sábado, 10 de março de 2012

Os benefícios da musculação para as mulheres

O visual das salas de musculação tem mudado muito nos últimos anos. Hoje em dia é muito comum uma presença cada vez maior de mulheres nas salas de musculação em academias, clínicas e clubes. E como na ultima quinta-feira, dia 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, em homenagem a elas iremos entender o porquê desse aumento significativo no número de praticantes do sexo feminino de musculação e quais os benefícios que essa prática oferece a elas.

A década de 80 foi à grande precursora do aumento feminino nas práticas diárias de atividades físicas. Naquela época, Jane Fonda era a grande estrela com sua aula de ginástica localizada aeróbica. Grande sucesso entre as mulheres, os exercícios tinham como fundamento a sincronia dos movimentos combinada a musica. Até hoje muitas aulas de ginástica dispõem de padrões parecidos, claro, com as devidas evoluções naturais, utilização de equipamentos e ritmos variados, porém com os padrões das antigas aulas.

Já na década de 90, a evolução na educação física foi gigante e, com o aumento de pesquisas nas áreas afins, observou-se que seriam necessárias sérias adaptações nas aulas de ginástica para obter resultados mais significativos. E com a maior parte dos estudos voltados à prática de musculação e corrida, a evolução na metodologia dessas áreas foi gigantesca e com isso os resultados passaram a ser mais divulgados. Com essa evolução, as salas de musculação, antes tão evitadas por elas, tornaram-se parte da rotina tanto de homens, como também de um grande número de mulheres.
A musculação ainda hoje provoca algumas reações negativas em alguns grupos femininos, pois ainda existe um preconceito por parte de algumas mulheres. Muitas delas persistem com a idéia de que irão ficar masculinizadas pelo excesso de músculos que a prática de musculação promove ao corpo. Isso não acontece dessa forma, até por que as mulheres em geral não produzem uma quantidade significativa de testosterona (hormônio masculino), o que impede o alto grau de desenvolvimento de músculos. Um dos receios das mulheres em aderir à musculação é acabar engordando. Músculo e gordura são tecidos diferentes. O músculo é mais denso e firme, já a gordura é um tecido mole e sem forma. Adquirir músculos deixa as formas bem definidas e modifica o corpo, mas não significa ganhar peso.
A musculação promove diversos benefícios que auxiliam, e muito, a saúde e a qualidade de vida. Com o treino certo, a musculação pode ficar muito mais prazerosa e quem sai ganhando é você, tanto nas curvas quanto na saúde. Veremos agora alguns dos benefícios que a musculação promove e que podem ajudar muito nos objetivos de muitas e muitas mulheres:
• Melhora do tônus muscular: Deixa a musculatura mais firme e mais definida aumentando as curvas, deixando a mulher mais ‘sarada’
• Combate o envelhecimento: Retarda o processo com o fortalecimento dos músculos;
• Redução do estresse: A liberação do hormônio endorfina gera uma sensação de bem-estar que perdura durante todo o dia. Isso acaba trazendo benefícios também para a saúde mental, diminuindo assim a incidência de problemas psicológicos e sexuais;
• Acelera o metabolismo: Ao aumentarmos a massa muscular, que é a massa magra, isso faz com que o gasto calórico diário seja maior. Queimamos mais calorias e com isso diminuímos as reservas de gordura corporal;
• Ativa a circulação sanguínea: Os músculos mais fortes favorecem o retorno venoso e previne o aparecimento de varizes;
• Previne a osteoporose: O estímulo dos exercícios com peso ajuda a controlar a perda da densidade óssea. A musculação também ajuda na absorção do cálcio, que é fator determinante para frear este problema.
Fica a dica: Correr, nadar, pedalar, praticar aulas de ginástica, pilates, musculação e muitas outras atividades podem ser incluídas na sua rotina de treino. O mais importante é uma periodização bem elaborada e muita dedicação de quem se preocupa mesmo com a saúde. Não acredite nos velhos mitos, acredite que todo tipo de exercício tem como meta a promoção da saúde e qualidade de vida. Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

Um comentário:

  1. As actividades físicas têm grandes benefícios sobre a nossa saúde, e cada vez mais a musculação é recomendada por profissionais. Se auxiliarmos os nossos treinos com uma alimentação saudável vamos conseguir definir melhor nosso corpo, como vamos recuperamos melhor os músculos depois do treino.

    ResponderExcluir