sábado, 31 de março de 2012

Atividades físicas em benefício das alterações posturais

Quando falamos de postura, imediatamente imaginamos a coluna vertebral. Os assuntos da coluna estão diretamente ligados aos aspectos posturais e suas modificações. Devemos analisar a coluna vertebral como um mecanismo que atua contra e beneficamente à postura, sendo ela responsável pela variação angular projetada para o corpo. É uma observação relacionada à biomecânica do movimento, analisando a atuação das forças físicas sobre a estrutura corporal. 

A postura é a atitude adotada pelos dois eixos antagonistas que a coluna é responsável, sendo estes os eixos de movimentação e sustentação. O alinhamento correto destas articulações permite uma eficiência fisiológica e biomecânica, o que minimiza estresses e sobrecargas ao sistema de apoio pelos efeitos da gravidade. 
Este estado de equilíbrio entre músculo e esqueleto protege as estruturas de sustentação do corpo em relação a lesões ou possíveis deformidades. Posturas inadequadas geram pequenas sobrecargas anormais sobre as articulações, que quando repetidas diversas vezes durante um curto período de tempo promovem um efeito acumulativo, que pode resultar em uma patologia de origem mecânica. 

Alterações posturais são desvios que podem afetar qualquer estrutura óssea do corpo, mas frequentemente atinge a coluna. As principais alterações posturais são: escoliose, hipercifose e hiperlordose da coluna vertebral. Para uma boa postura, os músculos devem ser flexíveis, é importante fazer diariamente uma série de exercícios de alongamento. 

Principais causas da má postura: 

• Traumatismo; 
• Patologias que limitam a perda funcional da força muscular e a mobilidade; 
• Hábitos de postura viciosa; 
• Fraqueza muscular; 
• Hereditariedade; 

A coluna vertebral deve ser lembrada a todo instante durante a prática de exercícios. É através do alongamento, melhora da flexibilidade, aumento da força e da resistência e exercícios que promovam correção postural, que damos mais vida a nossa coluna. É muito importante prevenir possíveis dores e evitar excesso de exercícios ou a falta deles. 

Os exercícios de alongamento são especialmente importantes para pessoas que precisam manter uma determinada postura por um tempo prolongado. Os músculos que auxiliam na estabilização e na manutenção da postura incluem grande parte dos músculos abdominais e dos estabilizadores da coluna. A função destes músculos é a estabilização e manutenção da postura em movimentos amplos ou pequenos. 

Fica a dica: Os maiores problemas de dores na coluna ou desvios posturais estão relacionados aos vícios posturais, movimentos repetidos e a má postura. Por isso, é muito importante desenvolver um equilíbrio entre os eixos de movimentação e sustentação. Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor 
na academia Saúde Activa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário