torção. Estas forças são distribuídas ao longo da coluna vertebral através de um eficiente sistema biomecânico, constituído por vértebras, ligamentos, músculos e discos. São os músculos abdominais os responsáveis pela sustentação das vísceras, de forma que estas se mantenham o mais próximo da coluna: Este é nosso centro gravitacional. Quando há flacidez muscular abdominal, os órgãos se projetam frontalmente, modificando o centro de gravidade corporal, com consequente sobrecarga na coluna torácica e lombar.

Definir, deixar tanquinho, secar e perder as gordurinhas localizadas são os objetivos mais ligados aos músculos abdominais. Nove entre dez alunos que iniciam suas atividades em academias, clínicas e clubes iniciam as atividades com o objetivo de perder a gordura localizada no abdômen, deixando-o definido e fortalecido. Mas quais os benefícios principais do fortalecimento e condicionamento dos músculos abdominais?

Devemos lembrar que a coluna é uma das estruturas que fazem parte do CORE, nome derivado do inglês que significa centro ou região central. São utilizados para definir os músculos dessa região os flexores e extensores da coluna, além dos estabilizadores da coluna. Os exercícios abdominais não fazem perder barriga ou perder gordura daquela região, isso porque a perda de gordura não acontece de forma localizada e sim de forma global. Os exercícios abdominais fortalecem a musculatura, evitando a flacidez, porém se o objetivo é perder gordurinhas localizadas, a melhor estratégia é combinar exercícios abdominais a exercícios como correr, pedalar ou outra atividade aeróbica, aumentando, deste modo, o gasto calórico junto ao fortalecimento dessa musculatura.

Acrescente atividades aeróbias na sua rotina para auxiliar o processo de perda de gorduras localizadas. Quanto maior o gasto calórico, maior a utilização dessas gorduras como fonte energética. É a partir de vinte ou trinta minutos que o gasto energético utiliza-se ainda mais das gorduras, portanto a realização de atividades físicas com um pouco mais de volume é necessária para auxiliar os exercícios abdominais a manterem sua barriga rígida e definida.

Quando se fala em saúde, a principal preocupação precisa ser com a gordura abdominal. São vários métodos de treinamento que vemos e ouvimos todos os dias. Na televisão, provavelmente você já viu publicidade prometendo produtos que vão deixar o seu abdômen como um tanquinho. Na verdade, estes aparelhos exercitam mais os seus quadris que o abdominal e fazem com que utilize impulsão sem atingir o verdadeiro objetivo. O fato é que o melhor abdominal pode ser feito mesmo sem aparelhos e apenas com um solo liso e de preferência com um colchão de ginástica para proteger as suas costas.

Realizar constantemente exercícios que fortaleçam os músculos abdominais auxilia em todo o processo de manutenção da saúde e qualidade de vida. Unir estas atividades a outras facilitam ainda mais o processo de fortalecimento muscular, queima de calorias, aumento do condicionamento físico e melhora nas capacidades físicas essenciais para uma boa qualidade de vida.

Fica a dica: Cuidar da saúde é um ato diretamente ligado a buscar melhorias para a qualidade de vida. É muito importante conciliar diferentes atividades físicas para obter resultados que a cada dia facilitem o processo de vida saudável. Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

2 comentários:

  1. Olá Juninho, gostei muito do seu post. Fiz uma cirurgia convencional (corte de 15cm na barriga)em janeiro para retirada parcial de um rim. Gostaria de saber se existe algum programa indicado para recuperar a musculatura abdominal. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza serão os exercicios fisicos que irão facilitar o processo de recuperação da musculatura,mas antes disso seu médico deve liberar vc para a pratica de exercicios, não sei será necessário fisioterapia antes, isso já é responsabilidade do médico indicar. o que posso dizer é que muito provavelmente vc terá algumas restrições a determinados movimentos no inicio porem isso será superado assim que uma evolução aconteça, obrigado pela leitura.

      Excluir