sábado, 17 de março de 2012

Planejar: o caminho mais rápido para o sucesso

A palavra planejar normalmente impõe um respeito grandioso sobre diversa atividade e é evidente que um planejamento adequado sempre nos dará um retorno mais positivo. Porém, mesmo conhecendo o caminho para o sucesso, por que tanta gente ainda deixa de utilizá-lo? Certamente o nosso texto abordará o aspecto do planejamento nas atividades físicas, mas antes precisamos entender o funcionamento ideal para um planejamento completo.

O planejamento nos possibilita perceber a realidade e avaliar os caminhos. Com isso, construímos um referencial futuro, estruturando as ideias em etapas que, relacionadas, organizarão as ações escolhidas para os objetivos definidos. Planejamento consiste em unificar os caminhos e numerá-los de acordo com a estrutura que determinamos como correta.

Nas atividades físicas, o planejamento é fundamental para o sucesso também. Para apresentar modelos de planejamento bem sucedidos, devemos antes nos lembrar de que precisamos focar apenas na ideia de planejamento e resultados. A China, por exemplo, tinha como meta nas Olimpíadas de 2008, em Pequim, ser o país com o maior número de medalhas de ouro. Esse planejamento iniciou-se na década de 80 e os resultados foram colhidos da melhor maneira possível. Obviamente que a China passa muito longe de ser um país modelo em diversos outros fatores, porém na questão em debate venceu, e com méritos próprios.

Um exemplo maravilhoso de resultados obtidos com um planejamento exemplar vem de uma equipe que hoje em dia é chamada de “o melhor time de todos os tempos”. Claro que estou falando do Barcelona. A agremiação espanhola acreditou que montar uma equipe infantil e planejar alcançar o topo do mundo com ela seria possível e conseguiu tal feito. Hoje, na maioria dos jogos, a equipe catalã entra em campo com 8 ou 9 jogadores formados na sua base, conquistando títulos e batendo recordes. Com isso, os espanhóis vem mostrando que o maior investimento deve ser feito no planejamento.

Com esses dois exemplos de que o planejamento é fundamental para o sucesso, devemos desde já entender que nosso dia-a-dia também se torna muito mais fácil com uma rotina planejada.
As atividades físicas também merecem nossa dedicação. Alcançar objetivos com os exercícios também requerem uma linha de metas e um caminho traçado, o que resultará em respostas mais rápidas e resultados mais adequados. Para melhorar o seu desempenho, sua rotina de exercícios deve conter um planejamento e apenas um professor de educação física capacitado alcançará as informações necessárias para modelar seu perfil e elaborar seu treino. Mas lembre-se de algumas exigências que você deve ter para cobrar de seu professor os melhores critérios para elaborar seu perfil.

Cobre do seu professor uma avaliação física completa, que determine todas a variáveis necessárias para a montagem da sua planilha de treinos. Peça que ele mostre para você quais as metas a serem traçadas para que seu objetivo fique mais próximo. Peça a ele que elabore uma planilha que você entenda e possa acompanhar sua rotina mais facilmente. Lembre-se que reavaliar é necessário para entender em quais aspectos melhorou ou não, portanto exija uma reavaliação física periodicamente.
Não se esqueça que além de direitos, você também tem deveres. Seguir as orientações o mais próximo possível do que foi pedido é essencial para melhores resultados. O planejamento só resultará em resultados positivos se o trabalho for realizado em equipe, sendo assim, dedique-se ao máximo e cobre para que seu professor faça o mesmo. Desse modo, com certeza seu planejamento trará grandes benefícios.

Fica a dica: Planejar e realizar são os princípios básicos dos bons resultados. Além de maiores níveis de ânimo, o planejamento trará um aumento significativo na qualidade do seu treino e na sua qualidade de vida. E qualidade de vida é, sem dúvida, ‘Saúde em primeiro lugar’.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário